sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

ESPERANDO O BRASIL

Os negros vão salvar o Brasil. Este meu insight nem é dos mais originais; muita gente já disse isto antes. Agora cheguei à mesma conclusão, depois de ter visto "Embarque Imediato", que estreou ontem no Sesc Consolação, em São Paulo, para uma temporada de um mês. A peça escrita por Aldri Anunciação e dirigida por Marcio Meirelles traz o lendário Antônio Pitanga e seu filho Rocco como dois passageiros retidos em um aeroporto, por causa de problemas com seus passaportes. Ou, como o texto logo deixa claro, com suas identidades. O mais jovem é um brasileiro adepto de todos os códigos de sucesso de um país que nunca tratou bem a gente de sua cor. O mais velho é um africano, vindo de algum dos Palop: nosso conterrâneo se espanta ao saber que ele fala português, mostrando que ignora a existência de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe (pelo trajes, o ancião parece ser da Guiné). Impedidos de seguir viagem, os dois entabulam uma conversa sobre diáspora, ancestralidade e a eterna busca por saber quem realmente somos. Essa busca é ainda mais difícil para os negros brasileiros, cujos antepassados foram arrancados da África e jogados na escravidão, sem deixar muitos rastros ou registros de onde vieram. "Embarque Imediato" se insere num movimento de conscientização tão forte que vem atingindo até mesmo brancos como eu, eternamente alheios ao sofrimento a que os escravizados e seus descendentes ainda são submetidos. Essa tomada de consciência vai abrir os olhos de muita gente, ainda mais num momento em que o governo está nas mãos de uma gangue que mal disfarça seu racismo. Só quando essa ficha finalmente cair é que o Brasil vai se tornar quem de fato é.

8 comentários:

  1. Vocês burgueses amam detestar brancos atoa
    Se você fosse negro, como eu sou e viesse de uma situação de pobreza jamais falaria isso

    Aqui na rua de onde eu moro, em Ceilandia, em Brasília, todo mundo aqui é negro, ninguém tem pai em casa ou situação familiar estável, isso pq eu tenho 21 anos e a maioria dos meus amigos de escola ou são traficantes ou morreram

    Essa palhaçada sua ai é só culpa por viver bem mas não ter coragem de abrir mão disso pra ajudar alguém mais pobre

    palhaçada de burguês branco, nem sei pq leio seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como voce acha que o burguês branco poderia ajudar ?

      Excluir
    2. A senhora esta nervosa com a pessia errada! Tunica é jornalista nao politica.

      Excluir
    3. Calma, amiguinho!

      Sou leitor de Tony desde que você era criança rsrsrsrs, posso te garantir só pela leitura, que esse blogueiro é nosso aliado no combate ao racismo!

      Tony não é perfeito porque nenhum de nós somos, mas é genuinamente generoso e corajoso, admiro para caralho isso.

      Vá por mim, pai! Continue a ler esse blog. A diversidade, contundência e humor com que ele trata os mais diversos temas é brilhante. Não conheço nada parecido na “imprensa oficial” como esse blog, inclusive, acho o próprio Tony muito aquém do que ele poderia ser na FSP, por exemplo.

      Abraço irmãozinho de Ceilândia (estude e trabalhe para ser um pretinho no poder, foco rapaz!) e Tony!
      Do leitor negro de Ssa/Ba.

      P.S Essa peça estreou em Ssa, pergunte se eu fui ver, pensei: não gosto do Sr. Pitanga como ator, embora goste muito da Camila, e ache o Rocco um gato! Pois é, precisou um blogueiro burguês branco resenhar sobre a peça para eu me arrepender pela desídia.

      Excluir
    4. Pois agora quem vai ver a peça sou eu. Indicação boa!

      Excluir
  2. Perdi a oportunidade de ver ano passado num Teatro em Botafogo. As peças deveriam ser filmadas para ficar registradas para a posteridade e ser comercializadas ao final do circuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sociedades AVANÇADAS extraterrestres não tem "dinheiro".

      NEM VIVEM falando de SI MESMAS como se fossem os bam-bam-bans!!

      Excluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Fui assistir a "Embarque Imediato" um espetáculo impecável, um tema discutido em alto nível e a eletrização de um ator coroando uma carreira aos 80 anos junto à sua familia.
    Com a áurea do Teatro Anchieta "de" Antunes Filho, não há como sair dali sem um sentimento de elevação. E é nesse momento que eu me pergunto quem são essas pessoas que apoiam esse Brasil de Bolsonaro. Como se sentem ou como se sentiriam essas pessoas ao ver uma arte como esta se debruçando de forma tão digna a refletir os rumos de uma nação.
    Não, sei que não terei resposta, mas imagino a vergonha e humilhação que essas pessoas sintam, que deve ser bem maior do que a vergonha e humilhação a que são submetidas a média da população e ainda pior, sabendo que não vão conseguir manter essa farsa por mais muito tempo.

    ResponderExcluir