quinta-feira, 25 de junho de 2020

NÃO VAI SER ÁGUA

Em 1985, fui visitar um amigo brasileiro que morava em Boston, onde fazia pós-graduação. Ele havia acabado de se mudar para um novo apartamento e precisava instalar telefone. Ligou para duas companhias, fez orçamentos, escolheu a mais barata e pronto: no dia seguinte, o telefone já estava instalado. Eu fiquei boquiaberto. No Brasil daquela época, toda a telefonia era estatizada, e esperava-se anos por uma linha. Tão caras que eram consideradas bens duráveis, que precisavam ser declarados ao fisco. Isto começou a mudar na década de 1990, com a privatização e a concorrência. É por isto que, a princípio - A PRINCÍPIO - não sou contrário à privatização do fornecimento de água e esgoto. Só que o assunto é complexo demais para um simples contra ou a favor. Diversas cidades ao redor do mundo que haviam privatizado o serviço agora estão reestatizando-o. A iniciativa privada pode ser tão corrupta quanto os funcionários públicos, e não faltam exemplos trágicos de má gestão e roubalheira. Por um lado, acho ingênuo achar que o Estado brasileiro tem condições de levar saneamento básico para toda a população: não levou até hoje e, quando leva, vai junto a geosmina. Mas é mais ingênuo ainda confiar no capitalismo desregulado. O ultraliberalismo de Paulo Guedes já saiu de moda no resto do mundo, porque gera ainda mais desigualdade e desequilíbrio social. Portanto, não há solução simples à vista. O que há é a eterna vigilância: pressionar políticos e empresas, porque só assim eles andam na linha. Coragem, porque não vai ser água.

18 comentários:

  1. Excelente texto bem equilibrado Tony,penso de forma parecida,não confio nem nesse ultraliberalismo que afirma que a iniciativa privada é a solução de tudo e irá levar esgoto para as pessoas mais pobres,eles argumentam que a privatização das estatais de telefonia facilitou o acesso aos telefones,inclusive os celulares disso não posso falar porque era criança na época nem lembro dessa história,por outro lado tampouco concordo com o estatismo fanático da esquerda,simpatizo mais com a social democracia dos países nórdicos que equilibra bem livre mercado e welfare state,lá não há grandes diferenças de classe social entre as pessoas

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    É bem isso!
    O problema de saneamento Básico no Brasil foge a qualquer explicação racional além de ser uma ofensa a memória de nossos grandes sanitáristas como Saturnino Brito e os Irmãos Rebouças.

    ResponderExcluir
  3. E o povo tem saudade da Ditadura! Onde uma linha telofônica era o preço de um carro - e o suborno para furar fila era ENORME!!

    PALHAÇADA DE GENTE QUE GOSTA DE LAMBER BOTAS DE MILICOS!

    Não era NADA bom! NADA!!

    ResponderExcluir
  4. A internet vem se tornando um serviço cada vez mais fudamental e essencial. Será que vão começar a estatizar os provedores de internet no futuro?

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a privatização não dá certo principalmente quando se privatiza mantendo-se o monopólio. Tipo o que foi feito na distribuição elétrica. No caso das telefônicas, agora, não é mais assim. Já pensou qual seria a qualidade do speedy se ainda a única opção de internet fosse o speedy???

    ResponderExcluir
  6. Tony como você é bobo e ingênuo! Eles querem pegar o aquarifero do Guarani ! Acorda! Já pegaram aliás, pergunta pro Daniel Dantas sobre a privatização das teles,burro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem por aí... Ou se finge de bobo.

      Vai lá saber se ele não é que nem o pessoal do QAnon acusa as celebridades americanas de serem TODAS "bonitinhas mas ordinárias"... Fazem de sonsos e bonzinhos com a gente mas a noite em vez de matar galinha na encruzilhada estão comendo corações de criancinhas na ESCURIDÃO da NOITE MACABRA ESTILO ZÉ DO CAIXÃO!!!

      Excluir
  7. Bons tempos... Onde eu trocava 3 linhas de telefone por uma carro...

