domingo, 21 de março de 2021

ONDE FOI QUE ERRAMOS


Queria falar de coisas mais amenas, mas não consigo. Então deixa eu voltar ao assunto: a mágoa da esquerda com quem criticou os governos de Lula e Dilma. Foram essas críticas, segundo a militância, que pavimentaram o caminho para a eleição do Biroliro. Os queixumes esquerdistas deixam implícito que os governos do PT foram impecáveis. Que não houve desvios bilionários da Petrobras, ou que a "nova matriz econômica" não produziu desemprego e inflação - foi tudo ilusão de ótica. Ou, se houve mesmo tudo isto, a imprensa deveria ter fechado os olhos, em nome do bem maior que são a inclusão social e a redução da desigualdade. Toda essa argumentação é furada, claro. Imprensa é diferente de assessoria de imprensa. Imprensa tem que incomodar. Tem que questionar os poderosos, o tempo todo.

Mas um grande erro foi cometido, sim, e não só pelos jornalistas que apontaram o dedo para o PT. Muita gente simplesmente não percebeu o apoio que uma grande parte dos brasileiros dá às ideias retrógradas e violentas do Edaír. Lembro do "Roda Viva" a que o então candidato compareceu em 2018, e a bancada de entrevistadores só queria saber de cobrar suas posições machistas, homofóbicas e racistas. O cara nadou de braçada. Riu  muito, confirmou tudo e viu seus números subirem. Ninguém questionou sua capacidade como administrador. Ninguém perguntou qual seria seu plano de governo. 

Houve um solitário momento em que algo do gênero aconteceu naquela malfadada campanha eleitoral. Foi no único debate a que o Pandemito compareceu, um pouco antes da facada. Marina Silva, com sua voz fininha e seu corpo magérrimo, encurralou o capitão, acusando-o de promover a mortandade de inocentes com sua ideologia armamentista. "Nós somos mães!", bradava ela. Acuado, o Bozo se encolheu todo e só conseguia responder "e conhecereis a verdade, e ela vos libertará", feito um boneco falante enguiçado.

Àquela altura, muita gente já sabia quem era o Mijaír. Ele nunca enganou a quem prestou o mínimo de atenção. O que não sabíamos, e eu me incluo nesses, era a capilaridade de suas ideias. Para mim, o sujeito era um extremista que nunca passaria de 20% dos votos. Jamais conseguiria vencer uma eleição majoritária, só proporcionais. Um político de nicho. Mas, de uma hora para a outra, descobrimos que ele tinha fãs em todos os segmentos da sociedade. Foi com horror que descobrimos bolsominions infiltrados entre colegas de escola, amigos de longa data, parentes próximos e queridos. Alguns ainda disfarçavam, dizendo que o problema maior era o PT. Outros, nem isso. Assumiam com todas as letras que gostavam mesmo do ideário asqueroso, de perseguição às minorias, de supressão de liberdades, da volta da ditadura.

Boa parte dessa galera continua gostando do Despreparado, mesmo com quase três mil mortos por Covid-19 todos os dias. Mesmo sem ele ter feito nada de positivo em mais de dois anos de governo. Ou seja: não são as ações dele que os seduzem, são as palavras e atitudes. Essa turma mantém a popularidade do Pau Fino entre 25 e 30%, a depender da pesquisa consultada, e estarrece os observadores. Como é que pode? Como que o Brasil pode ter um núcleo duro tão assim ruim? Como é que não sabíamos disso até outro dia?

Eu não sabia mesmo, e não consigo descrever o tamanho da decepção com meu país. Não verei esse lugar dar jeito - não durante a minha vida. Penso, a médio prazo, em me mudar para Portugal, ou sei lá para onde ainda viceje a civilização. Se o Genocida for reeleito, é porque o Brasil quis assim. E porque ambos se merecem.

36 comentários:

  1. 2022: bozo
    2026: quem o bozo indicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, o Bananinha. É o que o Bozo quer: Instalar uma ditadura monárquica à moda árabe.

      Excluir
    2. A lei eleitoral atual proíbe candidaturas de ascendentes e descendentes. Mas nada que não possa ser mudado.

      Excluir
  2. É triste, mas é o que é, cada população tem o governo que merece, infelizmente. O núcleo brasileiro é isso aí mesmo, gosta do que houve desse bosta. Único caso de povo xenófobo de si mesmo que eu conheço. Terrível.

    Obs. Moro em Lisboa já faz mais de 4 anos. Não é maravilhoso, mas não penso em em voltar. Triste porquê gosto muito ser quem eu sou, carioca, brasileiro. Mas não dá, simplismente, não dá.

    ResponderExcluir
  3. Já entrei em contatos pra pegar cidadania na Península Ibérica, meus antepassados foram expulsos de lá e por isso foi criada a lei que garante cidadania aos descendentes de judeus expulsos...

