terça-feira, 9 de março de 2021

O JOE BIDEN BRASILEIRO?

Lula sempre foi tido como um sujeito de sorte. Foi durante o seu governo, por exemplo, que a Petrobras finalmente encontrou as jazidas do pré-sal, numa prospecção que começou muitos anos antes de ele ser eleito. Mas nem o próprio ex-presidente esperava a reviravolta desta segunda-feira, um daqueles dias em que a gente sentiu a História caminhando para a frente. Lula hoje está livre para disputar a presidência em 2022, e dificilmente a decisão monocrática de Edson Fachin será revertida pelo plenário do STF. Também é pequena a chance de ele ser condenado em segunda instância pela Justiça do DF antes das eleições. Portanto, the Lula is on the table; o que dá para conjecturar agora são as possibilidades dentro desta certeza. Há quem aposte que Lula imitaria Cristina Kirchner e sairia como vice de Ciro Gomes ou outro nome da centro-esquerda. Isso ajudaria a contornar a elevada rejeição ao seu nome, e poderia levar a chapa a uma vitória já no primeiro turno. No entanto, acho quase impossível. A fome de Lula por protagonismo sempre foi maior do que qualquer estratégia eleitoral, ou mesmo do amor que ele sente pelo país. Lula jamais sacrificará seus planos de poder pelo bem comum, como já ficou claro inúmeras vezes. Ele será o cabeça de chapa, pode anotar - e quem será o vice? Luiza Trajano, que já vinha sendo cotada, torna-se um nome fortíssimo, mas vai depender da vontade da empresária de se afastar de seus bem-sucedidos negócios para se meter numa aventura eleitoral. Ciro pode até topar, mas só se Lula jurar que não tentará se reeleger (estará com 81 anos em 2026). Mesmo assim, duvido que o barbudo prometa tal coisa.

A História está dando a Lula a chance raríssima de se redimir. Sua trajetória, que parecia terminar em infâmia, agora mudou de rumo, e ele pode se tornar o homem que salvou o Brasil de uma nova ditadura. Mas vai precisar de uma grandeza que talvez não tenha. Vai ter que se posicionar não como a jararaca vingativa, que quer anular a Lava-Jato e negar as roubalheiras do petrolão, mas sim como uma espécie de Joe Biden brasileiro. O político experiente, que todos conhecemos, e que pode não ser o sonho de muitos, mas é o melhor aparelhado para derrotar um mal muitíssimo maior. Também vai ter que acenar para o nefasto mercado, que já ficou "nervoso" com a possibilidade de sua candidatura, apesar de ter faturado trilhões enquanto Lula esteve no Planalto. E fazer alianças mais à direita, com os liberais que se horrorizaram com o troglodita que ajudaram e alegre (eles são poucos, mas existem). Haverá uma terceira via? Duvido. Luciano Huck vai enfiar a viola no saco e substituir Faustão nas tardes de domingo, talvez sonhando com 2026. Ele não entrará no páreo se a vitória não estiver quase garantida. Ciro pode se tornar um superministro, ou amargar rancor no limbo. Doria talvez prefira a reeleição ao governo de S. Paulo, muito mais tranquila. Certamente surgirão outras opções, mas só um milagre nos afastará do segundo turno mais polarizado de todos os tempos. E aí, sabemos quem vai ganhar. Já vejo amigos que anularam o voto em 2018 dizendo que agora vão de Lula, se ele for a única alternativa para esmagar o Bozo. Eu, que votei no Haddad naquela época, também vou, claro. Adeus, Biroliro!

42 comentários:

  1. Com Lula, sem Lula, sendo Ciro, Marina e Dória, qualquer um que enfrente biroliro no segundo turno tem meu voto (só no caso de Daciolo que anulo)
    Nick

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto do Lula, mas já ia votar em qualquer um contra o Bolsonaro, com o Lula não vai ser diferente. Pelo menos ele tem chances melhores de vencer o capeta que é o Bozo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o anti-bolsonarismo está bem maior que o anti-petismo, meus caros.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter outras opções, Lula não me agrada, mas contra o bozo voto até na nuvem de gafanhotos.

    ResponderExcluir
  5. O que seja pra eliminar a escória bolsonarista. Se for Lula, então será Lula

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca votei no Lula, mas entre Lula e Bolsonaro eu voto Lula sem pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
  7. Ñ vai ter mais ninguém. É Lula × Bozo. Fosse quem fosse, até hipopótamo do Zôo, contra Bozo, teria e tem meu voto. Voto Lula.

