segunda-feira, 9 de março de 2020

MARIELLE É DE TODOS NÓS

Eu entendo a revolta de muita gente com o projeto da minissérie sobre Marielle Franco que a Globoplay anunciou na sexta passada. Faltam oportunidades para diretores negros, para roteiristas negros, para artistas negros. Faltam oportunidades para negros, ponto. Agora, partir dessa indignação mais do que justa para desqualificar os envolvidos no projeto é um pouco demais. 

Antonia Pellegrino, a idealizadora da série, era amiga pessoal de Marielle Franco. É casada com Marcelo Freixo, de quem a vereadora morta foi assessora durante anos. Foi uma das primeiras a chegar à cena do crime e tem total apoio da família de Marielle. Está batalhando há tempos para colocar seu projeto em pé: bateu em muitas portas e encontrou na Globoplay a melhor acolhida. 

A Globoplay, por sua vez, é quem deve ter indicado George Moura, que é prata da casa e chefiará a equipe de roteiristas. Moura é autor de vários sucessos e um dos melhores profissionais do ramo no Brasil. Fora que ele ainda não anunciou os membros de seu time: quem disse que não haverá negros nele?

Para completar, é um absurdo o que estão fazendo com José Padilha. Já tem até charge sugerindo que ele fará uma série sobre o "suicídio" de Marielle. A esquerda brasileira simplesmente não o perdoa pela primeira temporada de "O Mecanismo", que ficcionalizava os primeiros anos da Lava-Jato (a segunda teve menos repercussão e foi bem menos criticada). 

Padilha teria cometido o crime de lesa-majestade por não acreditar na inocência de Lula, e de nada adiantou ele admitir, no ano passado, que agora tampouco acredita em Sergio Moro. Acontece que o cara é um dos maiores cineastas do país e um dos poucos que têm entrada em Hollywood. Também é o dono de uma obra consistente e engajada. Para um projeto que sonha em ser exportado para o mundo inteiro, é um nome "high profile", mais do que adequado.

Dizer que Padilha é de extrema-direita é fazer o jogo dessa mesmíssima extrema-direita. Que adora quando exageramos na política identitária. Que deita e rola quando nos perdemos nesse joguinho de acusações e cancelamentos mútuos, quando tínhamos que estar unidos para combater o inimigo comum. 

Marielle deveria nos unir. A luta dela foi muito além da negritude. Ela não é só dos negros, só das lésbicas ou só dos periféricos: é de todos que temos ideais parecidos. Sim, eu também acho que a Marielle é um pouco minha. Pode chamar de apropriação cultural ou do que você quiser. Marielle é nossa e ninguém tasca.

24 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Não estou entendendo mais nada!

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o Padilha ficou com medo da máfia que ele criticou em tropa de elite 2 por isso foi morar em Los Angeles. E tentou agradar essa máfia com o mecanismo vivemos em tempos sombrios cada vez que penso em tudo o que aconteceu o quanto somos estuprados e que a REDE GLOBO ainda existe vontade de chorar

    ResponderExcluir
  3. O Mecanismo era apenas ruim e ponto.

    ResponderExcluir
  4. O sistema de cancelamento criado pela esquerda - para calar quem diverge de seus dogmas - transforma-se em autofagia...

    Quem poderia imaginar, não é mesmo?

    O stalinismo seguiu exatamente o mesmo caminho: primeiro perseguiu os "burgueses" e por fim serviu de instrumento para prender e matar aliados.

    Quem estuda história a vero entende o horror que a esquerda representa. Se bem que a Venezuela é logo ali, ao vivo e a cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não foi exclusividade do Stalinismo, mas comum a todos regimes totalitários, de todos os espectros. Sempre tem uma purga de ex-aliados. Já deu uma lida sobre a Noite dos Longos Punhais da Alemanha nazista logo em 1934? Ou você é desses que diz que nazismo é de esquerda?

      Excluir
    2. 16:09 direita ocidental é:

      1) ou defensora di liberalismo econômico (Adam Smith pra cá);

      2) ou conservadora (tradição judaico-cristã);

      3) ou um mix das duas anteriores.