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Onde foi que erramos: Respeito e admiro sua análise e meu comentário se bem compreendido não é outro senão para somar ao entendimento. Continuo a perceber que essa avalanche de cadáveres é o que vai impedir a reeleição desse Senhor.
    Todos nós nos debruçamos em livros e análises nos últimos anos para entender o Brasil e só conseguimos uma certeza: O mito do homem cordial, junto à Democracia racial e até os 7x1 levar os reis do futebol, não somos nada daquilo que queriamos acreditar que éramos e a pá de cal veio com a vitória de Bolsonaro à Presidência. Como e Por que isso aconteceu?
    Também já se falou demais, se analisou demais e infelizmente não nos é dado alcançar, conhecer e publicar o que se vai na'lma das pessoas para se saber de fato, como e por que isso aconteceu. O fato e que estamos aqui nessa encruzilhada, esperando que homens de fato façam sua profunda auto critica e aprendamos com os erros cometidos. E que não fechemos os olhos para os vendilhões da nação capazes de qualquer coisa desde que garantam seu privilégio nesse país com tantos miseráveis a espera de serem levados ao banquete de cidadãos que faria de nós algo positivamente possível. Diferente disso é uma ilusão que irá nos levar permanentemente æ guerra.

    ResponderExcluir
  5. Repetindo:
    LULISTAS=BOLSONARISTAS
    lulistas=bolsonaristas
    LuLiStAs=Bolsonaristas

    Ambos perseguem a ideologia sem se importar com o mal que fazem aos demais. Brasil não é povoado de militantes, é povoado de gente, que precisa de alimentação, moradia e trabalho.

    Dilma saiu porque era uma péssima gestora, não porque a imprensa falou mal dela. O Brasil voltou ao zero com a crise iniciada no governo dela.
    Não foi invenção da imprensa. Todos sentimos no bolso.
    E Lula do alto dos tamancos de salto vermelho de torneiro mecânico cheio "de amigos" que lhe emprestavam sítios, casas; não teve a humildade de se reposicionar.
    E daí entrou o Edair, que nunca gerenciou nada além dos GABINETES. Persona non grata até nos quartéis que ele tanto festeja.
    E cá estamos, na merda. Só para variar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulistas e bolsonaristas são dois extremos mas estão longe, muito longe de serem iguais. Seus expoentes são populistas, corruptos se vendem ao congresso sem nenhum ressentimento. Lula prestou atenção a fome e a miséria da população; nunca exaltou a ditadura que tivemos; nunca falou em fecha o STF; nossa política externa era respeitada; existiam programa para as populações mais sofridas, como transexuais e pessoas com hiv e por aí vai. Não sou fã do Lula, mas de longe não dá pra compará-lo com Bolsonaro. Se liga!

      Excluir
    2. Não se sabe se uma análise dessa é sincera ou é puro mau caráter. sinceramente não sei. Mas creio que é o tal "ódio do PT". Por que?

      Excluir
  6. Cada saída na rua me deparo com montes de pessoas sem máscaras, se amontoando como se nada estivesse acontecendo...Esse é realmente o país que elegeu esse excremento, e só consigo sentir desilusão, desencanto e apatia...Não vejo luz no fim do túnel...

    ResponderExcluir
  7. Em plena eleição de 2018, uma amiga fazia doutorado em Portugal. Após o resultado, começou a ter crises e resolveu procurar um psiquiatra por lá. Ouviu dele que o resultado tinha sido bom, que os brasileiros "precisavam de limites" e que o novo governo traria isso. Saiu indignada, claro. Mas é isso, meu caro: o ovo da serpente está aí, em todo lugar. Também tenho vontade de ir embora, mas não nos iludamos. Sem contar a xenofobia com brasileiros que, acredito, vai crescer muito com este desgoverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psiquiatra “português” mesmo, deve ter sido aluno do Egas Moniz, o criador da lobotomia.

      Excluir
  8. PERFEITA ANÁLISE!!!

    Mas digo quanto ao primeiro parágrafo, a crítica ao PT descarrilou em um discurso de ódio, achando que o PSDB levaria vantagem com isso; por sua vez, o PT e Lula se revelaram menores sem qualquer auto-crítica, o que, associado a tudo mais que vc arguiu no texto, fez o ovo da serpente chocar.

