domingo, 21 de fevereiro de 2021

YA SE ACABÓ

"Patria o Muerte" (pátria ou morte), o hino nacional cubano, ganhou uma versão antípoda: na quarta passada, foi lançada "Patria y Vida", com alguns dos rappers mais famosos da ilha denunciando as misérias de 60 anos de ditadura comunista. "Ãin, mas Cuba tem saúde e educação de graça para todos". Tem, assim como a Holanda, a Dinamarca e a Suécia. E nenhum desses países precisou cortar liberdades individuais ou instituir um regime de partido único para conseguir tudo isso. A galera que defende o castrismo precisa acordar para uma coisa: Cuba é uma ditadura mi-li-tar, onde os figurões do Exército controlam as principais atividades econômicas e levam vidas de nababos, enquanto o povo passa necessidade e não pode se manifestar. Chávez e Maduro copiaram o sistema cubano, e o resultado é que a Venezuela hoje está uma merda generalizada, mas ninguém consegue derrubar os tiranos do poder. E adivinha quem mais está seguindo pelo mesmo caminho?

27 comentários:

  1. O Lula, né? Até deu um dinheirinho pro Puerto Mariel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o Lula bem que tentou estabelecer uma ditadura de esquerda. Bolsonaro agora tenta impor uma ditadura de direita. Ambos, como todo bom proto ditador, querem acabar com a parte da impressa que não tem discurso alinhado com o dele.

      Excluir
    2. Lula não, até porque ele não é de esquerda raiz. Mas setores do PT adorariam.

      Excluir
    3. ambos populistas, os dois lados da mesma moeda.

      Excluir
    4. Baseado em vozes da sua cabeça Tony. Quanto aos outros são desonestos mesmo. Quando teve ditadura ou intenção de uma com o PT? Nunca foi tão bom para a população em geral como na época do PT. Mas admitir... o classismo não deixa.

      Excluir
    5. Ahã.

      De fato, o PT deixou o Brasil em ótima situação. Dilma só fudeu com a economia, provocando o descontentamento popular e pavimentando o caminho para o impeachment. Mas admitir isso... o fanatismo não deixa.

      Excluir
    6. A situação era péssima? Não tem nem comparação com hoje. O classismo não deixa reconhecer que empurrar pato na Paulista nos levou ao buraco e que o impeachment foi uma farsa. Lili Schwarcz explica: https://www.youtube.com/watch?v=EkcPLq8c7rg

      Excluir
    7. Cara, para de colocar palavras na minha boca ou me acusar de coisas que eu não fiz. Eu nunca empurrei pato na Paulista. E sim, hoje a situação está pior, porque além de tudo a democracia corre perigo. Eu sou contra o Biroliro, não sei se você percebeu.

      Excluir
    8. Percebi que você não gosta do Bozo. Percebi também que se você não fosse gay não teria tamanha aversão a ele. E também que se o Bozo não estivesse na disputa, você iria de Geraldo Alckmin, Alvaro Dias, Henrique Meirelles ou João Amoêdo.

      Excluir
    9. Eu fui de Ciro Gomes no primeiro turno e de Haddad no segundo.

      fuén

      Excluir
    10. Apenas pq o Bozo estava concorrendo. Não se faça de desentendido.

      Excluir
    11. Qual a parte de “primeiro turno” que você não entendeu?

      Excluir
    12. Entendi. E qual a parte de o Bozo NÃO estar concorrendo em 2018 você não entendeu? Você só votou em Ciro no 1° turno, pois as pesquisas diziam que ele vencia o Bozo no 2° turno. Me lembro claramente disso. Eu também fiz a mesma coisa por motivos diferentes.

      Excluir
    13. Se não fosse no Ciro, eu talvez tivesse votado na Marina, de quem até gosto mais. Mas jamais votaria em Amoedo (brrrr), Meirelles (MDB, fujam) ou Alckmin, que estava todo acochambrado com o Centrão. Alvaro Dias, eu acho inexpressivo.

