quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A BÍBLIA NÃO É UM IPHONE

Sharon Stone, fazendo o papel de si mesma, visita o papa João Paulo III (John Malkovich) no quinto episódio de "The New Pope", a continuação da série "The Young Pope". A cena tem momentos grosseiros (a atriz precisa até hoje ser lembrada para não descruzar as pernas?) e outros engraçadinhos, como a comparação entre a Bíblia e o iPhone: só este último é constantemente atualizado. O clipe foi divulgado pela HBO bem na semana em que o papa Francisco rejeitou a ideia de ordenar homens casados na Amazônia, onde há carência de padres. Bergoglio cedeu à pressão da ala conservadora do Vaticano, que prefere perder fiéis do que se modernizar. Só que o celibato não está na Bíblia. São Pedro e outros apóstolos eram casados, e há evidências críveis de que o próprio Jesus não morreu virgem. Foi só na Idade Média, quando a Igreja já acumulava terras e riquezas, que seus sacerdotes foram proibidos de ter mulher e filhos, o que implicaria em heranças. E assim, sem se adequar aos tempos que correm, o Catolicismo imita o Blackberry, que deixará de ser produzido em agosto.

2 comentários:

  1. Se o problema fosse somente a perda de fiéis pela ala conservadora da Igreja Católica, mas essa perda também se converte em ganho de fiéis pelas igrejas evangélicas neo-pentecostais, que a cada dia tem mais influência na nossa política.
    Tony, não sei se você chegou a ver o tuíte do Henry Bugalho de seis dias atrás sobre um comentário que ele recebeu durante o episódio da censura dos livros pelo governo de Rondônia semana passada. Alguém dividiu com ele situações que presenciou de evangélicos no período em que morou no estado. Questionando se mais alguém poderia confirmar o que estava no texto, seguiu-se uma coleção de relatos assustadores do que acontece por lá. Dá uma olhada no perfil dele no Twitter. Vale a pena, embora preocupante.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena ler Silvia Federici pra entender o poder da igreja que perdura até hoje e que matou tanta gente! Penitenciagize!

    ResponderExcluir