quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

QUE SEA LEY

A Argentina aprovou o aborto legal. O placar final foi até mais folgado do que o previsto: 38 a 29, com uma abstenção. Mais um sinal de que nossos vizinhos, apesar da economia claudicante, estão culturalmente à nossa frente, como quase sempre estiveram. Simplesmente não existe país civilizado onde uma mulher não possa interromper uma gravidez de forma segura e dentro da lei. Aqui perto já são dois: o Uruguai, a vanguarda da América Latina, aprovou o aborto já faz alguns anos. Mas o caso argentino é especialmente interessante para nós, por causa da maneira como foi feita a campanha "Que Sea Ley" dos "verdes", os pró-escolha. O foco foi a vida da mulher, pois não é segredo nenhum que morrem milhões de mulheres no mundo inteiro por causa dos abortos clandestinos. Se o aborto vai acontecer de qualquer jeito, então é muito melhor que ocorra com segurança. Essa ressignificação forçou os "celestes", os chamados pró-vida, a dizer então que "salvemos las dos vidas". É pouco. Quem não quer que o aborto aconteça (e ninguém quer, veja bem), tem que abordar a questão de forma holística. Tem que trabalhar para evitar o "aborto masculino": os homens que se mandam assim que pinta uma gravidez, como se eles não tivessem nada a ver com aquilo. Também é necessário reforçar os mecanismos de adoção, pois não faltam casais que gostariam de adotar esses bebês. É incoerente gritar "assassinos" e depois combater a educação sexual nas escolas e o acesso aos meios anticoncepcionais. Ser contra o aborto legalizado, na verdade, é ser a favor da sociedade patriarcal, que oprime a mulher a ponto de não deixá-la ser dona do próprio corpo. Mas é óbvio que o Brasil ainda está muito longe dessa consciência, ainda mais com o desgoverno boçal que temos. Não dá para imaginar os artistas brasileiros fazendo comerciais pela legalização, como fizeram os da Argentina. As ricas daqui vão continuar abortando em clínicas particulares e as pobres seguirão morrendo com cabides e garrafadas, até o dia em que for lei aqui também.

23 comentários:

  1. Li há muito uma entrevista com Rod Stewart em que ele lembrava que homem precisa de 20 minutos para ter um filho, já a mulher precisa de 9 meses.
    Particularmente não sou favorável à aborto, mesmo sendo homem, não imagino a cena de tomar um remédio, esperar o sangue descer e jogar o feto(que já é um ser vivo) no lixo
    Mas o Brasil virou uma grande baderna, onde ninguém se incomoda com nada, inclusive com o próprio corpo. Em curto prazo, fazer esse povo entender que método contraceptivo existe para ser usado é difícil.
    E concordo com vc, o homem tem que ser envolvido nesse processo como ponto de início. Porque é dali que a gestação começa, é o espermatozóide que entra no óvulo e da a partida. Dizer que é do cadinho depois não resolve .
    Mas acho que nessa votação seria o que se absteve.

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    A alegria do Brasil esconde o pais mais trágico da América Latina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que o Brasil é alegre assim mesmo? A cada dia que passa eu só vejo mais gente cruel, egoísta, agressiva. Alegria mesmo, só em ver os outros se fud*. Alegria onde?

      Excluir
    2. Anon 16:32
      Entendo sua observação...mas acredito que a lâmina trágica do Brasil é bem especifica e se superada poderemos ser verdadeiros em nossos sentimentos de festas e união.
      Veja só as pessoas que acompanham e interagem nesse trabalho que o blog do Tony propicia. Para mim é bem nítido esse segmento do ódio e do egoísmo. São pessoas com concepção de classe estratificada que por ignorância, alienação, acreditam não ser possível uma comunhão com o "povo" brasileiro, nutrindo um território fértil para as inúmeras insensibilidade que presenciamos aqui ao longo desses anos todos. Impossível que em um momento não perceberão o mal que isso causa inclusive a eles. Ou em algum momento o povo não assuma o norte da naçao e os estirpem.
      (O Mio Babbino Caro)

      Excluir
  3. Aborto em casos específicos previstos em lei (má formação do feto, risco à vida da mãe), num processo discreto,justo e rápido. "Se o aborto vai acontecer de qualquer jeito " seria o equivalente a "já que o assassino vai me matar, que o método seja indolor ". Incrível como alguém pode usar um argumento desses. Educação sexual nas escolas, métodos anticoncepcionais, pílula do dia seguinte. Aborto não é método anticoncepcional . A mulher é dona do próprio corpo, mas não do corpo do bebê gerado. Qual a escolha dele?E o corpo do bebê? Vai pro lixo? Posso levar pra casa?Tem uma cerimônia? É enterrado? Ou isso nem importa? Bem holístico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas toda mulher que não quiser ter o filho vai ter a certeza que alguém vai querê-lo ou a preocupação é só com o nascimento e depois o bebê que se dane a mãe que se lasque junto para criá-lo?

