segunda-feira, 29 de junho de 2020

ORGULHO E PRECONCEITO

Foi maravilhoso ver o Congresso iluminado com as cores do arco-íris neste Dia do Orgulho LGBT+, como se fôssemos um país civilizado. Mas não somos: é incontornável a ironia de que nossos parlamentares jamais aprovaram uma lei que garantisse o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou a adoção de crianças. Quase todos os direitos que nós temos foram assegurados pelos tribunais. Por outro lado, foi acintoso que essas luzes brilhassem justo quando temos o governo mais reacionário desde a ditadura militar. Essas contradições são a cara do Brasil, que tem um pé no século 21 e outro na Idade Média. Gays, lésbicas, trans e companhia estão mais visíveis e presentes do que nunca, e nem os evanjas mais fanáticos assumem que são homofóbicos. Mesmo assim, a violência ainda corre solta, e as redes sociais dão palanque a escrotos de todos os matizes. Por isto, apesar dos avanços no país e no mundo, a luta continua.

9 comentários:

  1. Não! Não! NÃO!

    Just NÃO!!!

    MÁÁÁXIMO no século 19!

    ResponderExcluir
  2. Eu e meu sócio fomos alvos de homofobia em uma live que fizemos recentemente no Instagram. Ambos somos profissionais de saúde e a Live era sobre um tema da nossa especialidade. O Instagram nos respondeu cartorialmente que não poderiam fazer nada porque estão com equipe reduzida em razão da pandemia, e que se nos sentimos agredidos poderíamos bloquear o perfil do autor da violência. A pessoa não fazia parte dos nossos seguidores. Mas não deixamos passar em brancas nuvens, registramos ocorrência policial em uma delegacia especializada em população LGBTQIA+ aqui em BSB, a DECRIN, e tb abrimos uma ação judicial para que a rede social nos informe a identidade do perfil do agressor, e seguiremos com as processos civil e criminal correspondentes. De braços cruzados é que não iremos ficar, sobretudo no mês que celebra mundialmente o Orgulho Gay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito que bem! É assim que tem que ser.
      Que dê tudo certo no processo.

      Excluir
    2. Parabéns pela decisão de seguir em frente. Todos nós que já passamos e continuamos passando por tais ofensas agradecemos. Quanto ao Instagram lavar as mãos, a resposta já vem vindo de fora com o boicote das grandes empresas.

      Excluir
  3. É bom lembrar que a proposta de iluminar o Congresso assim foi do primeiro senador assumido da nossa história, Fabiano Contarato. Existe trevas no Brasil, mas existe luz também. Um dia O Congresso terá mais gays e mais lésbicas no comando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assumidos, você quer dizer. N.

      Excluir
    2. Obrigado, N, por me corrigir em algo que já está no meu post. AS 3 da manhã. Vc não faz nada de relevante na vida?

      Excluir
    3. O fato de você adjetivar Contarato como assumido não necessariamente alcança o “Um dia O Congresso terá mais gays e mais lésbicas no comando”. Já tivemos e temos gays e lésbicas no comando - apenas não são/eram assumidos.

      De resto, sua reação tola, tergiversando sobre o horário do meu post, fala apenas sobre você. E não fala bem. Melhoras. N.

      Excluir
    4. Não eram assumidos e não ajudaram em NADA o movimento gay brasileiro.

      É um HORROR o CUrrículo de direitos gays conquistados no Congresso - CHEIO de "líderes" enrustidos e NÃO COMPROMETIDOS.

      Excluir