      Recapitulando: meu posicionamento político está mais para o social-democrata, do ANTIGO PSDB (Doria não tem nada disso). Acredito que o Estado tem que fornecer serviços essenciais de qualidade, mas não tolher a iniciativa privada. Sou progressista em todas as pautas de costumes: pró-casamento gay, pró-liberação do aborto, pró-descriminalização das drogas, contra a pena de morte, contra as armas.

      E, por favor, se não for pedir muito: parem de dizer que eu votei em que eu não votei, ou de dizer em quem eu realmente queria ter votado. Eu que sei disso, não vocês.

      Excluir
    14. Eu não disse que você votou em quem não votou. Supus seu voto em outra situação. Essa situação era a ausência de Bozo e da loucura que veio junto com ela. E o antigo PSDB existiu até no máximo o início da década de 90. Quando FHC era presidente as Universidades Federais eram sucateadas e ele não dava a mínima para isso. Senti na pele.

      estamos do mesmo lado em "o Estado tem que fornecer serviços essenciais de qualidade, mas não tolher a iniciativa privada. Sou progressista em todas as pautas de costumes: pró-casamento gay, pró-liberação do aborto, pró-descriminalização das drogas, contra a pena de morte, contra as armas.

      Excluir
  2. Tem cubano que mora aqui que refuta qualquer tipo de elogio a Cuba, perguntam o que você sentiria se nunca pudesse melhorar ou mudar de vida?! Se sua vida fosse controlada?!
    Pois é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk isso é exatamente o que eu sinto todos dias no Brasil que sou controlada e não tenho chance de mudar de vida. Não vou falar do que não conheço a fundo mas conheço gente DO BRASIL que foi estudar medicina em Cuba porque era de graça. Nós também somos uma ditadura militar escravocrata, a elite escravocrata e seus asseclas vivem como nababos não temos liberdade pra nada nossa imprensa é mentirosa manipuladora affe!

      Excluir
    2. Tem várias universidades federais na Brasil que oferecem o curso de medicina de graça. Porque ir para Cuba?

      Excluir
    3. Tirem o embargo a Cuba e vejam o resultado em alguns anos. Os escreventes aqui pouco sabem de geopolítica.

      Excluir
    4. Eu já disse várias vezes: no dia em que abrir o primeiro Starbucks em Havana, acabou o regime.

      Excluir
    5. Bpm mesmo era a Boate Batista sem embargo.

      Excluir
    6. Não, não era. Por que essa dicotomia? As duas únicas opções são a corrupta ditadura de Fulgencio Baptista, ou a corrupta ditadura de Fidel Castro?

      Excluir
    7. E o embargo econômico? Pode ter feito sentido durante algum tempo. Pq os países não podem ser livres para escolher seus destinos? Ditaduras amigas são bem vindas como a antiga de Fulgencio Batista e a atual Arábia Saudita.

      Excluir
    8. O embargo é uma cagada. Só trouxe miséria à ilha, e uma desculpa perfeita para a ditadura: "todos os nossos problemas são causados pelo embargo".

      Obama tentou acabar com ele, mas o Congresso dominado por republicanos não deixou. Aí veio Trump, e piorou. Vamos ver se agora com Biden a coisa melhora.

      Excluir
    9. Simplista você. Os EUA tem vários problemas e não sofrem embargo.

      Excluir
    10. Porque os EUA são uma democracia,totó!

      Excluir
    11. Anônimo 24 de fevereiro de 2021 13:13 - Pois então. O fato de ser democracia, monarquia ou ditadura não é o problema. O problema só existe quando elas são consideradas inimigas e embargos são justificados como luta pela democracia nesses países (RISOS). Repetindo: Ditaduras amigas são bem vindas como a antiga de Fulgencio Batista e a atual Arábia Saudita.

      Excluir