quinta-feira, 7 de maio de 2020

SAPORI ORIUNDI


Já que tão cedo ninguém vai viajar para valer, o jeito é viajar pelas séries. Nos últimos dias andei pela Itália, país onde se passam "My Brilliant Friend" e boa parte de "The New Pope". Esta última é uma espécie de segunda temporada de "The Young Pope", exibida três anos atrás. E, ouso dizer, melhor, porque mais cínica e divertida. Paolo Sorrentino, um dos meus diretores favoritos, abusa ainda mais da música pop e dos enquadramentos luxuosos. John Malkovich está uma pândega como um nobre inglês que usa guyliner e se faz de rogado para assumir o Trono de São Pedro, no lugar do jovem papa (Jude Law), que segue em coma depois de um infarto. A trama desanda um pouco do meio para o fim, mas a opulência visual, o corpão do Jude e as piadas para cima do Vaticano seguraram o meu interesse.


Também gostei mais da segunda temporada de "My Brilliant Friend" do que da primeira, apesar de me irritar muito com essa mania da HBO de dar nome em inglês até para suas séries italianas. Eu comecei a ler "A Amiga Genial" alguns anos atrás, mas larguei no meio: a relação entre Lila e Lenù não me pegou de jeito, talvez por eu não ser menina. Mas na TV ficou claríssimo o drama das duas, que tentam usar a inteligência e a paixão pelos livros para escapar de uma vida medíocre em um subúrbio de Nápoles. As atrizes Margherita Mazzucco e Gaia Girace estão ótimas, as paisagens de Ischia são lindíssimas e a trilha sonora, além de sucessos italianos da década de 1960, ainda conta com temas instrumentais de Max Richter, um compositor erudito contemporâneo que eu ainda não conhecia. Recomendo vivamente seu álbum "Recomposed", onde ele desfaz e reconstrói "As Quatro Estações" de Vivaldi. Disponível no YouTube e nas boas plataformas do ramo.

2 comentários:

  1. Tony, descobri o seriado americano Transparent você já assistiu ou já ouviu falar? De um sessentão que fez a mesma coisa que o Laerte, nosso querido artista? Estou apaixonado!!!!

    Amei as dicas novamente!

    ResponderExcluir