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendo como há tanta satanização de estatais no Brasil. Tem coisas que não dá para confiar a iniciativa privada. Nosso pré sal foi “privatizado” e comprado por estatais norueguesas e chinesas. Petróleo é estratégico. Educação, Saúde e Segurança são sensíveis e estratégicos... Cingapura, primeiro lugar em liberdade econômica, tem dúzias e dúzias de estatais em setores sensíveis e estratégicos. Até o sistema habitacional em Singapura he estatizado, por isso não há favelas no país. E mesmo assim Cingapura segue em primeiro lugar em liberdade econômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja porque as estatais daqui, ao contrário bdas de Cingapura, são ineficientes e poços de corrupção.

      Excluir
    2. Há tanta ou mais corrupção em empresas privadas do que em públicas. Na verdade corrupção no capitalismo global é a regra e faz parte do jogo, já se espera que empresas privadas corrompam, espiem, copiem, adulterem, enganem, soneguem, burlem, trafiquem, fraudem etc... mas curiosamente o moralismo brasileiro foi adestrado pela mídia a só incomodar se a empresa for pública.

      Excluir
    3. Quem age como adestrado e fica só repetindo sempre gritos de ordem bobos é vc. Pense nisso... Empresas privadas também podem ser corruptas. Muitas realmente são. Mas tb costumam fazer o serviço que se propõem a fazer. Muitas estatais, no melhor bdos casos, só servem de cabide de emprego para afiliados políticos.

      Excluir
    4. Porque as (extremas?) direita e esquerda quando não tem agurmentos apelam para o:"vc está sendo manipulado pela mídia!". Pq será que nenhum dos grandes manipuladores, digi líderes, de direita e de esquerda gosta da mídia??

      Excluir
  9. 500 anos e o Estado até hoje não deu água e esgoto aos brasileiros. E nem vai dar. Privatiza agora, dê-se saneamento e depois estatiza tudo se for o caso.

    ResponderExcluir
  10. Há um problema muito grave em privatizar serviços essenciais como água. A empresa, que quer lucro, não terá interesse em oferecer o serviço em locais pobres e/ou remotos. Eles querem vender onde o consumo é alto, e onde dá mais dinheiro. É como a história dos serviços de transporte público. Se fossem todas da iniciativa privada, não existiriam ônibus em lugares pequenos. Claro que dá para privatizar e colocar uma regulamentação séria em cima para evitar abusos, mas será que vai dar certo aqui? Vão fiscalizar e multar direitinho? Não vai ter corrupção? Tipo aquela companhia de celular privada, que todo dia arruma um novo jeito de me roubar mais alguns trocados. De mim e de todos os milhões de clientes que tem no país inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na privatização das teles elas em tese eram obrigadas a ampliar e manter o serviço mesmo em regiões sem lucro. Assim como teriam que manter orelhões, etc. Deixaram a desejar nisso? Provavelmente sim. Faltou então fiscalização do Estado. Mas se o Estado não presta pra fazer, nem presta pra fiscalizar, probably we should all be praying for time. No frigir dos ovos eu ainda prefiro ter disponível uma linha de telefone fixo cujo número nem sei e à qual não há qualquer aparelho conectado, apenas por ser escravo de um combo, do que ter dinheiro (e era muito caro!) mas não conseguir comprar uma linha telefônica, pois simplesmente não existia. N.

      Excluir
    2. Eu consigo sinal da vivo e outras operadoras nos confins de São Martinho da Serra no Rio Grande do Sul. Se essas empresas fossem estatais mal haveria sinal em Porto Alegre.

      Excluir
  11. Só para atualizar, Tony. Há indícios de que a causadora do cheiro e gosto nas águas do Rio não era geosmina, mas esgoto doméstico e industrial mesmo. Pior do que a encomenda...

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/06/04/cheiro-e-gosto-ruins-na-agua-do-rj-nao-foram-causados-pela-geosmina-segundo-analises-da-ufrj.ghtml

    ResponderExcluir