sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

MAIS QUE MIL PALAVRAS

Será que a Veja fez bem em publicar - até na capa da edição desta semana - as fotos do cadáver baleado e costurado de Adriano da Nóbrgea? As redes sociais estão cheias de gente horrorizada com as imagens, acusando a revista de profanação e gritando "meus sais!". Nossa cultura lida mal com a morte. Mesmo um assassino monstruoso como o miliciano favorito dos Biroliro merece respeito e até alguma piedade depois de ter sido fuzilado, ainda que muita gente aprove a maneira como ele foi despachado para o além. Mas eu, sinceramente, acho que a Veja fez bem. Eu li a reportagem e vi todas as fotos: para entender o que de fato aconteceu no sítio em Esplanada, as imagens são mesmo necessárias. Tudo indica que Adriano foi morto à queima-roupa, e que ainda levou um "confere" - um tiro, não de misericórdia, mas para garantir sua morte - quando já estava alvejado e caído no chão. Ou seja, foi mesmo executado. A operação policial que o perseguiu jamais cogitou em capturá-lo vivo. Sim, as fotos são chocantes, mas só elas dão a verdadeira dimensão da gravidade desse caso. E não pensem que a Veja fez isto para vender mais. A redação deve ter debatido horas a fio se era mesmo preciso publicar essas fotos. Essas decisões nunca são fáceis na grande imprensa, coisa que alguns leigos não conseguem entender. Por isto, eu sugiro que deixemos de lado o debate sobre a pertinência ou não dessas imagens, e foquemos o que realmente interessa: o que Adriano da Nóbrega sabia?

10 comentários:

  1. Acho que a resposta é: jamais saberás! O Brasil tá cheio de assassinatos mal explicados envolvendo políticos, poderosos, high society, vide PC Farias, Celso Daniel, Jorginho Delmanto... até Marielle, portanto a meu ver, vai ficar por isso mesmo 🤮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PC Farias estava envolvido com a máfia italiana, e pela cobertura da imprensa. Lembra que eu comentei aqui da capa da veja com aGisele? Foi uma operação abafa na mesma semana da autópsia que desmentiu Badan Palhares. A Giseledeve sua carreira a máfia italiana, ela que vá a Palermo rezar 10 aves marias.

      Excluir
    2. Como é bom ser anônimo e poder falar merda sem precisar provar nada, não é mesmo?

      Excluir
  2. O Mio Babbino Caro
    SABIA QUEM MATOU MARIELLE!!!
    Será que vai rolar homenagem póstuma da família miliciana ao miliciano.

    ResponderExcluir
  3. Podiam ter colocado as imagens em preto e branco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí não ia dar para saber o que é sangue e o que é imperfeição da própria pele.

      Tem um halo vermelho ao redor de um buraco de bala, provando que o tiro foi disparado de muito perto. Em preto e branco, não saberíamos que esse halo é vermelho.

      Excluir
  4. Flávio Bolsonaro chamou a operação de execução, e foi mesmo. Não há duvidas que todos os grupos políticos no Brasil tem milicianos de estimação, resta saber: quem matou o protegido dos Bolsonaros e por quê? Acho que jamais saberemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde saiu tanta gente inocentinha da noite pro dia.
      G-

      Excluir
  5. Cada vez mais parecido com a história do Collor. Resta saber quem será i irmão delator com cancer no cérebro.

    ResponderExcluir