segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A SAÍDA HONROSA

Na esteira da invasão do Capitólio, quase todas as redes sociais - incluindo o PornHub - finalmente baniram Donald Trump. Não por uma genuína preocupação com a segurança de ninguém, mas por medo. Medo de serem processadas por permitirem a incitação à violência e medo de serem desmembradas pelo governo Biden. Claro que o futuro ex-presidente já deveria ter sido banido há muito tempo, mas a questão é complexa e gerou um debate intenso nos últimos dias, na imprensa e na internet. Faz sentido banir Trump e deixar ditadores como Nicolás Maduro ou o aiatolá Khamenei? No Brasil, os acólitos da extrema-direita ficaram chateadíssimos e mudaram seus avatares para a fotinha do Bebê Laranja, numa imitação ridícula da campanha ˜Je Suis Charlie˜. Também mostraram, mais uma vez, que não estão nem aí com a liberdade de expressão alheia, só a própria. Uma curta coluna de Ruy Castro, publicada no domingo pela Folha,  sugeriu que Trump seguisse o exemplo de Getúlio Vargas e se suicidasse. Ruy tem um ponto: Getúlio talvez fosse lembrado hoje como o tirano que quase se aliou ao Eixo e que mandou Olga Benário para a câmara de gás, ou como o populista reeleito que se afundou no mar de lama. Mas o tiro no coração salvou sua reputação (e, segundo alguns historiadores, adiou em 10 anos o golpe militar). O suicídio seria a saída mais honrosa possível para Trump, e Ruy Castro estende a sugestão ao Biroliro. Como os minions acham que só o Bozo pode desejar a morte de alguém, mas ninguém pode desejar a morte dele, a grita foi geral. André Mendonça, o capacho da Justiça, já mandou investigar o articulista, assim como investigou Hélio Schwartsman e não deu em nada. Tanto melindre, obviamente, é desnecessário, pois tanto Trump como o Pau Fino não irão se matar. Ambos carecem da coragem e da dignidade necessárias para tanto.

15 comentários:

  1. Tony, eu amo o blog, vc é inteligente e escreve bem demais. Leio há muitos anos, mas esse fundo escuro com letra branca me deixa zonzooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aguento mais tantos leitores reclamando do meu chiquérrimo fundo negro. OK, você venceram. Em breve, um novo template.

      Excluir
    2. Não! Está ótimo assim!

      Excluir
  2. Getúlio ruim FHC bom gente a rede Globo faz mal a cabeça!

    ResponderExcluir
  3. Achei o Twitter banir um atentado claro a liberdade de expressão, o Obama matou milhares de crianças com o programa drone mentia abertamente nas redes sociais e porque não foi banido? Eu estou enojada do Trump como qq outra pessoa mas lembra aquela frase do Voltaire? Tempos medíocres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que Obama mandava as Forças Armadas, não seus seguidores, a matar quem ele percebia como inimigo dos EUA.

      Difícil entender que a liberdade de expressão não inclui a incitação à violência, não é mesmo?

      Ah, e a frase não é do Voltaire.

      Excluir
    2. É do Voltaire sim! O big tech nasceu autoritário e com subsídios do governo.

      Excluir
    3. E sem contar que as redes sociais foram peça chave nas jornadas da CIA ou jornadas de junho, o ponta pé inicial pra erodir a popularidade da Dilma. Tenho a impressão que elas foram criadas só pra isso, lembra que o Orkut era também popular no Irã?

      Excluir
  4. Engraçado que ele não sugere ao LULA que também se suicide. Este roubou tudo que podia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula está quase morto politicamente. Não oferece o mesmo perigo que Trump ou Biroliro.

      Excluir
    2. Esse é o tipo do discurso de quem passa um paninho pra alguns. Se por um lado todos que votaram no Bolsonaro são gado, minions, fascistas . Quando chega no Lula, a bandidagem é atenuada. Que incitemos o suicídio do Bolsonaro, do Lula, do Aécio, do Serra, do PMDB,PSDB,Centrão,etc. inteiros. Todos são ameaças igualmente perigosas. Trump e o seu macaquinho tupiniquim foram eleitos por algum motivo, ou você acha que uma turba enfurecida acordou e de repente se olhou no espelho e reconheceu como um fascista genocida. É só o mal contra o bem?

      Excluir
    3. Ai que preguiça de discutir com gente burra.

      Excluir
    4. Anônimo 11 de janeiro de 2021 20:11: E o PT? E o Lula? MUUUUUU!

      Para Tony: Lula NÃO está quase morto politicamente. Sua bolha social te impede de ver isso.

      Excluir
  5. Tony, eu amo o blog vc é inteligente e escreve bem demais. Leio há muitos anos e acho bem confortável esse fundo escuro com letra branca.

    ResponderExcluir