quinta-feira, 9 de abril de 2020

OUTROS CASAMENTOS E OUTRO FUNERAL


"Quatro Casamentos e um Funeral" talvez seja a segunda melhor comédia romântica de todos os tempos (a primeira é "Harry e Sally"). O filme de 1994 tinha Hugh Grant e Andie MacDowell no auge da formosura, piadas ótimas do mais seco humor britânico e aquele poema de W. H. Auden que me faz lacrimejar só de lembrar a primeira estrofe: stop all the clocks, cut off the telephone... Então, porque refazer essa pequena obra-prima? Acontece que a minissérie "Four Weddings and a Funeral" não é um remake. É uma outra história, cujo único ponto em comum com a original é o fato de ter, aham, quatro casamentos e um funeral. A protagonista agora é uma mulher: Nathalie Emmanuel, a Missandei de "Game of Thrones". E o desenrolar dos episódios faz uma força imensa para ser um novo "Friends", com um grupo de amigos onde todos transam com todos. A diversidade do elenco é louvável, mas às vezes soa forçada como um anúncio da Benetton. Da metade para o fim, os roteiristas se deram conta de que faltava uma subtrama gay, e eis que surge não só um casal birracial como de idades muito diferentes. Às vezes, parece que é mais importante levantar bandeiras do que fazer rir. Ah, mas quer saber? Um bando de gente linda cujo único problema é a vida amorosa, flanando de festa em festa por uma Londres de sonho, é justo o que eu precisava para esquecer da pandemia e do Pandemito.

2 comentários:

  1. Chato para caramba quando vc assiste algo que poderia ser super legal, mas a galera parece estar mais preocupada com falsa lacração!

    Pena que aconteça também com os ingleses, que conseguem arrasar sem forçar a barra, vide o próprio filme "4 casamentos..." e sex education.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais “representividade”, mais backlash nas ruas. Tomo porrada no trem pela lacração que os protegidos fazem em seus aconchegos.

    PS: não estou sugerindo parar com as demonstrações de diversidade. Mas se coloque no debate o impacto disso tudo no viado pobre. E sem simplismo.

    ResponderExcluir