      Excluir
    2. Caso homem engravidasse, aborto era legal no mundo todo a muito tempo. Anti-abortista não ligam a mínima para o feto ou para todos os riscos para a vida da mãe que uma gravidez possa gerar (inclusive os riscos sociais). Só querem ter o poder de decidir sobre o corpo do outro, o que me lembra bastante homofóbicos em geral.

      Excluir
    3. Alguém ainda tem duvidas porque o Brasil é esse atraso.
      Aposto que o sujeito aí é a favor da pena de morte kkkkk além de ser um palhaço evidente.

      Excluir
    4. Só existem dois tipos de pessoa que são contrários ao aborto: homens, e mulheres que têm vocação para ser capacho deles.

      Excluir
  4. Que toda mulher que aborte tenha que levar o seu filho pra casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas JÁ TÊM um monte de filhos em casa, bolsomijon. Por isto mesmo não podem criar mais um.

      Você que deveria levar, então.

      Excluir
  5. Esse negócio de querer controlar aborto é algo tão estranho. Se a pessoa não quer abortar que não aborte se acontecer com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo tomar a vacina. Né, seu estúpido?

      Excluir
    2. 17:58 Exatamente pessoa aue não sabe ser civilizada com os demais. Não acho que a pessoa deva ser obrigada a tomar (ou não) a vacina. Em nenhum lugar democrático ela deveria ser obrigatória. E, em qualquer lugar que preste, a grande maioria das pessoas vai lá tomar mesmo sem ser obrigada. Se um país tem a maior parte da sua população burra o suficiente para não querer tomar vacina, ele merece o destino cruel que virá disso.

      Excluir
  6. Sou contra o aborto.
    Mas também sou absolutamente contra o Estado criminalizar quem precisa fazer tal prática, muitas vezes por um imperativo social e com sequelas emocionais duradouras.
    Em vez de ameaçar mulheres com prisão, melhor seria a sociedade atuar fortemente pra que elas não precisem optar pelo aborto(pegando pesado com educação sexual, disponibilizando pílulas do dia seguinte, laqueaduras, vasectomias, anticoncepcionais, etc ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Bruno é uma piada pronta e me parece que é inerente ao cara.
      Em momento algum tinha-se dúvidas que você é contra aborto.
      Você é um pacote do mal completo.

      Excluir
  7. Eu sou a favor da descriminalização do aborto ,há casos em que é inevitável,eu não sou conservador nem bolsominion mas me preocupa as vezes as pessoas banalizaram a vida,querer descartar um feto como se fosse bosta,o feto é uma vida não é extensão do corpo da mulher,então a questão não é ser dona do próprio corpo ,mas claro se ela se encontra em risco de vida ou foi estuprada tem de poder abortar livremente,ou quando o feto nasce sem cérebro como o STF já reconheceu,mas se simplesmente já tem vários e não pode criar mais um,basta encaminhar para a adoção que há muitos casais na fila,eu e meu companheiro queremos adotar um filho(a),então me preocupa que a vida humana seja banalizada,descartada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande questão é que a gravidez não é como assar um bolo. Ela gera grandes alterações hormonais e fisiológicas que podem ter muitas consequências para a mulher (o foco da lei proposta). As mudanças no corpo da mulher, mesmo que transitórias, podem incapacita-la por meses, sendo a mesma muitas vezes a única fonte de renda da casa. Isso, sem contar os transtornos psicológicos de uma gravidez indesejada. Banalização da vida humana maior sempre caiu sobre o corpo da mulher, tratado a séculos como descartável.

      Excluir
  8. Achei excelente você ressaltar a questão da adoção Tony

    ResponderExcluir
  9. Ser a favor do Aborto não significa obrigar mulheres a fazerem aborto entendam isso.
    Gay não é obrigado a casar pôr que casamento Gay foi aprovado entendam por favor.

    ResponderExcluir