    ResponderExcluir
  8. Tenho para mim que a milícia vai apresentar o Lula à São Pedro antes dele se firmar como candidato.

    ResponderExcluir
  9. Triste de nós brasileiros que tempos que escolher entre um ruim e um pior.
    Até quando ?

    ResponderExcluir
  10. Gente a defu morreu? Quando mais preciso dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter aglomerado sem máscara, tomado ivermectina e morrido de COVID.

      Excluir
  11. Sério, manas? Vamos de Lula? Não queria... Mas se até a bicharada que ajudou a eleger o Bozo estão dizendo que votarão nele, então, vamos lá!!!
    Que venha 2022!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, decaiu em Tony? Uma coisa é sentir nojo do mandrião, coisa normal pra qualquer ser humano lucido, outra é emitir críticas favoráveis ao Lula como se ele fosse salvador da pátria, ou como se já estivesse sido um dia
    O Lula é um ladrão maior que o Bolsonaro, o Bolsonaro é um ladrãozinho rastaquera, o voto de minerva foi do Kassio indicado pelo Bolsonaro e o Bolsonaro fez isso pra rivalizar com o Lula, acho que isso não ficou claro pra você é pra bolha né?
    O único prejudicado nessa história é o Moro que sofreu ameaças enquanto estava juiz e enterrou a biografia entrando pro governo Bolsonaro, mas ser adulto é assumir riscos né?

    Me sinto cada vez mais tentado em parar de abrir seu blog e sua coluna no F5, me inspirei em você vendo aquele doc quando era adolescente, realmente triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare quando quiser, bee. Não fui eu que mudei, foi você.

      Excluir
    2. Anônimo 9 de março de 2021 22:45 - Bicha reaça detectada! Tony, você não gosta de Lula, mas não coloque "sorte" como um fator para Lula. Ele sempre foi determinado. Assim o foi para chegar à presidência, e ao se defender desde o início das acusações contra ele. "Moro está condenado a me sentenciar". Era o queria a banca financeira e a mídia corporativa. 580 dias preso SEM provas e ele não perdeu o equilíbrio. Quantos aguentariam? O centro e a direita não terem quadros para ganhar uma eleição sem fake news, não é sorte de Lula e sim incompetência dos próprios.

      Excluir
    3. Coloco sorte sim, sem detrimento nenhum à determinação de Lula.

      Ele teve sorte da Petrobrás descobrir petróleo durante seu mandato, e teve mais sorte ainda por este mandato coincidir com o boom das commodities, no começo deste século, o que fez muito bem para a economia brasileira.

      Quanto à incompetência da direita e do centro brasileiros, concordo.

      Excluir
  13. Hoje vivi pra ouvir o Pavinatto dizer que no segundo turno contra Bolsonaro, ele vota no Lula.

    ResponderExcluir
  14. Entre o fascismo e o ladrão: Pegue minha carteira, só não leve minha vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que as bichas finas dissessem e provassem o que Lula roubou. Com provas. Sem esse papinho de convicções.

      Excluir
    2. As acusações de enriquecimento pessoal contra Lula são mesmo questionáveis, apesar de estar provadíssimo que ele usava o sítio de Atibaia em proveito próprio.

      Mas não resta dúvida da roubalheira que saqueou a Petrobrás durante seus mandatos. Há réus confessos, e milhões de dólares repatriados. Isso não dá para fingir que não existiu, sorry.

      Excluir
    3. Tony, até o Pavinatto (que conheço beeem) falou que vai de Lula no segundo turno contra o bozo!

      Mas ainda acho que bozo pode ganhar dele.... torcemos que não ,🙏🙏🙏

      Excluir
    4. concordo com Tony, acho quem pensa que o Lula é santo está no mínimo sendo muito ingênuo e cego. Sou contra como a prisão dele foi feita maaaaas não significa que ele seja honesto. Sorry pt2

      Excluir
    5. Ganha nada. Para isto, ele teria que acabar com a pandemia AGORA, e é claro que isto não vai acontecer. A economia também teria que decolar, o que parece improvável. Biroliro está voltando a ser o que sempre foi: um político de nicho, que não atinge a população como um todo.

