sábado, 29 de fevereiro de 2020

O ATOLEIRO DOS IMPÉRIOS

Reza a lenda que o Afeganistão nunca foi conquistado. Mentira: partes do país já fizeram parte dos impérios persa, helênico e mughal. Mas desde, pelo menos, o século 18 que aquela torrão inóspito no meio da Ásia mantém a fama de mau. O fato é que não há nada de muito interessante por lá: não tem petróleo, não tem urânio, não tem nióbio, nada que justifique uma invasão. Mesmo assim, o britânicos tentaram anexar o país à Índia e baubau. Os soviéticos quiseram trazê-lo para a Cortina de Ferro e perderam 10 anos (e milhares de homens) à toa. Agora são os americanos que batem em retirada, depois de duas décadas sangrentas. Assim como não conseguiram acabar com os vietcongs, os EUA tampouco liquidaram o Taliban. É com o grupo que estão negociando uma saída mais ou menos honrosa. E assim termina a segunda guerra que os Estados Unidos não conseguiram vencer em sua longa história de guerras. Uma jogada eleitoral de Trump, que pode ser pulverizada no primeiro atentado terrorista que o Ocidente sofrer nos próximos meses.

19 comentários:

  1. Sabe de nada "inocente". Tem só a MAIOR PLANTAÇÃO DE OPIUM DO PLANETA!

    MUITO $$$$$ NA VENDA DE HEROÍNA!!!


    https://en.wikipedia.org/wiki/Opium_production_in_Afghanistan

    "In the seven years (1994–2000) prior to a Taliban opium ban," OU SEJA, o Taliban tinha ACABADO de PROIBIR cultivo de opium no país quando foram acusados de "terrorismo" pelos EUA.

    Mas acho que as Torres Gêmeas estavam planejadas para caírem muito tempo antes deles. Até Supertramp fez capa de disco sobre o futuro ataque!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Não só opium tem esmeraldas, lithium, e estão em uma posição militar estratégia. O complexo industrial da morte já fez seu dinheirinho, foda-se quem perdeu a vida lá. E a TAPI acabou de ser construída (verdadeiro motivo da invasão, fora o opium)

      Excluir
    2. Eles perderam também no Iraque, por isso adoro aquela frase do Jessé de Souza não existe teoria da conspiração o mundo é uma conspiração de quem está ganhando. Pior que os EUA só o Brasil.

      Excluir
    3. O próprio povo afegão prefere o Talibã pra você ter noção, porque quando eles estavam no poder era mais seguro. A cada ano o Afeganistão se torna mais perigoso eles não podem nem viajar de uma cidade pra outra porque a estrada é muito perigosa. Necropolitica internacional.

      Excluir
    4. Minha vida virou um INFERNO depois que eu critiquei o Bush Jr. - e seu "amante" jornalista/garoto de programa/suposto menino raptado quando criança Jeff Gannon/Johny Gosch.

      https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/caso-sinistro-mae-desesperada-recebe-fotos-macabras-de-filho-sequestrado-20-anos-antes-16062018#!/foto/1

      Até HOJE sofro uma perseguição SURREAL desses maçon$ de MERDA!

      Que NEM DA MAÇONARIA eu SABIA na época! Só da bicha enrustida sanguinária filho de GRANDES arquitetos do mal dos Estados Unidos que é a família Bush (que nem tinha idéia na época TAMBÉM de quão protagonistas eram dentro dos Illuminati).

      Quem fala em "teoria da conspiração" é gente BURRA ou DISSIMULADA. O mundo é uma GRANDE COSNPIRAÇÃO!

      Tanto é que eu mesmo sou PROVA VIVA disso!

      Não teria voltado para o Brasil se não tivesse sido EMPURRADO para saír do Canadá - sem TOCAREM em um fio de cabelo meu! UM HORROR!

      Pelo menos Jesus - pelo menos a história que contam né? Já que NÃO EXISTE provas de sua existência fora dos "Evangelhos" - tinha os pregos para PROVAR que foi perseguido! E eu??? NADA.

