segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O HOMEM DESPENCOU

Celso Russomanno cometeu a maior cagada de sua vida. Convidado a ser o vice na chapa de Bruno Covas, decidiu na última hora se candidatar a prefeito. Achou que o apoio explícito do Biroliro o ajudaria a manter a liderança nas pesquisas, onde sempre larga nas disputas eleitorais. Quando começou a despencar, errou de novo: dobrou a presença do Despreparado em sua campanha, e desatou a falar em Deus, pátria e família. Amargou um humilhante quarto lugar, com apenas 10% dos votos válidos - seu pior resultado nas três vezes em que concorreu à Prefeitura de São Paulo. Acredito que Russomanno iria perder de qualquer jeito, mas sua aliança como o Bozo tingiu sua derrota com tons de humilhação. Daqui em diante, deve se ater ao Legislativo, pois confirmou a fama de "cavalo paraguaio". É um baita alívio. SP escapou, mais uma vez, de se tornar um puxadinho da Igreja Universal, e levou para o segundo turno os dois sujeitos mais decentes na disputa, Covas e Boulos. Votei nesse último e pretendo votar novamente, mas não fico triste se o Covas ganhar. O maior defeito do tucano é seu vice, envolvido num escândalo de corrupção, acusado de violência doméstica e inimigo da imaginária ideologia de gênero. Já a vice de Boulos, Luiza Erundina, é a mulher mais íntegra da face da Terra. Mas, atenção: votar no PSOL não quer dizer que eu me bandeei para a esquerda. Também é um voto tático. Eu quero que o PT se enfraqueça ainda mais e perceba que com Lula não dá. Ontem o Brasil fez uma escolha fácil.

Quem despencou também, é óbvio, foi o Mijair. Além de afundar Russomanno na capital paulista, o Despreparado colecionou derrotas do Oiapoque ao Chuí. No Rio, viu o Zero-Três perder um terço de seus eleitores e sua ex-mulher Rogéria receber pífios dois mil votos. Em Angra dos Reis, a Wal do Açaí foi a 84a. mais votada. Dos 44 candidatos a vereador que o Pandemito apoiou, 33 já estão fora da disputa. Nas capitais, só dois ou três de seus apaniguados chegaram ao segundo turno, e menos ainda têm chances de vencer. Assim como nos EUA, a má gestão da pandemia e o destrambelhamento verbal também cobraram seu preço nas urnas. Coronaro perdeu sua aura de invencibilidade. Mas será que vai aprender alguma coisa? Dããã, é claro que não. Ele já está cantando uma vitória inexistente, atacando as urnas eletrônicas e, nos bastidores, atiçando o Gabinete do Ódio a pisar no acelerador. Que acelere. Tem mais paredes logo adiante.

31 comentários:

  1. 1-"Já a vice de Covas, Luiza Erundina", não seria "Já a vice de Boulos..."
    2-"votar no PSOL não quer dizer que eu me bandeei para a extrema-esquerda. Também é um voto tático. Eu quero que o PT se enfraqueça ainda mais e perceba que com Lula não dá" Que bom que vai votar no PSOL segundo turno tbm, pq muitos votaram "taticamente" pra votar no Covas no segundo turno. Mas eu alerto, mesmo sendo fã do PSOL: seu voto vai ser lido como dando apoio a um candidato que curte o Lula, então a frase "que com Lula não dá" não será lida dessa forma pelo partido.
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Boulos curte o Lula e o Lula curte o Boulos. Só que MILHÓES de pessoas não curtem mais o Lula, e se o PT insistir nele (vai insistir, claro), aumentam as chances do Bozo se reeleger.

      Já corrigi o vice da Erundina.

      Excluir
    2. Concordo contigo, Tony.

      Excluir
    3. Só a psiquiatria para explicar alguém contrapor Bolsonaro à Lula.

      Excluir
    4. Entendo também que Lula deva ceder espaço para outros nomes, mas a análise sobre o PT... não é do partido o vereador mais votado da cidade? Aliás repetindo a velha dicotomia paulistana de PT e PSDB, os partidos com mais vereadores eleitos em São Paulo. A gente fica muito nas eleições majoritárias, mas é bom olhar também as eleições legislativas.

      Excluir
    5. De fato, o PT foi o partido que elegeu mais vereadores em SP. E provavelmente teria chegado mais longe do que o humilhante sexto lugar de Jilmar Tatto se Suplicy tivesse concorrido a prefeito (mas duvido que se elegesse).