    ResponderExcluir
  9. Compartilho da sua decepção com o Brasil mas tem um questão relacionada a imprensa que discordo . Quando esta atacava o PT no governo, de forma muitas vezes falaciosa, direcionando as críticas as pessoas em suas capas, o governo do PT teve coisas boas e muitas coisas ruins (roubos, petrolão, mensalão) e nesses escândalos a Veja por exemplo colocava Lula como um Diabo cachaceiro e a Dilma como um louca histérica destemperada, tratamento nunca dado a um Aécio por exemplo por outro lado Endeusaram o Moro, "O super Moro", com boneco e tudo na esplanada e o cara pisava em cima de todas as regras básicas do Judiciário e na eleição tirando esse momento memorável da Marina encurralando o Sujismundo (literalmente o inimigo do zé gotinha) vários jornalistas relativizavam o horror das falam desse Asno dizendo ser uma "escolha muito difícil" ,como a própria Vera, tudo por orgulho, vaidade, porque se ela visse um video dele no "Superpop" e comparasse com o Haddad saberia que a escolha não era tão difícil assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vera é sempre acusada pelo "escolha difícil", que não foi ela quem escreveu. Esse era o título de um editorial do Estadão, onde ela trabalhava na época, e ela nunca foi da equipe de editorialistas.

      Excluir
    2. O Tony, por ser amigo desses jornalistas, toma as dores e não enxerga que muitas das críticas a eles/elas são válidas. O Tony já comparou o Lula com o Biden nesse blog, esses jornalistas atacados pelos "militantes petistas" fariam o mesmo em suas colunas? Claro que tem muito ataques a esses jornalistas, mas vejo muitas críticas fundamentadas também...
      Nick

      Excluir
    3. 19:25
      Tá bom,fora a história desse edital e o resto. Não foi simplificado assim.

      Excluir
    4. Anônimo21 de março de 2021 19:27: Não queria chamar isso de corporativsmo, mas é o que parece: corporativismo profissional e de classe social burguesa (algo inato, burgueses sempre se protegem automaticamente). Se isso também não ajudou no processo de destruição do país, que alguém me prove o contrário...

      Excluir
  10. Esse é o país que viveu mais de 40 anos na ditadura e os millenials estão chocados com Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última ditadura militar durou 21 anos, de 1964 a 1985, não 40.

      Mas justamente por termos vivido uma ditadura tão recente é que é espantoso esse apoio todo, especialmente vindo dos não-millenials - dos que viveram a ditadura.

      Excluir
    2. Bolsonaro não tem nada a ver com a ditadura. A ditadura não colocou miliares patetas. Colocou tecnocratas. Foi uma ditadura civil-militar. Abjeta porém menos idiota quanto o que vemos agora.

      Excluir
    3. Tem a ver sim, com a pior parte dela: o porão. A mentalidade do Biroliro é descendente direta das ideias dos operadores do aparelho de repressão, como Ustra e Fleury.

      Mas uma coisa é verdade: o Bozo é um chimpanzé quando comparado aos generais-presidentes. Com a possível exceção de João Baptista Figueiredo.

      Excluir
  11. Antes da internet, parecia que praticamente todo mundo era retrógrado e conservador...
    Aí veio a internet, e passou a parecer que praticamente todo mundo era progressita e liberal! Talvez pelo fato de, no início, ela ser terreno só de gente nova, mais estudada e, consequentemente mais progressista... Nessa época, muita gente retrógrada ainda falava que computador era coisa do capeta...
    Agora, que a internet está acessível a quase todos, os progressistas que nela antes viviam começaram a ver que o mundo ainda é bastante retrógrado e conservador.

    ResponderExcluir
  12. Os ditos progressistas se colocam em um pedestal e depois em uma bolha. Se o Bolsonaro/Trump foram eleitos, alguma representatividade eles indicaram. Essa ladainha de quem votou nele é fascista cai como uma luva para o próprio Bolsonaro que assim esconde a própria inoperância. É a Patrícia de Campos Melo falando que o Lula marcou um gol de placa com o Porto de Mariel ou essa tonta da Maju Coutinho falando que o choro é livre em meio ao desespero de quem está ferrado, depois com aquelas desculpinha esfarrapadas. Tudo o que o mito quer é isso, gente bem bacana falando fique em casa, indo pra Miami ou Cancún, publicando posts sobre espiritualidade em alguma cachoeira na Serra. Está passando a reprise de "Laços de Família ", o personagem do Alexandre Borges canta "Luíza " do Tom Jobim embaixo do chuveiro!!!

    ResponderExcluir
  13. Já deu pra perceber que vai continuar a mesma merda a culpa continua a ser do Aécio lá atrás que só perdeu por 3% tadinho pois no cu de todos brasileiros sugeriu matar o primo e continua lilesol

    ResponderExcluir
  14. Off topic: Vc já assitiu o documentário Allen v. Farrow? O que achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero assistir. Já sei que é uma série totalmente tendenciosa, que só dá voz à Mia Farrow.

      Excluir
    2. Seja somente fã da obra do artista não fã do artista. Se o Bolsonaro fizesse filmes tão bons quanto os do Allen, eu assistiria os filmes deles sem problemas. Talvez não contaria para ninguém, para não ser julgado, mas assistiria sem o maior problema. Iria me considerar um fã dos filmes do Bolsonaro não um fã do Bolsonaro. Assim como sou fã das músicas da Madonna e do Michael Jackson sem ser fã de uma velha doida que tem medo de parecer velha ou de um homem adulto que abusava de criancinhas.

