domingo, 13 de dezembro de 2020

NATAL NO TRANCO

Em toda a minha vida, nunca houve um ano tão difícil para se engatar o espírito natalino como 2020, e todo mundo sabe por quê. Nem meu marido, que adora montar a árvore, se animou dessa vez. Ontem eu resolvi tomar uma providência e baixar esse espírito à força, nem que para isso eu tenha que ver o especial de Natal da Mariah Carey. Eu nunca fui fã da Maráia e só comprei um único disco dela, o single de "Touch My Body" em 2008. Mas com o programa dando sopa no Apple TV +, resolvi dar uma chance para a moça. Veja bem, eu gosto da vibe dela: Mariah é gostosinha e cafoninha feito uma coxinha-creme, e faz tão mal à saúde quanto. Seu repertório que costuma ser insuportável, mas cafonice combina com essa época do ano. Lamentavelmente, falta riqueza nesse especial, ou então gastaram meio budget no cabeleireiro que deixa as madeixas da Mariah quase na horizontal. A cena em que ela voa num trenó até o Pólo Norte parece ter sido feita com tecnologia dos anos 80, de tão pobrinha que é. Mas há bons momentos, como quando a estrela chama suas amygas e ryvays Jennifer Hudson e Ariana Grande para ver quem tem o raro registro de apito mais alto. Só os cães sabem quem ganhou.

Já que quem está no inferno abraça logo o capeta, arrematei a Maráia com o filme do Leandro Hassum na Netflix. E não é que eu gostei bastante? "Tudo Bem no Natal que Vem" é um honestíssimo remix de comédias antigas como "O Dia da Marmota" e "Click" aclimatado para o nosso Natal tropical. Mesmo com piadas brasileiríssimas e intraduzíveis como "pavê ou pa comê", o longa tem um punch emocional que o torna realmente universal. Não admira que esteja fazendo sucesso em países como Áustria, Suíça ou Alemanha, onde ninguém conhece o Hassum. Que, aliás, não só está razoavelmente contido, como ainda dá a melhor interpretação de sua carreira, ostentando uma insuspeita veia dramática. Para continuar nas metáforas alimentares, "Tudo Bem" é aquele peru ortodoxo, recheado com farofa e enfeitado com ameixas, mas extremamente bem feito e nada ressecado. Depois dessa ceia empanturrante, cabe a pergunta: e aí, baixou o espírito natalino? Hmm, baixou um pouco. Mas eu estaria mais imbuído de amor e generosidade se não tivéssemos um cavalo falante com ímpetos genocidas na presidência da República.

15 comentários:

  1. Haha. Mil vezes Mariah Carey a um monte de coisas vendidas como suntuosas por aí hoje em dia

    ResponderExcluir
  2. Aqui, All I Want for Christmas Is You toca a exaustão no sistema de som ambiente das lojas que a gente acaba entrando em transe mesmo sem querer...

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Tendo conseguido chegar até o Natal, ouço e canto junto até "Então é Natal" com a Simone.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que, na secura que o mercado cinematográfico anda, até um inédito especial de natal dos trapalhoes seria capaz de fazer sucesso internacional.

    ResponderExcluir
  5. De um lado uma diva pop insuportável (o que é quase uma redundância) e do outro um comediante antipático. Fica difícil ter espírito natalino esse ano com esses incentivos.

    ResponderExcluir
  6. Mariah Carey só de for com o Bone!
    G-

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas dicas. Se tudo der certo e eu tiver tempo, pretendo passar longe.

    ResponderExcluir
  8. Eu vi ambos. Não são memoráveis, mas tb não são ruins.

    ResponderExcluir
  9. Off topic. Vc que é entendido do assunto pode me explicar uma coisa? Quando a Viuva Porcina estava na secretaria especial da cultura se falava mal o tempo dela e de suas ações (a manutenção da cultura parecia uma das coisas mais importantes do pais). Porém, agora com o Frias não se fala quase nada sobre? É porque ela é mais famosa? É porque ela é mais doida? É porque ela era da Globo? Ou é porque ela é mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante esse questionamento, mas acho que era pq a Regina gozava de infinito mais prestígio que o atual secretário, se lembre que quando ela assumiu o cargo, uma parte da classe artística a desejou boa sorte mesmo sem apoiar o governo, o que rendeu o post da foto no insta dela, o qual todo mundo pediu para sair da postagem... rs

      Quando um prestigiado Moro assumiu a Justiça foi da mesma forma, quem fala desse Andre Mendonça hj?

      Excluir
    2. Da licença de meter meu bedelho: Era por causa de tudo isso junto. Na época do Gil como Ministro o tal de Gerald Thomas liderou pratocamente uma cruzada para linchamento daquele talento. Resumo: para com pessoas vis, nada podemos.
      G-
      G-

      Excluir
    3. E o que o Gil fez como ministro,heinnnnnnnn?
      RESPONDO:NADA!!!!!!

      Excluir
    4. Gil fez coisa paca. Vá se informar antes de vomitar merda.

      Excluir
  10. Isso não é passar pano para o Bolsonaro não. Que é una tragédia na já trágica vida Nacional.
    G-

    ResponderExcluir
  11. "Só os cães sabem quem ganhou." Dei um berro alto! hahahahahahahhahahahahha

    ResponderExcluir