domingo, 2 de agosto de 2020

ALMAS EM CHAMAS

Ao contrário da Netflix, que eu consigo ver na TV, a Amazon Prime Video só pega no meu computador. Isso me faz perder alguns programas de lá, ou assistir com algum atraso. Foi só esta semana, dois meses depois da estreia, que eu me entreguei a "Little Fires Everywhere", uma das melhores minisséries do ano. No livro de Celeste Ng, a raça de Mia Warren, feita por Kerry Washington, não é citada. Mas o fato dela ser negra na TV acrescenta camadas ao embate entre Mia e Elena Richardson, a personagem da também produtora Reese Witherspoon. A primeira é uma artista nômade, que arrasta a filha única de cidade em cidade, sem nunca passar muito tempo no mesmo lugar. A outra é uma versão extrema da Madeline de "Big Little Lies", também encarnada por Reese: a dona-de-casa perfeita, tensa a mais não poder, que transforma a vida da família num inferno. Dois estilos de vida contrastantes, que entram em rota de colisão quando o racismo estrutural entra na equação. Elena se acha muito liberal, mas é do tipo que faz questão de mencionar sua suposta bacanice a qualquer negro que lhe passe pela frente. Já Mia obrigou a filha a uma vida de desconforto e amigos cambiantes, e só aos poucos vamos entendendo por quê. Muitas cenas são aflitivas. Eu fiquei constrangido comigo mesmo ao me flagrar torcendo pelos brancos, meio que no piloto automático. O roteiro é tão bem escrito que faz com que o espectador entenda as motivações de todo mundo, até dos coadjuvantes. Tem um lado folhetinesco, e um outro bem sério que não foge da discussão sobre a desigualdade. Quando terminou, senti minha própria alma reduzida a cinzas.

15 comentários:

  1. Compra o xioami stick tv. Passa a ter todos os app na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer cabo de HDMI faz a transferência do computador para a TV.

      Excluir
    2. a Apple TV 4K é o melhor produto do mercado, tem todos os apps de todos os canais e serviços de streaming
      no site da Vivo está por 1099 o modelo de 64GB, o Emmy premiou duas vezes a Apple por causa da interface simplificada

      o Fire Stick só pega Full HD e vários apps não estão disponíveis por causa da política péssima da Amazon
      se for comprar compre ou o Nvidia Shield se quiser Android ou a Apple TV, você não vai se arrepender

      Excluir
  2. “Ao contrário da Netflix, que eu consigo ver na TV, a Amazon Prime Video só pega no meu computador.”

    Vou aproveitar a deixa e fazer uma pergunta pros universitários. A GloboPlay, de uns tempos pra cá, na minha tv principal, obriga que seja feito novo login a cada vez que o aparelho é ligado, mesmo que fique em stand-by. É só lá que isso acontece. Acontece com mais alguém? Alguém sabe o motivo?

    ResponderExcluir
  3. Da mesma forma que você a Amazon tem deficiência para migrar para a minha TV. Abri uma.conta no celular que não me deu código de transferência que o App da TV solicita. Abri outra conta no notebook e consegui o código, mas as legendas na TV só em húngaro kkkķkkk. Não tem como mudar as legendas, as configurações são fechadas. No fim estou com 2 contas, e nenhuma consigo assistir na TV. Quanto à Globoplay abre direto mas a deficiência é que trava muito o filme para carregar o boot. Enfim, a única perfeita é a Netflix.

    ResponderExcluir
  4. Né por nada não, mas algo me diz que as portas do inferno se abrirão para Lilia Schwarcz, a mesma pessoa que anos atrás incendiou a revista Vogue, ao acusar uma de suas colaboradoras de racismo (por sinal, acho que foi uma acusação injusta), parece que agora apontou sua arma para o lado errado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistiremos ao "Espetáculo das Raças"
      G-

      Excluir
    2. Pois é, as portas do inferno se abriram para Lília, e agora ela já está pedindo desculpas por aí.

      Achei o título da matéria problemático: nos dias de hoje, uma mulher branca não pode dizer que uma mulher negra precisa "aprender" como se combate o racismo.

      Mas isso pode ser coisa da editoria da Folha, que pinça frases do texto para atrair cliques. O texto em si é bastante ponderado, e Lília é uma intelectual de respeito. Mas, como sempre, muita gente mete o pau sem ter lido a matéria, só sua chamada.

      De resto, acho bem complicado uma coisa que tem sido repetida por aí: que só negros podem criticar obras feitas por negros.

      Excluir
    3. Dois judeus são responsáveis por dois "textos aberração" recentes
      primeiro o Helio da Folha com o texto "Pedofilofobia", agora essa senhora
      Judeus sionistas normalmente são tão racistas, eu acho um movimento natural esse micro-racismo vindo daí

      Excluir
  5. Vc deve estar falando da segunda temporada pq a primeira era sobre um atropelamento e muita água com
    Açúcar, chato...chato...

    ResponderExcluir
  6. Prime ainda precisa comer muito feijão com arroz pra chegar a ser um Netflix. Mas como uma mac fag como você não tem Apple TV? Lá tem os apps do Prime Video, GloboPlay…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho Apple TV na TV do quarto, que é velha e tem imagem ruim. Mas meu esposo não deixa passar para a TV da sala, onde temos home theater.

      Excluir
    2. a partir do modelo de quarta geração mudou totalmente
      A Apple TV 4k, modelo de quinta geração tem mais poder de processamento que um Intel i3, isso é realmente impressionante
      o sistema é totalmente diferente, igual a do iPhone, iPad etc
      seu modelo dele ser o velho de segunda ou terceira geração

      Excluir
  7. Respostas
    1. Ganhei um, faz tempo. Tentei instalar várias vezes. Não consegui.

      Excluir