terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

PERDENDO O TOQUE

Eu não sou o maior fã de "Democracia em Vertigem" - concordo com muito do que disse o Pedro Bial sobre o filme - mas torço para Petra Costa conquistar, neste domingo, o primeiro Oscar para o Brasil. Também estou rolando de rir com o despeito da direita: o MBL correu para promover por seu próprio filme, "Não Vai Ter Golpe", um amontoado de cenas amadorísticas que parece ter sido feito com barbante e cola de farinha de trigo. Também estou zoando da Secom, é claro. O órgão comandado pelo suspeitíssimo Fábio Wejngarten feriu o princípio constitucional de impessoalidade ao atacar diretamente a cineasta em seu perfil no Twitter. Mas também nos divertiu cometendo um erro crasso em inglês, mostrando que não tem muita familiaridade com a língua: o correto seria "loses touch", não "loses all contact". Não sei o que é pior nesses ministros do Biroliro: os ataques à ciência, à cultura e aos fatos em geral, ou a falsa exibição de um conhecimento que eles não têm.

48 comentários:

  1. O que Bial entende de imparcialidade? Ele é autor do livro mais puxa saco e chapa branca já escrito no Brasil: a biografia de Roberto Marinho. Petra pelo menos foi honesta, NUNCA apresentou seu documentário como imparcial. Mas sim como um contraponto a visão totalitária da Grande Imprensa sobre o impeachment da Dilma.
    O que ocorre com Bial e vários outros participantes da farsa , é que bateu o desespero, ante a iminência da academia premiar a Petra. Estão com medo de serem reconhecidos como golpistas ou no mínimo ignorantes por terem embarcado inconsequentemente na aventura que abalou as instituições democráticas brasileiras e ainda chocou o ovo da serpente do bolsonarismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bateu o desespero no Bial? Ouça toda a entrevista dele, o cara não está exatamente desesperado.

      Tem um coisa curiosa que tá me fazendo rir na esquerda: antes todos os petistas odiavam a Netflix por causa do "Mecanismo". Agora, amam de paixão.

      Excluir
    2. Já temos o coment da Defusquerda. Cadê o da Defureita?

      Excluir
    3. A esquerda deixou o braZil com excelentes números. CORRUPÇÃO é da característica humana, acentuada extremamente na banânia!

      Foi GOLPE.

      MAIS UM.

      Que a rede bobo apoiou! Num país de 38% de ANALFABETOS FUNCIONAIS que ADORAM televisão.

      (nisso a esquerda tem culpa TAMBÉM!! NÃO EDUCOU.)

      Excluir
    4. Concordo que o Bial está desesperado. Perde pra o idiota do Danilo Gentili todas as noites. A decadência tá feia

      Excluir
    5. Bial nem está no ar. Só volta depois do BBB.

      E adivinha qual programa fatura mais.

      Excluir
    6. É lógico que estou falando que ele perde em audiência pra o programa idiota do idiota do Danilo Gentili, quando está no ar.

      Decadência feia perder pra um idiota que faz um programa idiota.

      Excluir
    7. Bial e outros deveriam aprender com Pelé e Zidane que se retiraram no auje pra que o povo fique com o gostinho de quero mais eternamente

      Excluir
    8. Pelé deixou de ser 100 por cento ativo no auge da sua carreira e ficou em uma espécie de semiaposentadoria no Santos e depois foi para o Ney York Cosmos para emprestar a marca Pelé ao time americano... e bla bla blababa baba bla bla

      Excluir
  2. Sabe qual é o grande crime do Bial? Ser um cara de sucesso. No Brasil o sucesso é imperdoável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. frase de senso comum típica de coach... ser apresentador de big brother é um sucesso ? bolsobosta é um sucesso ? E o influencer carlinhos maia ? e os sertanejos caipiras ? sucesso é relativo... o que te contenta, pode estar abaixo dos padrões de outras pessoas. As minhas músicas e filmes favoritos estão longe de ser um “sucesso”

      Excluir
    2. "Success does not necessarily involve great intellect or great position or great wealth; it has to do with inner integrity.

