segunda-feira, 8 de março de 2021

MEGXILE

É uma pena que a série "The Crown" não vá chegar aos dias de hoje, porque assunto não falta. O envolvimento do príncipe Andrew com um esquema de prostituição de menores daria um episódio e tanto, por exemplo. Já a saga de Harry e Meghan Markle talvez rendesse todo um arco de temporada. Depois da entrevista que o ex-casal real deu ontem a Oprah Winfrey, me caiu a ficha. O príncipe ruivo vai terminar o que sua mãe Diana começou: derrubar a monarquia britânica. Eu sempre gostei de monarquias constitucionais por causa do pageantry, da pompa e circunstância, mas venho mudando de ideia. Até mesmo os semi-recatados Windsor vêm se mostrando inadequados para a função. O comedimento da rainha Elizabeth II, que beira o auto-sacrifício, não tem eco nas gerações seguintes, e nem deveria ter. Que cada um case com quem quiser e leve sua própria vida, mas não às custas do contribuinte. Deus queira que o "megxile" sirva de exemplo aos outros royals.

16 comentários:

  1. Além de causar escândalos para entreter as massas, a família real britânica tem alguma serventia útil? Eles só me parecem celebridades do tipo Kardashians ou Paris Hilton, só que pagas com dinheiro público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alguém de 20 anos pode até ser válida a comparação com as Kardashians. Maaaas a realeza britânica teve/tem participação direta em boa parte da história ocidental e oriental desde o século VXI, tem Henry VIII, as Bolenas, Elizabeth I, Queen Anne, Rainha Victoria, castelos, jardins, parques, palácios, jóias, coleções, tesouros. Interessa desde a nossa mãe, a nossa sobrinha de 19, quem curte história/geografia/arte/moda/literatura/cristianismo, a galera conservadora e etc. Pode ser supérfluo e desnecessário, mas não é tão raso e essas regras não foram inventadas ontem. É praticamente uma religião.

      Excluir
    2. São ricos pq roubaram a Índia e tantos outros países !

      Excluir
  2. Ao 12:27 *a realeza britânica traz milhões de libras para o Reino Unido e só com isso se banca e ainda dá muito lucro, com turismo, souvenirs, etc* nem isso o Brasil que odeia a própria realeza soube aproveitar.
    Lady Diana,apesar de toda sua instabilidade, teve um papel social importante e pontuador. Ela trouxe à luz a importância da caridade, do engajamento pelos que sofrem e que voluntariado não é coisa de dondoca. Harry é conhecido por ser doidão, gostar de festas e de drogas. Meghan é acusada de ser alpinista pelos próprios irmãos, e uma amiga já declarou que ela buscava um ruivo famoso, e encontrou.
    A realeza européia vive hoje na sombra do escrutínio popular, jóias antigas, roupas brilhantes tendo que distribuir sorrisos e apertos de mãos. Para se manter na posição e trazer dividendos.
    Mas vendo o caso da princesa Anne, desde os 70 títulos só são herdados pelos da realeza,e são liberados pela rainha. Os filhos dela, a primeira neta Zara Tindall e Peter não são príncipes e levam uma vida normal e tranquila, frequentando eventos como coadjuvantes.
    Coisa que Harry e Meghan se recusam a ser, Meghan era um atriz de seriado, nunca foi uma estrela, nem princesa do Reino Unido como Harry insistiu em por na certidão do filho.
    Eles esqueceram do ditado em Roma como os romanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler tudo isso é de rasgar o cu com as mãos. Meu amigo!!!!

      Excluir
    2. Essazinha é leitora voraz de tabloides de fofocas...

      Excluir
  3. Famílias Reais não servem exatamente para nada. Mesmo o turismo existiria sem eles. Há uma cadeia de produtos que têm a chancela da família e vendem luxo e nobreza,mas poderiam existir se a família fosse descolada do governo. Essa solidez, proteção e conforto que a realeza transmite aos seus súditos está com os dias contados e é substituído por outras figuras. Imagine um inglês trabalhador, que dá um duro danado pra sustentar a família, educar os filhos, pagar o financiamento da casa, ver essas cerimônias pomposas e ainda ser chamado de súdito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Áustria não é mais um Imperio, mas nem por isso deixa de explorar massivamente a Casa Imperial de Habsburgo, principalmente a trágica Sissi (a precursora de Lady Di).

      Excluir
    2. nossa, tadinho do inglês branco né? do imigrante eu até posso ter pena, mas do caucasiano jamais.

      Excluir
  4. O Harry investiu nessa história pq é a única forma dele ter alguma relevância. Qual outra forma ele teria algum destaque, ganharia podcast, entrevista pra Oprah.... O lugar dele na linha sucessória é o 5º ou 6º.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry é apenas um discreto virginiano. Nem todo mundo é leonino que quer sempre o centro das atenções a qualquer custo como a Meghan.

      Excluir
  5. Another car crash very soon ....

    ResponderExcluir
  6. O Mio Babbino Caro
    Me tragam The Smiths, The Queen is Dead.

    ResponderExcluir
  7. Duvido muito que a família real britânica sobreviva ao reinado do Príncipe Charles.

    ResponderExcluir
  8. Por isso eu torço por Dom Bertrand de Orleans e Bragança aqui no nosso Brasil.

    ResponderExcluir