terça-feira, 1 de dezembro de 2020

DE PÉ, CINÉFILOS DA TERRA - 1

Uma das melhores coisas que o streaming nos dá é acesso a conteúdos do mundo inteiro. Além de séries produzidas em lugares como a Polônia ou os Emiratos Árabes, a Netflix também constuma disponibilizar vários dos pré-candidatos ao Oscar de filme internacional. Muitos desses títulos só chegariam aqui em festivais, ou nem isto. Neste momento, contei pelo menos seis desses escolhidos na plataforma. Já vi três. Um deles é o austríaco "Quando a Vida Acontece", que esteve até entre os mais vistos. Trata-se de uma  abordagem moderna a um problema universal: a dificuldade em engravidar. Um casal que está exausto de tanto tentar vai de férias à Sardenha, e acaba ficando num chalé bem ao lado de outra família austríaca. com uma filhinha adorável e um adolescente sorumbático. E aí, a dor e a delícia de ter filhos transparece em toda sua glória.
O mexicano "Ya No Estou Aquí" está dando sopa no serviço desde maio, mas só me chamou a atenção agora, depois de ser selecionado por seu país para cavar uma indicação. O protagonista é um rapaz da violenta cidade nortenha de Monterey, adepto da cumbia colombiana e portador do penteado mais cool de todos os tempos. Quando a barra pesa, ele é obrigado a fugir para os Estados Unidos, mesmo sem falar uma única palavra em inglês. É um belo filme e tem uma trilha sonora sensacional, mas duvido que comova os velhinhos da Academia. De qualquer forma, o diretor Fernando Frias estreia no longa em grande estilo. Convém ficar de olho no chavo.
"Alelí" também é o primeiro longa da uruguaia Letícia Jorge. Trata-se de uma comédia simplezinha, sobre três irmãos de meia idade que precisam vender a casa de praia da família, depois da morte do pai. Não há grandes rivalidades nem muito drama: só gente frustrada com suas vidinhas. Tem algumas sequências esquecíveis, mas a coisa engata do meio para o final, que é quase uma apoteose. Dos três que eu vi até agora, é o mais acessível. Ah, mas quer saber? Deve ter sido o único filme produzido no Uruguai nos últimos tempos, e não tem a menor pinta de Oscar. Agora preciso ver "A Trincheira Infinita" (Espanha), "A Sun" (Taiwan) e "Happy Old Year" (Tailândia).

3 comentários:

  1. Nossa! https://revistaforum.com.br/global/eurodeputado-hungaro-de-extrema-direita-renuncia-apos-ser-pego-em-orgia-gay/?fbclid=IwAR3XRnT0rXWi0BKimdet8sVl7yDEZiu9ZE0Jgbjp_ar_bCUO-s9rwjl-0Ao

    ResponderExcluir
  2. No GloboPlay tem o representante do Chile, o ótimo Agente Duplo!

    ResponderExcluir
  3. Pois eu já acho que uma das piores coisas que o streaming já fez foi a extinção locadoras especialistas em filmes clássicos, antigos e os alternativos fora do circuito.

    ResponderExcluir