      Mas, nas eleições majoritárias, Lula está se provando mais um fardo do que um trunfo. Enquanto isso, o PSOL está crescendo (e rejuvenescendo a esquerda).

      Excluir
    6. Você não gosta de Lula, tudo ok. Todos os processos que correm contra ele estão viciados (no fundo você sabe disso). O PT não tem motivos para esconder Lula, que deixou o governo com 87% de aprovação. Já o PSDB esconde FHC...

      Excluir
    7. Sim, os processos estão viciados. Isto não quer dizer que Lula seja inocente.

      FHC é o primeiro a se esconder. Desde que deixou a presidência, ele nunca mais quis se candidatar a nada. Já o Lula adotaria se eternizar no poder, feito um Fidel Castro.

      Excluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Estou todo orgulhoso do meu voto...
    Não tenho tanta certeza assim que Lula é cachorro morto e nem a direita pois do contrário já teria metido na cadeia "malas de dinheiro a ser entregue, apartamentos com milhões e alguém que se possa matar depois". O lula não precisa ter pressa, se pega um microfone nacional todos esses bandidos protegidos caem, até o Fernando Henrique que seria o mais "civilizado" desses todos. Por enquanto se contentem com o prêmio que ganharam, Jair Bolsonaro, com as patifarias da temporada de Lula em Curitiba. "A verdade mesmo depois de morta continua viva" rs
    A história cobra todos os homens e sempre haverá a porta dos fundos para entrar e para sair.
    A voz do vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula precisa ter pressa, sim. Como todos nós, ele também não está ficando mais jovem.

      Excluir
    2. Oh the sad truth, no one’s getting any younger.

      Excluir
    3. Anon12:43
      O Mio Babbino Caro
      And nothing' gainst time's scythe can make defence
      Save breed, to brave him when he takes thee hence.
      (WS)

      Excluir
  3. Russomanno foi convidado pra ser vice do Covas? Não sabia disso. Acho que a maior parte dos eleitores também não. Se for fato, a campanha do Boulos deveria focar nisso com força. Eu mesmo, só de saber disso, peguei ranço do Covas.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre o seu antipetismo sempre em evidência.

    O que esperar de alguém que apoiou o golpe na Dilma e que considera o FHC o melhor presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos anos você tem, Gabriel?? Você viveu os anos de hiperinflação? Eu vivi, e foi um horror.

      Foi FHC que acabou com ela, quando era ministro da Economia do Itamar. Por isto, foi eleito (e reeleito) em primeiro turno, façanha que o PT jamais conseguiu.

      Ah, sim, e o PT votou CONTRA o Plano Real. E depois Lula colheu os frutos, pelo menos até o meio do segundo mandato.

      Eu não apoiei golpe nenhum contra a Dilma. Achava ela péssima presidente, isso sim (não é a mesma coisa, veja bem). Mas Biroliro consegue ser MUITO pior.

      Excluir
    2. FHC era o ministro da economia, mas não criou o Plano Real e você sabe Tony. E o PT votou contra pois não havia garantia nenhuma que iria funcionar e nunca negou isso. Foi só se Reeleger em 1998, que em janeiro de 1999 o real perdeu valor e foi perdendo durante todo o segundo governo FHC. Lula colheu os frutos? Na eleição de 2002 o dólar estava a mais de R$ 4,00. Lula teve muito trabalho para promover aumento real do salário mínimo. É difícil uma pessoa que desde criança passeava na Disney entender o que se se passa no imenso andar de baixo da sociedade brasileira.

      Excluir
    3. FHC nunca disse que foi ele quem criou o plano. Nem economista ele é. Mas foi FHC quem montou a equipe e foi FHC quem explicou o plano à população. O PT votou contra porque votava contra qualquer coisa quando era da oposição, e você sabe disso. Lula manteve tudo do Plano Real quando chegou à presidência. É difícil uma pessoa que não viveu a hiperinflação entender o mal que ela causava a toda a sociedade brasileira, especialmente ao andar de baixo.

      Excluir
  5. É preciso ficar atento a essa conversa de voto no papel. A milícia no poder adoraria reverter para o método de votação antigo, que permite arrastar a disputa por uma semana ou mais, e com isso armar o golpe convocando as pessoas de bem às ruas. Com voto eletrônico não dá tempo de fazer nada disso, pois o resultado sai praticamente na hora (exceto ontem, né?). Vai ter gente contestando resultado na eleição de 2022, sim ou com certeza?

