quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

PETE PERFEITO

Barack Obama era um senador em primeiro mandato quando concorreu, aos 47 anos, à indicação do partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos. O objetivo do jovem político era ficar mais conhecido e, no máximo, cavar uma vaguinha de vice na chapa de Hillary Clinton, a franca favorita. Deu no que deu: Obama passou feito um rolo compressor pelas primárias e acabou eleito presidente, muito antes do que imaginava. Estaremos presenciando algo semelhante? Assim como Obama há 12 anos, Pete Buttigieg venceu as primárias de Iowa, ainda que por pouco. Por um lado, não é tão surpreendente assim: Mayor Pete (como ele se autointitula, para desviar de seu sobrenome impronunciável) é jovem, branco, bonito, veterano da guerra do Afeganistão, casado, pai de dois filhos e, de longe, o de propostas mais conservadoras entre os candidatos ainda na disputa. Batata que ia fazer sucesso em um estado branco e rural como Iowa, próximo à sua Indiana natal. Por outro lado... não só Buttigieg nunca passou de prefeito, como é gay. Já viralizou o vídeo em que uma senhora só descobre esse detalhe depois de ter votado nele, e fica aflita para mudar o voto. Claro que é cedíssimo para dizer se o cara vai mesmo ser o adversário de Trump: ainda faltam as primárias de 49 estados. Mas não duvido que Buttigieg consiga, sim, ser o vice da chapa Democrata. Será que um dia ele chega à Casa Branca? Além da viadagem, há um outro obstáculo. O último presidente com nome complicado foi Eisenhower.

ATUALIZAÇÃO: Eu jurava que Pete Buttigieg tinha dois filhos adotivos. Mas ele e seu marido Chasten, com quem se casou em 2018, ainda não têm. Eu devia estar com o Glenn Greenwald e o David Miranda na cabeça quando escrevi o texto acima. Foi preciso um leitor me alertar.

22 comentários:

  1. Ele AINDA não venceu Iowa. Não saíram os resultados completos. Na apuração parcial, está vencendo sim.

    ResponderExcluir
  2. será q não bastou ver o obama destruir a américa? precisamos de mais um representante das minorias para fazer bobagem e justificar outro sucessor no nível do trump? francamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obama DESTRUIU a América?

      O cara recuperou a economia, destroçada pelas desregulamentações do governo Bush, e ainda criou o Obamacare - que nnao é perfeito, mas é infinitamente melhor que o nada proposto pelos republicanos.

      Excluir
    2. e desde quando desregulamentação é ruim? só a esquerda alucinada pensa assim. dá uma lida nesse texto do instituto liberal, escrito por quem entende do riscado, e repense: http://www.ilisp.org/artigos/26-numeros-que-mostram-como-o-governo-obama-foi-um-desastre/

      Excluir
    3. Só a direita alucinada pensa que Obama destruiu os Estados Unidos. Esse tipo de argumento serve para os dois lados e não prova nada. Nem ficar postando link de ONG que se diz liberal e pró-desregulamentação estatal mas faz campanha contra o aborto. Melhore.

      Excluir
  3. Defu não precisa baixar aqui pra sabermos que Trump já está reeleito, né? A questão é se os democratas manterão o controle de ao menos uma das casas legislativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tony aceita comentário de defensores de assassinato de bebês no ventre de suas mães? Tô passado.

      Excluir
    2. Sim, o Tony é abortista para caralho.

      Excluir
  4. Estou torcendo por ele,só quero ver a cara do Bozo e do rei saudita ao terem que conviver com um LGBT na presidência do país mais poderoso do mundo,na Arábia Saudita LGBTs são condenados a morte,vão ter que abrir uma exceção para o presidente dos EUA kkk e não me incomoda esse perfil religioso e conservador,eu tbm sou católico igual a ele

    ResponderExcluir
  5. Pete ganhou Iowa só por conta de fraude. Cadê a OCDE nesses casos?

    ResponderExcluir
  6. Sanders está ganhando do Trump em intenção de votos.

    Os jovens americanos não estão conseguindo pagar as dívidas com as Universidades.

    Só se puxarem a perna do Sanders nas primárias como a Hillary fez! Ou assim dizem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma intenção de votos que garantia com 99% de certeza a vitória da Hilary.

      Excluir
    2. Sim. Mas falam que o Sanders tá num "fenômeno" maior que o Obama teve na época que apareceu como candidato.

      Extraterrestres não possuem "dinheiro" (papel de Monopólio - LITERALMENTE).

      Excluir
    3. Que bom q o Tont acha q ele vai ganhar, pq assim mais chances pro Bernie. E pra DeFu que postou alguém "q entende do riscado" de economia, achanado q só existe a escola de pensamento ortodoxa e liberal em economia: essa escola entrou em descrédito com a crise de 2008. E Obama foi "bom" sim pra economia: o país voltou a crescer e o desemprego a cair, porém não penalizou os culpados pela crise q estão livres e salvou esse pessoal com o dinheiro do americano trabalhador médio q em troca nem sistema de saúde público tem. Isso explica ascensão de Trump como anti sistema e vai ser a queda do Trump, pois os indicadores PIB e desemprego da economia estão bons (como na era Obama), mas não são os suficientes pra explicar a estadia ou não do presidente!

      Excluir
    4. E o candidato anti sistema não é o Peter q claramente manipulou os resultados a seu favor (tem associação com a empresa q desenvolveu o app). Imagina se ele se chamasse Evo Morales, cada a OEA nesses momentos?

      Excluir
    5. Obama reformou o Medicare,o SUS americano que
      o Trumphitler é contra.Esqueceu,Nick?

      Excluir
    6. É um sist misto né, não é o SUS!
      Nick

      Excluir
  7. O Mio Babbino Caro
    Estou com preguiça mas me determinaria imediatamente se pudesse entrar na cabeça da DeFu para entender de onde ele tira tantos contrários para ser mais contrario ainda sobre tudo que diz respeito à avanço de grupos aos quais se supõe que ele pertença...

    ResponderExcluir
  8. Eisenhower é bolinho perto de Buttigead. Que pode ser pronunciado bôridej (americano) bôtidej (inglês). O principal obstáculo é que ele é visto como coxinha pela esquerda mais esquerda dos democratas. Porém arranca simpatia do mais a esquerda entre os direitistas republicanos. E, principal, lembrem-se que Obama também saiu meio azarão (underdog) em 2008, então everything goes...

    ResponderExcluir