      Remember that.”

      https://sethquotes.wordpress.com/category/success/

      Excluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Ser consagrado no BBB não dá as melhores credenciais para Pedro Bial nem para nenhum Jean Wyllys.

    ResponderExcluir
  4. Mecanismo??? Please ne!!! Qq ignorante sabe a diferença!
    Democracia em vertigem é um dos melhores documentário já realizado! Seguindo a escola de Portugal: verdade pura e crua!
    Agora, lógico que incomoda os reaça ...

    ResponderExcluir
  5. Tony é nosso Mick Jagger brasileiro e não gostou de DEMOCRACIA EM VERTIGEM. Então o OSCAR É NOSSO.

    ResponderExcluir
  6. Bial ,Regina Duarte ,carlos vereza, tudo decadente saudosistas dos tempos de ditadura militar , epoca que faziam sucesso na TV BOBO

    ResponderExcluir
  7. O próprio Bial falou nessa entrevista que acredita que o documentário possa ganhar o Oscar e que foi estruturalmente bem feito, embora discordasse de sua narrativa excessivamente pró PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prego. Apresentou BBB.

      Gosta de GRANA e NEGATIVIDADE.

      Ou seja, um RELES "humano".

      Excluir
  8. Vc viu a entrevista que ela deu para a Christiane Amanpour?

    ResponderExcluir
  9. O documentário é uma Bala de Prata na narrativa da Globo e Bial foi escalado para fazer a crítica. Assim como as revelações do The Intercept são proibidas pela Globo, em sua defesa do mito Moro.

    ResponderExcluir
  10. Eu torço para que o documentira da Petra vença. Seria a consagração da narrativa-mor da direita: a academia e a esquerda alinhadinhas para emplacar uma farsa histórica.

    Se bem que Hollywood deu a indicação e uma entrevista na CNN para a herdeira de uma família de corruptos. Já foi longe demais. Seria burrice ir além.

    ResponderExcluir
  11. No meio do caminho tinha uma Petra? Será?!

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com Bial sem nem ter visto. A voz miando eu vi no trailer. O tom de melodrama já me deu preguiça. Ganhar Oscar não significa tudo. Titanic, o filme mais chato do universo, ganhou Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher vai si tratar. Concordar com outra pessoa sem ter visto o filme significa que tu possui um alto grau de obediência por outro indivíduo. Isso quer dizer que tu é altamente influenciável ou seja gado quando tocam o berrante , tu vai atrás e não tem capacidade de manifestar tua propia opinião. Procura um psicólogo que tem cura.

      Excluir
    2. Anônimo das 7:00, A mulher seguir a opinião do macho sem ter visto o filme é consequência do patriarcado institucional.

      Se você ver ela diz isso com a maior naturalidade ,talvez ela como a maioria das mulheres não são nem consciente do quanto o patriacardo esmagou suas almas, aniquilou seu pensamento crítico.

      Excluir
    3. A Marta não está seguindo opinião de macho nenhum. Ela é de centro-direita há anos e sempre pensou por si mesma. Também é turrona (taurina), e gosta de uma treta.

      Vocês que lutem.

      Excluir
    4. Marta é de Centro-direita. Pobre Marta. As pessoas continuam a achar mais e mais correntes. Tudo que elas falam e pensam está condicionado por uma direção e nemhuma responsabilidade para encontrar uma definição para si próprio, uma individualidade verdadeira autêntica.

      Excluir
    5. Os asnos acham que todo mundo é que nem eles. Que quem é de centro, ou centro-direita, ou centro-esquerda, é fanático por essa posição política como eles são por seus ídolos, tipo Bozo ou Lula.

      Não: tender ao centro é sofrer com dúvidas, é não endossar tudo o que seu candidato diz e fala, é mudar de opinião a todo momento.

