quarta-feira, 31 de março de 2021

ESPERO TER SIDO CLARO

Já falei do golpe de 1964 algumas vezes aqui no blog. Já contei como vivi aquele dia 31, quase seis décadas atrás, quando eu tinha apenas três aninhos de idade. Também falei como foi crescer durante o regime militar, cantando hino no pátio da escola e tendo aula de OSPB. Dois anos atrás, quando seu desgoverno engatinhava, Biroliro mandou os quartéis celebrarem a data, pela primeira vez desde a redemocratização. Hoje o Brasil vive a ameaça de um autogolpe e um prenúncio de anarquia nas Forças Armadas. Mesmo com mais de 3.000 mortos por dia, preços em disparada e o Zero-Um comprando uma mansão de seis milhões, tem cretinos no Twitter - inclusive políticos e militares - festejando a nefasta efeméride. Desta vez eu perdi a paciência. Não vou ficar contemporizando. Soltei o tuíte acima logo nas primeiras horas desta madrugada. Não contente, respondi com ele a um post acintoso do general Mourão. Então, já viu: if I'm not back again this time tomorrow...

15 comentários:

  1. Sua escrita melhorou muito, sem shade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu acho que eu era mais espontâneo e engraçado antigamente? Às vezes, sinto que escrever para jornal engessou o meu texto.

      Excluir
    2. Nunca houve golpe militar foi golpe da elite escravocrata com apoio de militares corruptos mesma coisa aqui no Chile etc etc e 2016 foi a mesma coisa militares corruptos participaram jornadas de junho foram fake d o resultado é esse nojo desse país não entendo como o povo não se revolta, joga bomba nos bancos mata uns oligarcas bota fogo em tudo triste a França só é o que é graças a Comune de Paris

      Excluir
    3. Eu acho que o blog mudou, se tornou menos mundano e mais político. Continuo gostando. Mas também sinto falta da diversao.

      Excluir
    4. Sim, no começo isso aqui era quase que uma coluna social da vida gay em São Paulo. Era uma época em que eu ia à The Week toda semana. Agora estamos trancados em casa há mais de um ano, e há um inepto no poder que me inspira posts raivosos quase todo dia. Eu me esforço, às vezes, para não tocar no assunto Biroliro por um dia inteiro.

      Excluir
  2. Off topic. Mamãe, desde o início da pandemia, tem passado em torno de 15 horas por dia assistindo GloboPlay e já viu quase tudo que têm por lá. Qual streaming vc recomenda eu assinar para ela agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus streaming favoritos são, pela ordem:

      1) Netflix
      2) Globoplay
      3) Amazon Prime Video

      Os demais têm pouca coisa.

      Excluir
  3. Os americanos vivem hasteando a bandeira. Os ingleses amam a rainha. Qual o problema de cantar o nosso hino? E das aulas de moral e cívica? Eu adorava OSPB. Me deu uma noção muito grande de como funciona o estado e a nação. Acho que neste ponto você errou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o post antigo? É só clicar no link. Lá eu digo que gostava de cantar o hino, porque a gente marcava aula. E defendo até hoje a volta da OSPB. Quase ninguém sabe como funcionam os poderes da nossa república.

      Excluir
    2. Tony, OSPB até q foi melhorzinho mas a matéria Moral e Cívica foi a original criada pelos milicos pra espalhar a disciplina pela tropa de estudantes (!?)

      Excluir
    3. Sugeriram ao Lula colocar Ética e Cidadania na grade, como existe em alguns países europeus, mas ele nunca deu importância. Resultado : seu governo não criou cidadãos, mas consumidores vulgares.

      Excluir
    4. OUCH, she has a point.

      Excluir
  4. Anônimo 31 de março de 2021 21:34 - A culpa é de Lula e do PT, talkei?

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci na ditadura, e passei os primeiros anos anos escolares estudando em um colégio que o proprietário era filho de militar. Mas me perguntava para que serviam as forças armadas, só a PM já estava de bom tamanho.
    Hoje penso diferente, acho que exército, marinha, aeronáutica, polícia civil e militar tem papel fundamental no país, devem ser bem remunerados e que as corregedorias devem ser atuantes e severas.
    Porém, um país que necessita de militares fazendo as vezes de executivo é um país que não está bem. O executivo deve ficar nas mãos de pessoas eleitas, e da sociedade civil.
    Se a bandalheira corre solta não é um engressado em quartel que vai resolver....o tiro vai sair pela culatra. Aliás, exemplos não faltam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 1 de abril de 2021 11:43 - Para que servem as FA? Para ser a linha armada da elite dominante que não quer ceder um milímetro de seus privilégios/ganhos. Para não fazerem nada e ter altíssimos salários e ganharem promoções até se tornarem coronéis que nunca foram a uma guerra. Servem para ter um sistema de saúde só deles. Tudo pago por nós brasileiros comuns, por quem eles não têm o menor respeito. E as PMs são as Guardas Pretorianas Estaduais com os mesmos fins.

      Excluir