      O resto é outra coisa.

      Fascismo é terceira via.

      A esquerda costuma classificar a direita como fascista para excluí-la do debate, evitar o confronto de idéias e restringir a democracia a um jogo de cartas marcadas entre centro-esquerda e extrema-esquerda.

      Excluir
    3. Olha a louca de pedra aí gente!!!

      Excluir
    4. HAHAHAHAHA Ser chamado de louco pela Mono é tipo um atestado de sanidade com validade internacional.

      Excluir
  5. A extrema esquerda é tão podre quando a extrema direita. Eles se merecem.

    ResponderExcluir
  6. Poderiam chamar a Petra Costa para dirigir a série. Petra tem sensibilidade poética, é estética , sua fotografia é moderna, e tem honestidade intelectual_democracia em vertigem , ela foi clara isso aqui vai de esquerda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14:35 Petra tem "honestidade intelectual"?

      Em seu documentário, ela falsificou a imagem de dois terroristas mortos pela polícia, apagando digitalmente as armas que estavam na cena do crime.

      Excluir
    2. Segundo ela, as armas foram colocadas lá pela polícia.

      Acho que o erro dela foi não dizer, no filme, que tinha apagado as armas.

      Excluir
  7. Não acho nada absurda a crítica ao José Padilha. Ele foi cínico, sarcástico e irônico quando elogiou o movimento contra a corrupção, que se transformou nesse bolsonarismo doentio. Que colha os frutos e se informe melhor da próxima vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,muita gente boa apoiou e apoia o movimento contra a corrupção e nem por isso virou bolsonarista.

      Você está caindo na dualidade que interessa aos extremos: ou você apoia a luta contra a corrupção e é bolsonarista, ou é contra Biroliro e portanto aceita a corrupção.

      Padilha é como eu: não apoia Biroliro, nem tolera corrupção. Ele não tem NADA desse direitista hidrófobo que a esquerda está pintando. É um cara íntegro e extremamente talentoso.

      Excluir
    2. Aquilo que ele fez na primeira temporada de O Mecanismo não tem nada de integridade e lastreou com o todo Moro se transformando nesse bolsonarismo doentio.

      Excluir
    3. Até PARECE que só o PT é corrupto nesse braZil.

      ENFIARAM AS PANELAS TUDO NO CU!!

      Tipo o que os "consumidores" de "produtos AVANTAJADOS" travestis fazem por aqui na terra da "família tradicional de - SEGURA ESSA!!! - bem brasileira"!

      Excluir
    4. "não tem nada de integridade" Isso mesmo, colocou fala em boca de personagens baseados em pessoas reais q não falaram aquilo na realidade. A crítica é válida sim, se fosse nos EUA a crítica o Tony tava aderindo. Tipo se os negros americanos tivessem reclamando de um diretor branco q iria filmar série de um líder negro e esse diretor ainda tivesse feito filme/série q inflou direita. Além do mais temos Lázaro Ramos q poderia estrar direção!
      Nick

      Excluir
    5. Lázaro Ramos??????????kkkkkkkkkkkk.......o cara
      só quer saber de fazer comédia,tio.

      Excluir
  8. Tá resolvido, toda a corja do Pt é santa pq tinha uma politica mais amavel em relacao aos glbt.Acordem viados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marielle era do PSOL, e o PSOL tem, sim, uma política mais amável em relação ao GLBT.

      Excluir
    2. PSOL 🤮🤮🤮🤮🤮🤮

      Excluir
    3. Este papo de dizer que,se fosse nos EUA....lá também
      existe esta perseguição.Se um negro estiver usando
      camisa branca ou namorar uma branca,vão patrulhar e
      dizer que ele é racista.Mimimimimimi.

      Excluir
  9. O Mio Babbino Caro
    Com tantas mulheres Negras cineastas (confiram insta de Erica Malunguinho) esses caras caírem nessa vala comum de "so white" demorô pra colocar o pé no Séc XXI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora na Folha ele vem com o papo de q é vítima das críticas. Tem a pachorra de se comparar a Malcom X. Esse pessoal adora uma auto crítica dos OUTROS!
      Nick

      Excluir