      Mas microondas - que essa gente ANALFABETA FUNCIONAL nem sabe que existe - deixa marca???

      DEIXA!!!

      MESMO assim esse povo vendido "não acredita". Eu particularmente não quero encarnar nessa merda ABSOLUTAMENTE NUNCA MAIS!!!

      Que planeta HORROROSO!!

      BANDO DE ZÉ BUCETAS ARROGANTES.

      GENTALHA M-E-S-M-O.

      Excluir
  2. Já é hora destas pestes do chamado primeiro mundo parar de invadir os países dos outros

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tony, só agora lendo seu texto percebi como a 8a e última temporada de "Homeland" está emulando o cenário geopolítoco q vc descreveu, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homeland serve pra moldar a opinião pública, a guerra foi ganha em 2 semanas vocês lembram disso? O resto foi pra indústria militar da morte roubar do contribuinte americano.

      Excluir
  4. Bom, Talibã também eram miguxos dos EUA durante a guerra com a URSS.
    ...qual piuma al vento,
    muta d'accento
    e di pensiero

    ResponderExcluir
  5. Quando eu leio os comentários de "monotemática", dá um orgulho danado de ser bastante censurado neste blogue. Realizo que não me enquadro no perfil vigente. Ufa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém foi mais censurado aqui no meu blog do que a Monotemática.

      E não há perfil vigente. Tem dias que eu deixo passar tudo, tem dias que eu acordo de ovo virado e barro todo mundo.

      Você me pegou num dia bom.

      Excluir
  6. Anônimo 1:24. Sim o povo afegão adora o Talibã. Menos as mulheres, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles não adoram , mas o talibã conseguiu impor ordem quando o país estava caótico, você acha a lei e punições deles primitivas? Sabe em qual país você vive? O dos 70 mil negros assassinados por ano por serem jovens e negros e serem considerados um risco pela elite da rapina, o do ex presidente preso por tirar 30 milhões da miséria e tentar uma melhor distribuição de renda, o dos juros e banqueiros que não pagam impostos, o do quem matou Marielle, o dos gays que mais são vitimas de violencia, etc...Nada mais primitivo que o FHC , o PSDB, a privatização da Vale que hoje mata 300 por ano, as queimadas na amazonia, o tratamento absurdo das mulheres, a REDE GLOBO e mídia facista, pelo menos os talibãs não forçam as mulheres a ver o Faustão ou ouvir o comedor de putas Galvão Bueno.

      Excluir
    2. Vivi para ver alguém fazer whaboutism entre o Brasil e o Afeganistão.

      Anônimo, nosso país é cheio de problemas gravíssimos, não dá para negar.

      MAS o que o Taliban impõe no Afeganistão é muito, muito, muito pior. Proíbem as mulheres de ter qualquer existência pública, fora do lar. Viúvas morrem de fome porque não podem trabalhar.

      Também proíbem a música e a televisão, entre outras coisas.

      E achar que o Taliban "põe ordem" é justificar a violência. O grupo é sanguinário, mata a torto e a direito, e condena gente à morte pelos motivos mais tolos.

      E nem por isto o Afeganistão deixou de ser caótico.

      Excluir
    3. Si os Talibãs proibissem somente a música eu iria morar la, para não ter o perigo de escutar setanejos, pagadoão, axézão, funkão, pancadão e todos os ãos importados ou NÃO. 😁😂😁

      Excluir
    4. TONY, no Brasil se mata mais do que no Afeganistão, Síria e Iraque juntos e outra você quer dar uma de sabe tudo mas é um completo ignorante, não conhece a história do país ou o real motivo que levou o império de merda pra lá

      Excluir
    5. Hã, não. Não se mata não.

      Excluir
  7. Respostas
    1. É sim, mas tem uso limitado e tem substitutos em alguns casos, portanto o Brasil não tem trilhões em reserva de nióbio como pregava o Enéas e agora o Bozolino. Ah, o mercado mundial do nióbio é praticamente controlado pela família Moreira Salles, daquele cineasta que fez um filme fofo da juventude do sanguinário Che.

      Excluir