quinta-feira, 28 de maio de 2020

A PROFETISA NEGRA


"Harriet" deveria ter entrado em cartaz no Brasil em fevereiro, aproveitando que sua protagonista Cynthia Erivo estava indicada ao Oscar. Aí alguém achou que ele se perderia no meio de outros títulos mais badalados, e a estreia foi transferida para abril. Então pintou a quarentena, e o filme chegou por aqui direto no sob demanda. A tela da TV talvez não faça justiça a uma história tão épica, mas o fato é que a direção de Kasi Lemmons não tem brilho. Ela desperdiça cenas impactantes, e não consegue dar nuance alguma a uma personagem que deve ter sido complexa. Harriet Tubman foi uma das maiores heroínas do movimento abolicionista americano. Ajudou sozinha dezenas de escravos a fugir do sul para o norte, onde podiam ser livres. Também comandou tropas na Guerra Civil. Claro que era durona e determinada, mas sua cinebio não mostra nada além disso. Apenas que ela falava diretamente com Deus, que lhe sussurrava os caminhos certos a seguir, e que conseguia prever o futuro. Cynthia Erivo, uma atriz de muitos recursos, se sai bem com esse papel tão sem nuances, e o filme não tem enrolação. Mas fiquei com a sensação de que essa história real não teve o tratamento que merecia.

3 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    A história de Harriet 'Moisés' Tubman é tão marcante que acabei não atentando para os fatos que vc chama a atenção e concordo. Isso impedi que o filme se torne um épico à altura de sua personagem mas não por isso deixa de ser um bom filme.

    ResponderExcluir
  2. A escravidão arrumou uma forma de renascer através da vigilância em massa e carta branca pra polícia secreta perseguir os inimigos da elite vagabunda, tivemos um ex presidente preso sem provas uma vereadora assassinada sem disfarces e um avião que caiu sem motivos, tudo isso pra direitos trabalhistas serem destruídos sem problema salários pararem de crescer acima da inflação, cortarem investimento em educação retirarem o futuro das pessoas e à população negra continuar sendo exterminada. Eu fui perseguida por essa gente por pensar diferente, mais escravidão que isso não existe. Lá é cá a mesma coisa. Living people living wages abaixo disso é escravidão e é o que temos aqui ESCRAVIDÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ex Presidente preso sem prova...É proibido essas afirmacões por essas bandas, aliás tudo o que vc disse é uma ofensa para o ouvido da DEFU. A TERRA É PLANA E O jAIR JÁ DEU SEU ULTIMATO. o Pt JÁ ERA ISSO QUE IMPORTA. o PREÇO ORA O PREÇO. sou ryca, branca e loka.
      G3

      Excluir