      Quem não tem individualidade é o gado que habita os extremos do espectro político.

      Excluir
    6. Centro-Direita, Centro, Centro-Esquerda, Direita, Entrema-Direita, Esquerda, Esterema-Esquerda, todos são tipos de locura que esmagam a alma e a liberdade de ser você mesmo.

      A pessoa tem que ser simplesmente ela mesma, preparada para qualquer situação que a vida lhe apresente _ mas sempre alerta, consciente, lúcida, atenta.

      Estou no aeroporto e as nuvens me chamam.

      Bye bye

      Excluir
    7. A.k.a. ISENTÃO (no popular, vaselina)

      Excluir
  13. Petra subirá ao palco com personalidades: José de Abreu (vai dar uma cusparada numa WASP no meio do caminho. Nada acontecerá...). Anitta, batendo bunda, Gleise e Maria do Rosário, esta chorando (nessa hora, tirem as crianças da sala...). Verdevaldo, para explicar melhor em inglês. Chico cantando “Caminhando”. E Dilma para o discurso final. A fina flor da intelligentsia brasileira. Na transmissão, um emocionadíssimo, Tony. Live from the red carpet!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta merda em uma postagem só.Foi certamente
      pago pela Damares,aquela pastora feia e prima
      distante do Tião Macalé.NOJENTO!!!!TCHAN!!!!!!

      Excluir
  14. Brasil ta pior que uma república de bananas

    ResponderExcluir
  15. Tony, excuse me for writing in English, I'm still getting familiarized with Portuguese. I'm Doug Philips and I'm an Essay Writing professor at the Community College of Pennsylvania. Just to let you know that there is nothing wrong with "loses all contact with"; it is, in fact, preferable to any other construction using 'touch' and would be the choice of an educated speaker ('touch' would certainly be used by 14-year-olds with vocabulary limitations). I love your blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia dizer que a frase está certa, mas contrariar o Tony, já viu, né? É xingamento na certa. Mas esse aí como é em inglês...........

      Excluir
    2. Pra você ver como a vida é injusta.

      Excluir
    3. Pois é. É o que eu sempre digo também....

      Excluir
    4. Mr. Philips, not in The Quen's English! We speak posh around here!

      Excluir
  16. Fernando Meirelles ao ser perguntado se era de esquerda ou direita disse: nenhum dos dois, pois se eu tiver que falar que sou um ou outro tenho que assumir toda a pauta que vem junto com esse nome. Resumiu o drama que estamos vivendo no país. Bial sempre foi um humanista que abriu espaço para as causas sociais mais variadas. Mas bastou discordar da qualidade do documentário da Petra para ser catapultado para o campo bolsominion. É um vexame de nossa esquerda fazer esse tipo de exclusivismo. O filme de Petra é muito bom como narrativa documental pessoal, que reflete sim um anseio de corresponder aos desejos dos pais, mas também mostra com clareza qual a narrativa do PT e de boa parte das pessoas que acreditam que houve golpe. Talvez o documentário não seria tão bom se fosse tentar jornalisticamente mostrar e ouvir o outro lado. A direita que produza documentários que não sejam panfletários e com boa direção e narrativa. O problema é que uma narrativa bolsonarista com certeza vai resvalar na misoginia, no racismo, na acusação de serem todos socialistas e que os únicos caminhos são o mercado, Jesus e a família de núcleo hetero. Aí, desse jeito, não há como seja levado a sério...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme é de F I C Ç Ã O. Entendeu?

      Excluir
    2. Não. É um documentário com ponto de vista.

      Excluir
    3. Anônimo das 10:41: Enfim, um comentário lúcido. Tony tem que ter uma paciência de Jó para aguentar tanta Defu(nta) à esquerda e à direita...

      Excluir
    4. Engraçado. Não se pode discordar do Tony? Paciência por que? Se tem blog e com comentários, ele recebe, publica ou censura. Simples assim.

      Excluir