segunda-feira, 8 de junho de 2020

PALPATINE

Quando Biroliro foi eleito, a turma do deixa-disso alegou que o futuro presidente seria controlado por seu entorno militar. Tomados por um elevado sentido de responsabilidade e um extremado amor pela nação, eles conteriam os desmandos do Despreparado. Qual o quê. Um ano e meio depois, já está claríssimo que os milicos da cúpula do governo são iguaizinhos ao Edaír, só com menos sex-appeal para os minions. E o pior de todos é o general Augusto Heleno, que faz as vezes de eminência parda. É ele quem sussurra ideias como o fechamento do Congresso e do STF na orelha de seu suposto chefe. A grosso modo, é o imperador Palpatine, enquanto Coronaro é Darth Vader. Não deveríamos estar surpresos: a biografia do HeleNão é uma tragédia. Ele era assessor do general Sylvio Frota, defenestrado pelo presidente Geisel em 1977 por não querer a abertura do regime militar. Helenículo devia ter a fantasia de que, caso a ditadura durasse para sempre, um dia ele se sentaria na cadeira presencial. Mas aí pintou a democracia, e seus planos foram adiados. Nem bom de batalha ele provou ser: em 2005, chefiou a Minustah, a Missão das Nações Unidas no Haiti, e provocou um aumento da violência e da mortandade de civis naquele país caribenho. É este assassino incompetente quem lidera a conspiração por um golpe de Estado. Pelo jeito, vai ficar na vontade mais uma vez: as manifestações pacíficas só estão começando, e até o Olavo já ameaçou pular fora do Titanic bozoarista. Mas Augusto Heleno vai afundar junto, e rápido.

7 comentários:

  1. Eu ainda acho que Bolsonaro chega forte pra 2022... A galera passa pano pra ele em qqer assunto. Se ele mantiver estes 30%, ele chega num segundo turno facilmente... E daí que o porco torce o rabo: quem estará lá com ele? Moro, Haddad, Ciro, Doria ou Huck?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doria ou Huck ganhariam fácil. Haddad, talvez, se ele esquecer o Lula ou sair do PT, o que é improvável. Moro e Ciro sem chance, na minha humilde opinião.

      Excluir
    2. Os 30% do Bozo já viraram 25%. E logo viram 20%. Bozo vai derretendo aos poucos

      Excluir
    3. 16:13 Imaginar que Dória ganharia fácil de Bolsonaro é sintoma de estar imerso numa bolha criada por certa mídia. Isso facilita demais o caminho da reeleição. A verdade é: o Bolsonaro só não se reelege se não radicalizar.

      Excluir
  2. Excelente comentário! Mas achei injusto comparar o Imperador Palpatine com esse Gen. Heleno, pois o primeiro foi inteligente e habilidoso em manipular o Senado Intergalático e conquistar o poder através do voto. Já o segundo, parece um velho gagá com problema de incontinência.

    ResponderExcluir
  3. "E assim se mata a democracia: com uma salva de palmas..."

    Juro que me arrepiei quando ouvi essas palavras pela primeira vez na boca da Senadora Padmé Amidala, personagem de Natalie Portman na saga, há muitos anos. Era uma votação legítima no senado que selaria um golpe de estado. Até aquele momento, a noção que eu tinha de golpe era de tanques nas ruas, nunca uma votação com aval de parte da sociedade. Era uma ficção, e naquela ocasião eu jamais pensaria que chegaríamos perto de algo parecido acontecer em 2020 depois de tudo o já aconteceu na vida real no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Esse daí ta no bico do corvo. E Bolsonaro será morto pelas mortes.

    ResponderExcluir