      Excluir
    6. Roubalheira na Petrobras sempre houve, você sabe. Falo de enriquecimento ilícito. Onde estão as provas contra Lula? O sítio não é dele e o fato de ele frequentar o sitio prova o que?
      Dá uma olhada no canal no youtube de Emanuel Cancella. Ele trabalhou a vida inteira na Petrobras e tem muita história para contar.

      Vídeos antigo e parece ser de hoje:
      https://www.youtube.com/watch?v=tky5pbBl0YQ - 7 de setembro de 2017

      Esse não é do canal dele, mas na época do impeachment ele já dizia a verdade.
      https://www.youtube.com/watch?v=HxKvleZXGxc - 14 de abril de 2016

      Excluir
    7. Go ahead, baby. Continue acreditando no que você quiser. O meu voto contra o Bozo, Lula já conseguiu. Não preciso também acreditar na inocência dele.

      Excluir
    8. Você também pode acreditar no que quiser. Inclusive que seu querido FHC e entourage são as mais puras almas.

      Excluir
    9. Hahaha, eu NUNCA acreditei nisso. Sei muito bem que os votos pela aprovação da PEC da reeleição foram comprados.

      Esta é a diferença entre nós dois: eu não acredito em mitos.

      Excluir
    10. Você só fala da reeleição. E as privatizações a preço de banana? A Petrobras era atacada todos os dias por FHC e avalizada pela Globo principalmente. Era comparada a um paquiderme e os petroleiros eram chamados de marajás. Você não é bobinho e sabe disso.
      E eu não acredito em mitos.

      Excluir
    11. Garoto, o que mais você quer? Lula já tem o meu voto, se for ele contra o Biroliro. Não precisa ter o meu amor.

      Excluir
    12. Quero seu corpicho. Brincadeiras a parte, só trocamos pontos de vista.
      Sem stress, ok?

      Excluir
  15. Vamos lá Tony!LULA LÁ BRILHA UMA ESTRELA!!!!!Que bom que você tenha lógica e hoje se renda ao Lula lá,eu achava que você tinha certo elitismo contra ele,lembro que fiquei com muita raiva quando você criticou um discurso de Lula em homenagem a Marisa ressaltando que ela com 12 anos já era empregada doméstica,mas que bom que agora irá votar nele e verá que com ele o Brasil é respeitado mundialmente,a economia cresce,o filho da faxineira vira doutor!Você sempre defendeu a inclusão,por isso eu achava incoerente você implicar com o Lula,faz muito mais sentido você apoia-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tenho um certo elitismo contra ele, como tenho um certo elitismo contra quase todo mundo.

      Excluir
  16. Eu acho difícil bicha fina votar no Lula,o Lula mantém de certa forma o jeitão de metalúrgico nordestino e nem é bonito, gostoso,o Haddad faria muito mais o tipo de candidato de bicha fina do Morumbi,Jardins e Alphaville, é elegante,fala bem, é alto,muito mais bonito que o Lula,o Dória então é o candidato dos sonhos delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde tem bicha fina na fila do pão brasileira. A arquiteta que pegaVA o bofe atrás dos muros do Dante Alighiere e aparecia esfaqueada na manhã seguinte em sua cobertura?
      Tenham um pouco de lucidez, Viado is Viado e somente serão ”finas” se formos ”finas” e apoiar BoldonaroS não é traço de fineesse.
      G-

      Excluir
  17. Mas quem teria praticamente 100% de votos das bichas ricas finas é o Edward Milk

    ResponderExcluir
  18. O Mio Babbino Caro
    Que bom que o Tony tenha ”mudado de idéia” evidente que não é ingênuo e cego. Porém isso não implica que reconheça e seja contra de como o julgamento e a prisão de Lula se deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra qualquer julgamento e prisão arbitrários. Lula merece um julgamento justo e imparcial.

      Continuo achando que ele não é inocente, hehe. Mas minha opinião não importa. Que a justiça seja feita.

      Excluir
  19. Ainda vamos passar muitos perrengues por não termos uma frente progressista capaz de superar os demagogos Lula e Bolsonaro. Em vez de isso acontecer, o que temos visto é o surgimento de oportunistas como Huck e Doria. O “ressurgimento” de Lula não é bom presságio; ao contrário, é mais uma prova de que a esquerda está morta e seus sobreviventes esperando unicamente por ele. E no pensamento de que “qualquer coisa vale contra Bolsonaro”, vamos pavimentando o caminho para a reeleição dele e para afundarmos mais ainda.

    ResponderExcluir