terça-feira, 29 de dezembro de 2020

MEUS DISCOS DE 2020

Mea culpa: não tem nenhum álbum brasileiro entre os meus favoritos do ano. Isso não quer dizer que eu não ouça mais nada do nosso país. Simplesmente não cruzei com um disco tupiniquim de que eu gostasse do começo ao fim. Músicas, houve várias, de "Tudo OK" aos singles de um trio maravilhoso chamado Tuyo. Em compensação, 4 dos Top 10 são de disco music, em contraste  com o confinamento que ainda estamos vivendo...

A STEADY DRIP, DRIP
Sparks
Minha segunda banda favorita de todos os tempos (a primeira ainda é o Queen) estava programada para ter um ano glorioso em 2020, com o lançamento de seu 24o álbum de estúdio e seu primeiro filme musical, com direção de Léos Carax e Adam Driver e Marion Cotillard nos papéis principais. O longa ficou para 2021 por causa da pandemia, mas o disco saiu e trouxe mais do mesmo: um monte de músicas boas.

CHROMATICA
Lady Gaga
Só não digo que esse é o melhor trabalho da Germanotta porque a quantidade de hinos presente em "The Fame Monster" ainda não foi superada. Mas foi reanimador ver a Mother Monster enterrar a persona coutry-rock da era "Joanne"/"Nasce uma Estrela" e voltar para as pishtas di cum força, arrastando junto Ariana Grande, Blackpink e até Elton John. Pena que só deu para dançar em frente ao espelho. 

DISCO
Kylie Minogue
Outra que voltou para os braços abertos das guei foi essa australiana de voz quase infantil, depois de nos abandonar por alguns anos. Ela diz ao que veio já no título, e não deixa por menos. Letras bobas, melodias fáceis e três hits com lugar garantido nas futuras compilações. Só lamento a falta de coragem de mixar as faixas todas juntas, como fez a Gaga. Tomara que venha por aí uma versão remix, como fez a Lipa.

EUROVISION
vários / o.s.t.
Este ano não teve Eurovision, mas teve o filme "Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga", que tira um sarro carinhoso do melhor festival ruim do mundo. A trilha sonora traz músicas originais que poderiam perfeitamente concorrer no certame, além de uma medley da qual participam vencedores de outras edições - inclusive a musa barbada Conchita Wurst.

FUTURE NOSTALGIA
Dua Lipa
Perdão, Teresa Cristina, mas esta britânica de origem albanesa foi a cantora que mais marcou 2020. Graças à usina de sucessos que é seu segundo álbum, ela participou até mesmo do "BBB 20", depois de inspirar em Manu Gavassi a coreografia do tamborzinho. E ainda lançou "Club Future Nostalgia", reinventando faixa por faixa com a presença de duas Madonnas: a original e a Blessed, que é uma DJ abençoada.

GRAND PRIX
Benjamin Biolay
Meu marido secreto continua aprontando das suas, ou seja: um disco irretocável, de um bom gosto absoluto, com uma pegada ligeiramente mais rock do que a habitual. Ao lado de Calogero (cujo "Centre-Ville" por pouco não entrou na lista), ele reina sobre o pop francês, mostrando-se um digno sucessor de Gainsbourg. Como se não bastasse, no fim do ano ainda deu uma rapidinha, soltando mais cinco músicas novas.

SEM TEMPO
Janeiro
Não tenho brasileiros na lista, mas a língua portuguesa está representada por este gajo de 25 anos. Seu segundo álbum completo soa como talvez o Silva estivesse soando, se não tivesse largado a eletrônica e se rendido aos tamborins. A versão acústica "Com Tempo" traz só voz e violão, mas eu prefiro esta .Com forte influência da bossa nova mas os olhos voltados para o futuro, ele precisa ser mais conhecido por aqui. 

UNTITLED (RISE)
Sault
Foi só quando começaram a sair as listas de melhores do ano que eu me dei conta da existência dessa obra-prima, o quarto álbum em um ano e meio de um misterioso coletivo inglês. Os caras não aparecem nos créditos, não posam para fotos, não fazem vídeos. Deixam a música falar sozinha: uma mistura de todos os ritmos negros do planeta, incluindo o samba. As letras politizadas põem até a cabeça para dançar.

WE WILL ALWAYS LOVE YOU
 The Avalanches
Mais um que entrou para lista no apagar das luzes, até porque só saiu em dezembro. Revelados em 2001 pelo hit "Since I Left You", esses australianos se notabilizaram por fantásticas colagens musicais. Mas, em seu terceiro álbum, não só compõem canções originais como convidam gente do primeiríssimo time para os vocais. O resultado é uma festa non-stop, para cantar junto de braço levantado.

WHAT'S YOUR PLEASURE?
Jessie Ware
Essa inglesa até que fotografa bem, mas não tem a presença ou o carisma para se tornar uma autêntica diva bicha. Só que ela compensa com a voz e algumas das melhores músicas para dançar do ano em que ninguém dançou. Aliás, é curioso como, justamente num ano desses, a minha lista esteja ainda mais animada do que de costume. Só tem álbum pra cima, bailável, alto astral. Como foi que eu consegui?

e as minhas músicas favoritas de 2020 são...

CAP'TAIN COKE Marc et Frank
DONNE-MOI TON COEUR Louane
ENCORE Catastrophe
FIREFLIES Tony or Tony
KARDAMAME Zoé
LEVITATING Dua Lipa
SPOTLIGHT Jessie Ware
TUDO OK Thiaguinho MT, Mila e JS o Mão de Ouro
TIEMPO Poncho feat. Goyo
YA TA TD BEM Janeiro ft. nãga

Googla aí!

21 comentários:

  1. E o CD maravilhoso da Pablo? E o da Mily cyrus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miley entrou nos Top 20. Para a Pabllo, eu ando meio sem paciência.

      Excluir
    2. vc nao pode ficar velho tony, seu espirito é jovem!

      Excluir
  2. The weeknd.. nada?
    Your eyes é tudo .

    ResponderExcluir
  3. Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Bruce Springsteen, Neil Young, Bob Dylan, AC/DC, Green Day, Ozzy Osbourne, Pretenders... nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem o Deep Purple?

      Excluir
    2. Tony 20:34
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk os discos NOVOS deles de 70 e pouco realmente são os melhores do ano e Changes do Black Sabbath a melhor música do ano...de 1973 rsss

      Excluir
    3. "Changes" saiu no Vol. 4 do Black Sabbath em 1972, não em 73.

      Excluir
    4. Anon 15:01
      Tá bom...Não vamos brigar por causa disso. O importante é que finalmente encontrei quem gosta de por aqui rs
      G-

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não. Nunca tem. Mas te digo já qual foi o livro de que eu mais gostei: “Metrópole à Beira-Mar”, do Ruy Castro.

      Excluir
  5. Sempre concordo com suas listas, mas essa musical de 2020 eu discordo... :(

    ResponderExcluir
  6. Que besteiral !!!! cruzes!!! I wonder why people there are so fucking ignorant!!!!

    ResponderExcluir
  7. Essa foto da Marjorie em uma cena de Sob Pressão ilustrando suas retrospectivas tá perfeita. Lembrei da clássica de 2018 do inominável levando a fakeada com a legenda "2018 talkey?".

    ResponderExcluir
  8. Dúvida off topic. A mulher da capa do tópico é a Marjorie Estiano? Sinto que é ela, mas estou na dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É uma cena do episódio especial "Sob Pressão - Plantão Covid".

      Excluir
  9. Bah. Acabei de ver que já responderam minha pergunta.

    ResponderExcluir