sábado, 2 de janeiro de 2021

DE PÉ, CINÉFILOS DA TERRA - 3

Virei o ano tendo visto quase todos os concorrentes ao próximo Oscar de melhor filme internacional. O único que me falta agora é o búlgaro "O Pai", que tem para alugar no Now. Assisti até ao candidato da Costa Rica, disponível no MUBI. É um filme de imagens lindas e contemplativas, sobre uma garota que mora com o avô numa aldeia às margens do mar do Caribe. Também é um exemplar daquele de estilo de cinema de que eu não gosto muito, de planos longos e longos silêncios. Mas a duração é curta, então o fruir estético não é aplastrado pela chatice. Não tem lá muita chance, mas a Costa Rica também não tinha muitas opções.
 
"Milagre na Cela 7" virou hit na Netflix no começo da pandemia, mas eu resisti bravamente. Foi só quando o filme foi escolhido como o representante da Turquia no próximo Oscar que eu me animei a mergulhar neste oceano de pieguice. Para quem ainda não sabe, a trama gira em torno da condenação à morte de um homem com retardo mental, por um crime que ele não cometeu. Se ele for mesmo enforcado, sua adorável filhinha ficará sem ninguém. É um filme extraordinariamente mal feito, que abusa da câmera lenta e da música melosa para manipular o espectador. Parece um dramalhão mexicano dos anos 70, ou uma novela do SBT dos dias de hoje.
O melhor dos três, de longe, é o taiwanês "A Sun", que está no catálogo da Netflix desde janeiro passado. As duas horas e meia de duração me desanimaram um pouco, e o filme poderia perder um quinto disso sem o menor problema. Assim ficaria ainda mais pungente a história da família de classe média que tem dois filhos de temperamentos opostos. Um deles é um aluno exemplar, o outro só anda em más companhias. Logo na primeira cena, esse mau elemento ajuda um amigo a decepar a mão de um desafeto num restaurante, e os dois acabam na cadeia. Mais não posso contar. Bom, agora preciso juntar mais três filmes para fazer o próximo post desta série, o que pode levar algum tempo. Voltamos, então, ao rame-rame habitual.

Um comentário: