terça-feira, 16 de março de 2021

BÊNÇÃO PRA QUÊ?

Durante quase dois milênios, a Igreja Católica e suas inúmeras dissidências monopolizaram os casamentos no Ocidente. O casamento civil só foi introduzido no final do século 19, quando a maioria dos países europeus e americanos promoveu a separação entre Igreja e Estado. Os padres reclamaram muito, alegando que um leigo jamais teria o poder espiritual de um representante de Deus e blábláblá. A nostalgia por este poder explica, em parte, porque tantos sacerdotes concordam em abençoar casais do mesmo sexo. Eles estão confirmando que só com a aquiescência do Altíssimo um matrimônio pode existir. A outra parte da explicação vem dos próprios gays e lésbicas que se casam. Todos cresceram numa sociedade heteronormativa, onde o ritual do casamento é um dos eixos da sociedade. E muitos sonham em se ajoelhar ao pé do altar, numa cerimônia mais prenhe de significados do que a simples assinatura de um contrato. Mas ontem o papa Francisco pôs um fim nessa esbórnia. Justo ele, o mais simpatizante dos pontífices, teve uma atitude bastante antipática, e que pode custar mais alguns milhares de fiéis a Roma A mim, pouco se me dá. Mesmo que as loucas do Vaticano aprovem "YMCA" como marcha nupcial, eu só volto a ser católico no dia em que as mulheres puderem ser ordenadas.

14 comentários:

  1. Para ficar só na esfera sexual, é engraçado que justamente o papa - um cara que supostamente não chupa pau nem bct - sinta-se no direito de ditar o que os outros podem ou não fazer. Mas é como dizem: o golpe está aí, caí quem quer, né?

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de notícia é tão ainda 2005, sei lá... Mas parece que as Bees não entendem, tem que desenhar: essas igrejas que se dizem mais ortodoxas querem que vos ardam no inferno. Pois eu te digo: já estamos no inferno hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Jesus Cristo foi um rebelde de sua época. E por isso teve o fim que teve. Muito comum aos rebeldes de cada época. Me admira que seus seguidores queiram ser "ordenados", sejam assim tão limpinhos, a favor de todo e qualquer status quo.

    ResponderExcluir
  4. O catolicismo de hoje que condena a união "homossexual" (e o divórcio, e o aborto, e o sexo para fins recreativos), é a mesma que apoiou a escravidão e o nazismo, só pra não ter que ir assim tão longe na história. Não deveria dizer nada a ninguém.



    Espero!

    ResponderExcluir
  5. Se você quer achar gay é só ir em uma missa, tem vários sempre, em todas as posições.
    Portanto é de se estranhar ainda existir esse ódio contra homossexuais. Em um ambiente com tantos, tão devotos e fervorosos.
    Eu sinceramente entendo a imposição de uma união hetero, monogâmica *antigamente*.
    Pois visava a reprodução, e o cuidado com a prole, o que representava a continuidade e manutenção de um povo.
    Mas vivemos outra realidade. Pelo menos nos centros maiores. Ninguém mais quer ter 18 filhos e nem aguenta 80 anos com a mesma pessoa. E creche, babás, etc vieram preencher uma lacuna que levou a independência da mulher, que antes se virava só e ia empurrando os mais novos para os mais velhos cuidarem.
    Temos um outro contexto, mas a igreja segue demonizando uma parcela daqueles que a frequentam. Até pessoas divorciadas não podiam comungar até outro dia.

    Resultando em uma horda de evangélicos que são puritanos mas se "desvirtuam", aprontam e depois voltam sob palmas dando depoimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os seminaristas que são todos POCs ou YAGs?

      Excluir
  6. Nâo entendi o espanto de muitos amigos meus...é a igreja católica kkkk

    ResponderExcluir
  7. Gente, até hoje não aceitam divórcio...

    ResponderExcluir
  8. Eu mesmo já abençoei vários Padres com meu cajado. São sedentos, com boca e bumbuns gulosos.

    ResponderExcluir
  9. O Mio Babbino Caro
    ”Seja livre, Não seja católico” Papa Francisco é bate e assopra, não é simpatizante porra nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles insistem em não querer abençoar os casamentos gays,pior para eles, é só as bees sair da igreja,ninguém quer estar em um local onde você não tem os mesmos direitos que os demais.

      Excluir
  10. Há religiões que não consideram a homossexualidade um pouco,especialmente as orientais e afros,há inclusive igrejas cristãs evangélicas que casam gays,como a Igreja Cristã Metropolitana e a Casa de Refúgio,eu não sou cristão,mas já visitei essas igrejas e fui muito bem acolhido,então fica a dica para as bees que querem manter uma espiritualidade em uma religião organizada,podem ir a terreiros de umbanda, candomblé,templo budista,praticar hinduísmo e essas igrejas dirigidas por LGBTs como Igreja Cristã Metropolitana e Casa de Refúgio

    ResponderExcluir