segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O MIX EM CASA

Estou com excesso de opções de entretenimento. Além de TV aberta, TV paga, Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, Now, Fox Premium, Starzplay e Apple TV +, agora também tenho Disney +. Isto fez com que eu quase me esquecesse do Festival Mix Brasil. Até sábado, eu só tinha visto um único filme, "7 Minutos", que rendeu uma coluna minha no F5. Foi então me toquei de que o Festival Mix Brasil iria terminar no dia seguinte, e taquei a ver o máximo de filmes possíveis. Consegui ver três, todos online. O que mais gostei foi o chileno "Os Fortes" - não por acaso, o único que mostra dois rapazes se pegando. O roteiro não tem pressa em revelar o conflito central. Um cara volta depois de muitos anos para sua cidade natal, no sul do Chile. Em meio a paisagens espetaculares, ele se envolve com um local. E agora? Volta para Santiago, onde está seu trabalho, ou fica na cidadezinha de onde fugiu um dia? O que você faria?
Assim como "Os Fortes", o americano "Shiva Baby" também foi baseado em um curta-metragem. É desse curta o poster aí do lado: o filme é tão recente que ainda não tem cartaz nem trailer. A história parece ter sido criada por um Woody Allen feminino e mais moderno. Uma sugar baby, sustentada por um homem casado, vai a um funeral judaico - o shivá do título - junto com seus pais. Lá, dá de cara não só com seu sugar daddy e família, como também com sua ex-namorada. A ação se passa quase todo nessa único evento social e tem ótimos diálogos e atuações. Também é bem curtinho: são só 77 minutos, Jeová seja louvado. Ah, e atenção, Glee-maníacos: Dianna Agron está no elenco.
"Lingua Franca" foi uma certa decepção. Acho que foi a primeira vez que eu vi um filme escrito, dirigido e estrelado por uma mulhertrans, a filipina Isabel Sandoval. Ela faz uma cuidadora de idosos que está aflita para arranjar um casamento branco e conseguir o green card para ficar nos Estados Unidos. Quando o sujeito que ia se casar com ela dá para trás, a protagonista se engraça com um neto de uma de seus clientes (Lynn Cohen, a Magda de "Sex and the City", que morreu no começo deste ano). E aí, surge a trama mais antiga do gênero: ele não sabe que ela é trans. Esperava mais tanto do longa como da plataforma Innsaei, que trava o tempo todo, mas até que esse foi um bom Mix.

10 comentários:

  1. E “Vento Seco”? Não diga que passou em brancas nuvens.

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    É vdd, tbm esqueci!

    ResponderExcluir
  3. Onde posso ver agora Los Fuertes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii, Marquinho. Agora, acho que só no Chile. Que eu saiba, o filme não está em nenhuma plataforma de streaming.

      Excluir
  4. Excelentes dicas de filmes Tony irei assisti-los,gostaria de indicar um filme curta-metragem aqui no seu blog,apesar de ter sérias dúvidas sobre o fato de vc nunca ter assistido,tão cinéfilo que é,esse curta foi filmado nos anos 80 curiosamente lá no Rio Grande do Sul,justamente onde ocorreu no último fim de semana a selvageria no Carrefour,o diretor é o Jorge Furtado que admiro bastante,assisti outro curta excelente dirigido por ele nos anos 80 que foi ´´Ilha das Flores´´ super permidado,tbm gostei muito de ´´O Homem que Copiava´´ ´´Tolerância´´ ´´Saneamento Básico´´ ´´ Meu Tio Matou Um Cara ´´ ,ele dirige super bem tanto dramas como comédias,admiro muito esse cineasta https://www.youtube.com/watch?v=iqbsWyGYtgU esse curta é O Dia em que Dorival encarou a guarda,filmado em 1986 quando a ditadura tinha terminado somente há um ano atrás e mostra um preso negro revoltado por não ter sido concedida a autorização para ele tomar banho e sem nenhuma justificativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi tanto ˜Ilha das Flores". como "Dorival"no cinema, muitos anos atrás.

      Excluir
  5. Uma dúvida. Já está pagando mais caro pelos diversos streamings do que pagava (ou paga) pela TV a cabo?

    ResponderExcluir
  6. LOS FUERTES JÁ ESTAVA DISPONIVEL NA INTERNET ANTES DO FESTIVAL, OS BOYS SAO BONITOS, MAS ASSISTI POR CAUSA DAS PAISAGENS DA PATAGONIA, MAS AS IMAGENS DO FILME SAO TIMIDAS.

    ResponderExcluir