sexta-feira, 2 de outubro de 2020

PORQUE TORÇO PARA QUE TRUMP MORRA

Donald Trump está com Covid-19. Torço para que o quadro se agrave e ele morra. Nada pessoal. Quer dizer, um pouco. Não consigo emular totalmente o artigo do Hélio Schwatrsman de quase três meses atrás, em que o articulista da Folha torcia pela morte do Biroliro. A existência do Bebê Alaranjado me ofende, e suas ideias me ameaçam. Se ele deixar esse plano, vou festejar. Mas será que ele está mesmo doente? Sei não. Em julho passado, depois de passar meses se recusando a apresentar seus testes, o Edaír de repente se infectou com o coronavírus. Justo no momento em que o Queiroz estava preso e suas chances de impeachment cresciam. O Despreparado saiu de circulação por três semanas e, quando reapareceu, sua popularidade começava a aumentar por causa do auxílio emergencial. Trump pode estar usando tática parecida. Sua participação calamitosa no debate de terça aumentou ainda mais a diferença que o separa de Joe Biden, líder nas pesquisas, e sua declaração em favor dos Proud Boys pegou mal mesmo entre os republicanos. A Covid-19 pode servir para ele faltar aos próximos debates e - quem sabe - angariar alguma simpatia entre seu público-alvo, notório pela falta de compaixão. Eu não tenho a mínima. Torço para que este obeso de 74 anos morra com dores terríveis e seja recebido no inferno pelo próprio Satanás. Seria mais do que justiça poética. Seria justiça, period.

(Antes que uma normalista aponte o dedo, o "porque" do título do post está errado de propósito. Se eu usasse a forma correta para a frase, "por que", o título se quebraria em duas linhas, e eu tenho HORREUR a isto. Outra coisa: não, os Simpsons não previram a morte do Trump. A imagem acima é fake.)

22 comentários:

  1. Quanto ódio no coração Tony! Não dá para incluir alguns brazucas na lista, não? Vai que dá certo! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nunca aprendi a usar as variáveis do "porque", ou melhor, decorei para responder a prova de português na 6 série, e hj só lembro de: por que (pergunta) e porque (resposta)

    Triste! ☹

    Vou comprar minha gramática nova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o truque que aprendi com uma revisora: traduzo a frase para o inglës.

      Se der "why", é por que.

      Se der "because", é porque.

      Quando entram os acentos: sei lá.

      Quando eu for presidente da Academia Brasileira de Letras, vou abolir essas regras e instituir uma grafia única.

      Excluir
    2. Por que, no começo da frase não tem acento. Se for no final, antes da interrogação ou antes de um ponto , tem acento .
      Se significar o busílis, o x da questão, o porquê, é junto e com acento. Chato pra caramba. Tony para para presidente da ABL!

      Excluir
    3. Eu tenho sérios problemas com quem escreve errado. Não falo de typos, de abreviações típicas de internet, de erro de revisão num texto ou de uma vacilada eventual, mas daquelas pessoas que cometem um erro crasso atrás do outro, como “estou a 3 meses sem sair de casa”, “não gosto de está sem fazer nada”. Tenho um conhecido que manda torpedos como “que horas se vai sair?” - levei meses pra entender que esse “se” queria dizer “cê”. E é impressionante a quantidade de gente que se expressa assim, mesmo “engenheiros civis formados”, melhores que os cidadãos comuns. O subjuntivo paulista, então, é uma praga que não vê classe, religião ou suposto nível de instrução. Falar "que eu traga", "que eu venha" ou "que a gente faça" é ainda mais raro do que proferir uma frase com todos os plurais. Você sabe que está em São Paulo quando ouve um "quer que eu venho?", ou um "quer que eu trago?", ou ainda um "quer que joga fora? Eu perco o tesão na mesma hora. E é uma merda.

      Excluir
    4. Por que? = usa-se no início e meio das frases
      Porque = explicação
      O porquê (substantivo) = a causa/ o motivo
      Por quê? = final das frases

      Excluir
    5. Prezada Senhora,
      Lhe entendo todo o seu sofrimento, sua angústia e seu ódio!
      Porém devemos e somos obrigados a levar em conta que dada a origem dessa língua nada mais justo e correto que a mesma se evolva, mude, transforme em uma outra mais condizente ao mundo atual. Chega de tantas regras ignorantes para uma lingua atrasada e medonha!!!
      Mucho thank you a se!

      Excluir
    6. 15:55 Amiga vc vai continuar com seus "sérios problemas" porque essa língua não é Português é uma mistura de tudo que vem formando esse território ou seja: Áfricanos, Europeus, Orientais e Indígenas, portanto se segura aí, daqui há alguns séculos quem sabe teremos uma certa homogeneidade nessa língua.
      Por enquanto vá se contentando com Saramago:"Não há uma língua portuguesa. Há línguas em Português".

      Excluir
  3. "Torço para que este obeso de 72 anos morra com dores terríveis e seja recebido no inferno pelo próprio Satanás." 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Oxi!!!!!!! Acha que vaso feio vai quebrando assim.

    ResponderExcluir
  5. TONY não entendi porque vc disse que a grafia do título estava errada, vc está afirmando algo e não perguntando, estão a grafia está correta . Se vc tivesse colocado um ponto de interrogação ai seria porque separado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentido que eu queria dar era o de "why", não o de "because".

      Mas você tem razão. Não está errado.

      Excluir
    2. Nem sempre por que separado precisa de uma interrogação. Pode ser uma pergunta indireta. No caso do título do post, entendi que cabem os dois, depende do que se quer dizer.

      Excluir
    3. Ele entendeu 15.39 o que eu quis dizer, incrível a sua humildade a Marta Mário quase infartou quando disse a ela em seu blog que cu não tinha acento e que aquilo que ela colocou era um supositório para ela nunca mais esquecer ( regra da minha professora de português) era ficou nervosa e respondeu que o cu dela tinha acento e blá blá blá . O que pensar deste ser, eu achava ela o máximo (vivia falando de suas viagens incríveis de trabalho e tal) e quando foi alertada de um erro de português surtou, admiração zerou ! TOny continue Leve...

      Excluir
    4. Corretor do Cão ... o nome é Marta matui

      Excluir
  6. Linda essa discussão sobre o uso correto do "porque". Valoriza nossa querida língua portuguesa. Estão de parabéns, meninas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um primo que escreve "morrão de inveja". Ele é dentista, e o mundo já pode acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um primo que fala e escreve que “não gosta de se gambar das conquistas”. É arquiteto, e não, não está sendo sarcástico.

      Excluir