    ResponderExcluir
  6. Morto que deu um jeito de colocar o Lula no texto.

    ResponderExcluir
  7. vc não perde uma oportunidade de destilar seu ódio e antipetismo..eu entendo, tem q se justificar o tempo todo pra tirar o peso da culpa ao apoiar o golpe contra Dilma e eleger o fascista ne? vc não nos engana, é apenas um bolsominion enrustido que sbe escrever...

    ass: SENSATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, SENSATA. Continue chamando de bolsominion qualquer crítico do PT. Essa miopia é típica de quem ainda acredita no Lula. Depois não venha reclamar quando levarem mais uma sova nas urnas.

      Excluir
  8. Pelo jeito você não viu a quantidade de pessoas eleitas pelo PT. Inclusive muitos negros e trans. E Boulos só poderá vencer contando com os votos de petistas. O Partido dos Trabalhadores está mais forte do que você gostaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT foi bem nas legislativas em muitas capitais. Em SP, ainda terá a maior bancada na Câmara de Vereadores. Mas, sabe quantos novos vereadores? NENHUM. Todos veteraníssimos. As novidades vêm todas do PSOL.

      No cômputo geral de prefeituras, o PT ficou em DÉCIMO lugar. Elegeu apenas 170 prefeitos em todo o Brasil, entre 5 mil e tantos municípios. Se isto é ser forte, que bom para você.

      Excluir
  9. Te acho sempre sensato, mas falr de PSOL como extrema esquerda pegou pesado! Fidel e Stalin seriam o quê!? No oposto teríamos que chamar Bolsonaro de extextextextrema direita!? Enfim, pesou a mão. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, tem razão. O PSOL está, em muitos pontos, à esquerda do PT, mas nem por isso chega a ser extrema-esquerda. Vou tirar esse "extrema" do texto.

      Excluir
    2. O PSOL nasceu de uma dissidência do PT infeliz com a virada pro centro que o PT deu logo depois de ganhar em 2002. A ironia é que o PSOL aliviou sim partes do discurso e está sim ocupando o espaço do PT.
      E quem acha que o PT saiu maior do que entrou nas eleições deste ano acho que não deve ter idade pra lembrar como as eleições do ano 2000 foram o prenúncio das de 2002. O PT neste ano está só o osso do que um dia já foi. E olha que eu votei nele todos esses anos.

      Excluir
  10. É sempre muito triste ler o Tony abordando política, pois gostamos dele de seus textos, Porem nos parece que ele tem um senso de dever em sempre ter um mimo à direita e um afronta à esquerda mesmo que tenha que se retratar depois.
    G-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votei no Boulos no primeiro turno e votarei no Boulos no segundo.
      Que afronta ã esquerda!

      Excluir
  11. Paulistanos, elejam o Boulos por favor!
    Se ele for bem como vcs esperam, ótimo! Todos ganhamos.
    Mas, se ele for mal como eu espero, aí ele se queima completamente e vcs poupam o Brasil de ter o Boulos no cenário nacional.
    Se o Lula tivesse sido Prefeito de São Paulo, jamais teria chegado à Presidência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pensamento escroto!

      Vi outro eleitor de Bolsonaro falar a mesma coisa no último finds!!!

      Olha a forma de pensar dessa criatura: se for bom, eu fico jogando pedra, com a minha ciência política de araque (enquanto usufruo desse bom governo: Todos ganhamos!), se for ruim, eu fico repetindo: eu te disse! Eu te disse! - Afinal faço parte da direita iluminada que odeia o PT, e sabe que ele é o único responsável pelas mazelas brasileiras!!!

      De todos os leitores do Tony, vc é de longe o mais escroto, pq vc é COVARDE. Sim, os minions são mais corajosos!

      Excluir
    2. Bruno 21:54
      Poh meu, deixa de ser cara de pau. Achar que tem moral pra ter alguma opinião aqui.
      Todo mundo conhece sua trajetória de Bozo a Bozo.
      Não tem ninguém aqui esperando que Boulos "Vá Bem" em alguma coisa a função dele é desidratar ainda mais o seu Bozo.
      Para de fazer o desentendido que todos sabem quem voce é. E não é flor que se cheire, Direitão Carcomido.
      G-

      Excluir