quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

OS STONES DAS GUEI


Já faz mais de uma década que o Pet Shop Boys estão acima do bem e do mal. Eles atingiram o Elysium, aquele lugar utópico que até já deu nome a um álbum da dupla. Ao contrário de sua contemporânea Madonna, que busca se reinventar a cada novo trabalho, Neil Tennant e Chris Lowe fazem sempre mais do mesmo. Mais technopop de pegada oitentista, com letras politicamente engajadas e/ou engraçadinhas. Eles são os Rolling Stones do Vale dos Homossexuais: como a banda de Mick Jagger, não tentam inovar, só aprimorar o que já sabem. O recém-lançado "Hotspot" não foge à regra. É só mais um disco dos PSB, e todo disco deles é bom. As faixas poderiam ter sido lançadas em 1993, que ninguém ia perceber a diferença. Minhas favoritas são as dos clipes que ilustram este post: sempre prefiro  quando eles estão mais saltitantes e menos sorumbáticos. Também aprecio o fato deles não esconderem que estão envelhecendo. Já vi dois shows dos velhinhos e, quem sabe, me animo para vê-los pela terceira vez, quando eles voltarem este ano ao Brasil.

12 comentários:

  1. Nem sabia que eles estavam MORANDO em Berlim desde o final da década passada. Claro que pros lados do chiquérrimos Zehlendorf, Grünewald...
    Adorei o disco inteiro, claro. Fecha a trilogia deles com o Stuart Price.
    E ainda tem o trocadalho do carilho com "Wedding in Berlin".
    Como sempre, muitas músicas políticas. Dreamland é quase um lamento pelo Brexit em forma de música pop. O Brexit inteiro me faz lembrar funeral.

    ResponderExcluir
  2. Eles deveriam pagar o Tony por este post.

    Sério.

    ResponderExcluir
  3. Até pensei que você tinha esquecido de comentar. Sem falar que Wedding In Berlin é muito dançante, gostosa e enganjada! Vou casar com esta trilha sonora!

    ResponderExcluir
  4. Saudade do Cassus! Mas meus dois neurônios não entenderam o referido trocadilho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um bairro em Berlim chamado Wedding (w com som de v, /véding/)
      ;-)
      O título não foi escolhido à toa, até porque a letra nem fala de Berlim. Seria mais uma música política sobre a UE? Ou apenas uma música meio pegajosa sore casamento?

      Excluir
    2. A versão oficial é que “Wedding in Berlin” foi composta inicialmente como presente de casamento pra amigos na cidade. Depois resolveram aproveitar no álbum. Mas vai que aproveitram tudo e ainda fizeram o trocadilho, então. De qualquer forma, na minha opinião, os b-sides “Decide” ou “At rock bottom” se prestariam melhor ao papel de fechar o disco. Até gosto de “Weddin...”, mas minha sensação sempre é de que eles poderiam ter ido mais além.

      Excluir
  5. E um feat. com o years and years, que onda, pros dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia o Y&Y. Eles apresentaram a música uma única vez, no final do ano passado quando os Boys foram headliners do festival da BBC2. Tá no youtube. Olly faz um charme legal, mas quando abre a boca pra cantar não sai nada... :(

      Excluir
  6. “Monkey Business” debutou no topo dos UK charts essa semana, em physical sales e vynil.

    ResponderExcluir