      Excluir
    3. Eu não estou deixando minha admiração por Woody Allen me dominar. Repito o que disse no comentário logo abaixo: eu já li bastante sobre o assunto, desde os anos 90. Woody Allen não é nenhum santo, mas não é pedófilo.

      Excluir
  15. Ih tá agindo como aqueles delegados que nem quer escutar a versão da mulher que disse ser abusada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nananina. Eu já li toneladas de matérias sobre este assunto, desde meados dos anos 90. Mia Farrow não é flor que se cheire. Você sabia que dois de seus oito filhos adotivos se suicidaram? Que Moses, um deles, está ao lado de Woody e contra a mãe? Que Ronan, supostamente filho biológico de Woody, "pode ser" filho de Frank Sinatra? (palavras da própria Mia - e dá uma olhada na cara do rapaz, e em seus intensos olhos azuis. Com quem ele se parece?).

      Woody Allen cometeu uma falha terrível, escabrosa, reprovável. Transou com a filha adotiva de sua mulher. Só que Soon-Yi já era maior de idade, e não era filha de Woody, nem mesmo adotiva. Ou seja: não houve crime.

      Mas Mia quis que ele fosse visto como criminoso. Na minha opinião (e corroborada por Moses, que já era grandinho e viu tudo de perto), ela convenceu a pequena Dylan a dizer que havia sido abusada pelo pai.

      Pedófilos nunca são pedófilos só uma vez. Eles têm todo um histórico de transgressões. Quando surge uma denúncia, logo em seguida costumam vir outras 200. No caso de Woody Allen, não surgiu nenhuma.

      Woody é machista, sexista, o que você quiser. Mas não abusou da própria filha. Mia se aproveitou da atmosfera atual, em que a vítima sempre tem razão, para trazer o caso de novo à tona e destruir a carreira do ex-companheiro. Está conseguindo, infelizmente.

      Excluir
    2. Para constar, eu tb não acho que o Wooden seja pedófilo. Agora, não ponho minha mão no fogo se ele abusou da Dylan ou não.
      Na verdade, como eu disse antes, isso não me importa nem um pouco. É a vida dele e não a minha.
      Procurei assistir ao documentário sem agir como um juíz que precisa dar um veredito no final. Para mim, contínua no empate como sempre vai ser.
      Anyway, considerando a série como um documentário que retrata uma história de alguém abusada, eu achei bem feito a coisa toda.
      Lógico que, como todo documentário, há uma escolha de lados (bem evidente nesse caso). Mas a obra em si achei bem feita.

      Excluir
    3. Um documentário como esse, que trata de um assunto tão explosivo, tinha a obrigação de ouvir todos os lados. Mas eles decidiram a priori que só a história da Mia interessava. Não vai me pegar não.

      Excluir
  16. Como um post sobre um problema tão grave como o que estamos vivendo se enverada em tititi de vida de artista.
    G-

    ResponderExcluir
  17. Antes do PT no poder nunca houve corrupção, ou quando muito era mínima, "Casos isolados" no jargão policial.
    Tony não consegue se livrar do "gay de direita interior", sempre mencionando a "culpa" de Lula e Dilma.
    A direita é que supere, e se quiser, faça autocrítica. Não tem quadros para vencer eleições e dão golpe (com o Supremo com tudo). Bozo é filho do lavajatismo e falso combate a corrupção.
    William Bonner se queixa de não poder mais fazer um Jornal Nacional ao vivo. Que os ânimos estão acirrados. Na época da esquerda governando faziam isso de boa. Se fizerem agora, são atacados pelos zumbis. Que peninha dele e da Globo*, SQN. Durante anos pregaram contra um lado, demonizando tanto que a política em si foi desacreditada. Miriam Leitão e o Filho foram assessores de imprensa da Operação Lava Jato (aquela que só tinha um objetivo).

    PS: Globo e demais conglomerados de mídia.

    ResponderExcluir
  18. O pior nisso tudo é que o Tony tem um lado tão legal e a gente admira ele demais. Porém caiu nesse poço e quer encontrar uma terceira via que não existe, tentando negar a máxima de que "quem não está comigo está contra mim" e que tão pouco se consegue montar dois cavalos ao mesmo tempo. Sempre tem um acenozinho para a direita, porém a direita não necessita disso. Vai acabar acontecendo o que muitas vezes acontece aqui, recebe bordoada da Direita e dos Canhotos. Mas vamos continuar a perseverar no bem e o Tony não é mau, só é um gigante um pouco inseguro o que não o impede de continuar a ser o Patrão.
    Tony 49% Canhoto rs
    G-

    ResponderExcluir