quinta-feira, 12 de março de 2020

BOM DIA, PANDEMIA

Nunca passei por nada parecido. Sobrevivi à expansão da AIDS nas décadas de 80 e 90, que levou embora tantos amigos e conhecidos. Passei incólume pelos surtos de gripe do século 21, como a suína e a aviária. Mas uma pandemia para valer, com certificado da OMS, é a primeira vez. É difícil saber como reagir. O pânico é um exagero que deve ser evitado, mas é preciso levar o risco a sério. Meu maior medo é servir de vetor do coronavírus para minha mãe, que tem 83 anos, é diabética e quase não sai de casa. Também estou pasmo com os cancelamentos em série: depois do SXSW, do MipTV e do campeonato da NBA, agora temo pelo Eurovision. Já temos uma celebridade infectada, Tom Hanks, e outras devem surgir em breve. Enquanto isso, a extrema-direita reage com fake news e a incompetência de sempre. Trump anunciou ontem o banimento de voos da Europa para os Estados Unidos, menos do Reino Unido e da Irlanda: galera, isso é racismo mal-disfarçado. O Bebê Laranja também disse que a pandemia reforça a necessidade do muro na fronteira com o México, um país muito menos afetado do que os EUA. Um dos primeiros sintomas do coronavírus é a xenofobia, como bem explica Contardo Calligaris em sua coluna de hoje. Enquanto isto, aqui no Brasil, Biroliro insiste que tudo não passa de fantasia, temendo que as manifestações a seu favor convocadas para domingo se esvaziem. Vai ser engraçado quando um monte de minions cair doente - será que vão culpar o governo que permitiu a passeata, como o partido Vox fez na Espanha? Eis o lado bom da pandemia. Ela desmascara o despreparo e a arrogância dos líderes populistas. Quando esta onda passar, quero só ver quantos terão sobrevivido.

23 comentários:

  1. Engraçado é o bozo cancelar a viagem para o nordeste hoje "para evitar aglomerações" enquanto continua mandando o gado para as ruas no domingo.

    Mas de engraçado isso não tem nada, claro. Se eles pegarem, vamos pegar também. :(

    ResponderExcluir
  2. Quando o Trump proibiu viagens vindas do Catar, era obviamente a Qatar Airways que ele tava querendo prejudicar.

    ResponderExcluir
  3. Bibas cuidar o sistema imunológico com uma boa alimentação e suplementos vitaminicos.

    E tu Antony evitar visitar idosos de forma inecessaria e quando o fizer , tomar banho antes, dos pés a cabeça e usar máscaras e luvas. A saude da mamãe agradesce

    ResponderExcluir
  4. Mas o corona foi feito no porão da casa do Biroliro na Barra da Tijuca! Mandou de presente para o Xi Jinping. Eles combinaram tudo! A crise do petróleo aconteceu porque não deixaram o Putin entrar no acordo, entendeu? E o rei da Arábia Saudita também foi deixado de lado. Ou seja, acho que o Congresso tinha que fazer uma CPMI da Barra da Tijuca já!!!!

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso o Secretário de Comunicação do governo testou positivo para o vírus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, nem tudo é notícia ruim...;-)

      Excluir
    2. O Lula já voltou do tour europeu? Quem sabe teremos boa notícia tb, né?

      Excluir
  6. Até segunda-feira, não pode fazer manifestação em BSB para conter o coronavírus. 2af pode. A cabeça da esquerdalha é qualquer coisa....

    ResponderExcluir
  7. Tony já abriu a 3a. Krug hj. Ibovespa com desvalorização de 15,21%!

    ResponderExcluir
  8. Tudo culpa da ultra-extrema-direita, claro! Quando o asteróide chegar, também será.

    Impressionante como transformaram uma gripe - que só mata quem tá pra lá de Bagdá - em uma histeria coletiva sem precedentes nas últimas décadas.

    O engraçado no argumento da extrema-esquerda é que as tal manifestação do dia 15 representa uma ameaça que os jogos de futebol com estádios cheios de ontem não representavam. Um piada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema algum, gente. Se acham que é uma histeria coletiva e querem ir, que compareçam. Aproveitem e se beijem e se abracem bastante, também. Democracia é isso aí, até para ficar doente. Só não vale colocar depois da culpa da contaminação na "extrema-esquerda".
      Ah, e os jogos de futebol já foram cancelados!

      Excluir
    2. Claro que não! A culpa é da “extrema” direita! Sempre! Fica tranquilo... 😂😂😂

      Excluir
    3. Os bozominions mais fanatizados que conheço são justamente os idosos... a começar pelos meus tios e tias, senis, esclerosados, broxas e solitários que descobriram o maravilhoso mundo digital nas fake news para se entreterem. Passam o dia inteiro disseminando fake news nos grupos de Whats. Eu quero mais é que todos vão para essa tal de passeata. Vai ser a melhor reforma da previdência que alguém poderia realizar.

      Excluir
    4. Mais um Paulo Freire. As manifestações NÃO SÃO de apoio ao Bozo, ANTA!!!

      Excluir
    5. Já pensou milicianos controlando o país com apoio dos militares?? Vai cer uma beleza!!

      Excluir
    6. 21:19, de onde você tirou isso? As manifestações que o Bozo convocou a favor de si mesmo não são a favor dele? Hahahahaha

      Excluir
    7. Mais um... É verdade, Tony. Vc está certo!

      Excluir
  9. Tony, vc segue a Bárbara do Te atualizei?

    ResponderExcluir
  10. Vaca Louca 1990
    Fim do mindo 1999
    Bug do milênio 2000
    Torres NY 2001
    Gripe aviária 2005
    Gripe suína 2009
    Lula 2002 - 2010
    Fim do mundo (Maia) 2012
    Dilma 2011 - 2016
    Coronavírus - em curso

    Vamos sobreviver.

    ResponderExcluir