terça-feira, 27 de outubro de 2020

FOR MAKE BENEFIT GLORIOUS NATION

Adoro o Borat, mas tem uma coisa nele que sempre me incomodou: a tiração de sarro com o Cazaquistão. Sacha Baron Cohen se aproveitou da nossa ignorãncia generalizada acerca das antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central para criar um personagem que não se parece em nada com um cazaque. Os de verdade são muçulmanos e têm traços orientais. O país, cheio de desertos e montanhas, tampouco evoca a aldeia imunda onde mora o Borat - a locação, aliás, fica na Romênia. O governo do Cazaquistão ficou furioso com o primeiro filme e tentou processar Baron Cohen, mas aí aconteceu uma coisa curiosa: o turismo cresceu, pois nunca se falou tanto de lá no Ocidente. Agora, quando a "fita de cinema subsequente" está causando celeuma, os cazaques aproveitaram a onda para lançar uma nova campanha incentivando viagens para lá. E se apossaram de um dos bordões do Borat, "very nice", para designarem a si mesmos. Uma grande jogada de marketing e um sinal de grandeza de caráter. Wawaweewa!

16 comentários:

  1. O Cazaquistão é um país rico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gás e petróleo. Mas é uma semi-ditadura, com muita desigualdade. Tem bastante pobreza e uma capital planejada cheia de prédios moderníssimos. Terra de contrastes...

      Minha irmã morou dois anos lá, trabalhando na embaixada brasileira.

      Excluir
    2. Tony, Antes que aquele anônimo chegue aqui, dizendo que quer namorar sua irmã tb rsrsrs, quantos irmaos vc tem?

      Excluir
    3. Muitos.

      Três meio-irmãos mais velhos, filhos do primeiro casamento do meu pai (duas irmãs e um irmão).

      Um irmão de pai e mãe, mais novo do que eu.

      E uma não-irmã que faz questão de ser tratada como irmã, filha do segundo casamento da primeira mulher do meu pai (meio-irmã dos meus meio-irmãos).

      Excluir
    4. Hey Tony será que essa sua última irmã pela "Teoria dos seis graus de separação" ou The Oracle of Bacon cruzado com CI e Número de Erdõs, não é minha Irmã Izildinha?
      G-

      Excluir
    5. Qual a idade de seus irmãos? São fofinhos como você?

      Excluir
    6. 72, 69, 67, e dois de 56.

      Ninguém é fofinho como eu.

      Excluir
    7. Tem algum dos seus irmãos homens solteiro/separado ou viúvo?

      Excluir
    8. Não. Todos casados. Com mulher.

      Sou el único maricón

      Excluir
    9. A galera querendo entrar na família do Tony...
      🤣🤣🤣

      Excluir
  2. É o Cazaquistão era tão desconhecido antes do filme que, em 2012, até chegaram a tocar o hino falso do filme, que exalta as lindas prostitutas do país, em eventos esportivos oficiais.


    https://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/03/23/versao-de-borat-do-hino-do-cazaquistao-e-tocada-por-engano-em-premiacao-no-kuwait/

    ResponderExcluir
  3. Acho que faz parte da rota da seda. Deve ser bem bonito. Não imagino como é morar num país desse, tipo pedir uma pizza.

    ResponderExcluir
  4. Putz! Nem pensar em ser gay num lugar assim.

    ResponderExcluir
  5. https://youtu.be/DgTma69p0lA pra quem quer ver vídeos do Casaquistão

    ResponderExcluir