domingo, 28 de junho de 2020

DEVIL IN AMERICA


Estamos comemorando desde ontem aqui em casa o Dia do Orgulho LGBT+. Pela televisão, é claro... Um ponto alto foi uma maratona da segunda temporada de "Pose", lançada há um ano nos EUA e que ainda não tínhamos visto. Outro foi o documentário "Bully. Covarde. Vítima. A História de Roy Cohn", da HBO. Quem viu "Angels in America", a peça ou a minissérie, deve se lembrar do cara: um advogado inescrupuloso, ligado à máfia e aos poderosos, que foi forçado a sair do armário quando contraiu AIDS. Roy Cohn entrou para a história como sinônimo do mal absoluto, do egoísmo carreirista, da falta de caráter em estado puro. Mesmo ganhando fortunas de seus clientes, ele saía de restaurantes sem pagar, ou comprava obras de arte e enrolava os vendedores. Também dava festas regadas a cocaína no Studio 54 (era advogado dos donos) e, mais para o fim da vida, desfilava com com cinco michês em cada braço por Provincetown. um balneário que foi tomado pelas gueis nos anos 80. Cohn adquiriu notoriedade antes dos 30 anos, ao fazer parte do time de promotores que mandou Julius e Ethel Rosenberg para a cadeira elétrica, acusados de terem passado os segredos da bomba atômica para a União Soviética. O filme é dirigido pela neta do casal, Ivy Meeropol, e nem por isto é um ataque de ódio a essa figura nefasta (não que ele não merecesse). Sim, Roy Cohn também foi uma vítima de seu tempo. Mas, enquanto outros se rebelaram, ele ajudou a preservar a homofobia estrutural que nos aflige até hoje. Tampouco foi o único. Tá cheio de Roy Cohn por aí até hoje.

11 comentários:

  1. Era sinônimo do mal absoluto, do egoísmo carreirista e da falta de caráter antes do Bozo, vc quer dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evil absoluto em termos de gangsters maçônicos mundiais o brasileiro é um bandido de favela!

      Sendo Bolsonaro ou qualquer outro.

      NEM SE COMPARA!!

      Excluir
  2. Ainda vão descobrir muita brotheragem do excrementíssimo presidente.

    ResponderExcluir
  3. Onde vc viu a segunda temporada de pose? Já tem no Netflix?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Netflix, Amazon Prime, Disney+, Holu, Kanopy, Fox Premium, HBO, GloboPay, Telecine e muitos mais. São tantos! Cada um com os seus conteúdos exclusivos... Poxa! Alguém não quer reuni-los num só lugar??? Tipo a caída em desuso TV a cabo. Seria tão mais fácil.

      Excluir
  4. Ahh, Province Town, que saudades...Lugar baphonico, e curiosamente, o local onde os peregrinos do May Flower puseram os pés pela primeira vez na América... Se aqueles puritanos pudessem imaginar o que a local se tornaria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o john que bancou sua viagem querida???

      (Coudn't resist!!)

      Excluir
    2. Posso pagar minhas trips, mono. Sem vocação pra michê, mas nada contra quem seja e quem os contrate. Vive-se do jeito que dá...

      Excluir
    3. É por que lá, errrr, DÁ muitos!

      Excluir
  5. Então o Sérgio Moro é o Roy Cohn do nosso tempo, e aqueles que inventaram o Sérgio Moro, gente que trabalha no aparato de repressão e em uma sessão de brainstorm tiveram essa bela idéia de tirar a esquerda do poder criando a figura de um herói, usando táticas publicitárias, grampeando o país inteiro e agitando protestos com muitos protestantes sendo pagos para serem violentos. QUEM SAO ESSAS PESSOAS, vamos um dia saber? será que essas vão pagar o merecido preço pelos assassinatos, pelas vidas destruídas? Pelo dano irreparável a amazonia, a destruição de todo um futuro. Queremos esses Roy Cohns na cadeia.

    ResponderExcluir