Estamos vivendo a era da atriz-roteirista-showrunner. Mulheres poderosas que criam sitcoms para si mesmas, onde interpretam protagonistas que têm muito de autobiográficas. A onda começou em 2006, quando Tina Fey deixou o elenco do "Saturday Night Live" para estrelar "30 Rock", que ganhou 16 Emmys ao longo de suas sete temporadas. Depois vieram Lena Dunham, com "Girls" (2012) e Phoebe Waller-Bridge, com "Fleabag" (2017). Este ano já temos duas novas integrantes dessa galeria. Uma delas é a britânica de origem ganesa Micaela Coel, que expande os limites do gênero com a incrível "I May Destroy You". Ela faz Arabella, uma escritora em crise criativa que adora sair com os amigos e enfiar um pé na jaca. Depois de uma dessas noitadas, ela meio que se lembra de que foi estuprada. A série discute sexo, assédio, drogas, ambição profissional, carência afetiva e o que é ser negro na Londres de hoje, e nem sempre faz rir. Mas é o programa mais ousado de 2020, e a confirmação de um major talent que chegou para ficar. Vem prêmio por aí.
Outra moça que vem se destacando é a espanhola Leticia Dolera. Em sua série "Vida Perfecta", ela interpreta a obcecada Maria, que já tem todo o futuro caretinha planejado nos mínimos detalhes. Mas as coisas saem de controle quando ela toma uma bala, vai para a festinha de aniversário da sobrinha e transa com um jardineiro. Mais não posso contar, porque cada episódio traz novas surpresas . Maria tem duas irmãs: uma artista lésbica que pega geral, e uma casada que, apesar de feliz com o marido, também está louca para pegar geral. "I May Destroy You" e "Vida Perfecta" estão sendo exibidas pela HBO às segundas, às 23h e às 23h30, o que faz desta noite uma das melhores da semana. A única em que eu gosto de mulher.
Sei que a intenção não era fazer um compilado de series escritas-estreladas-produzidas por mulheres, mas queria deixar aqui registrado como indicação extra, que Insecure (HBO, 2016-atualmente) também pertence a essa categoria graças à Issa Rae. A fotografia da serie é uma aula di como iluminar corpos negros diante das cameras.
ResponderExcluirHBO Max é assistível no Brazil? (Perdoe a ignorância)
ResponderExcluirE sobre o bafafá envolvendo a Ellen Degeneres, cê vai comentar algo aqui no blog?
ResponderExcluirO Mio Babbino Caro
ResponderExcluir"A única noite que eu gosto de mulher". Elas fazem questão de não nos entender quando dizemos coisas desse tipo.