Feliz ano novo! Hoje começa o ano lunar chinês, regido pelo rato branco de metal. O rato é o meu signo, então espero um ano cheio de metal branco em forma de moedas. Já a China em si não está tendo tanta sorte. O governo de lá acaba de proibir a venda de pacotes turísticos, para conter a expansão do novo coronavírus. A TV estatal também se meteu em uma treta, ao mostrar atores chineses de blackface em seu especial de ano novo. O pior é que havia atores negros disponíveis, falando chinês e tudo. Pior ainda é que um desses atores negros entrou em cena fantasiado de... macaco. O próprio esquete de que participavam é questionável: a China é saudada como a salvadora da pátria por países africanos, por construir neles grandes obras de infraestrutura e endividá-los para sempre. O especial completo, com quase quatro horas de duração, pode ser vista lá em cima. O esquete racista, seguido por um comercial de sabão em pó incrivelmente mais racista ainda, está logo abaixo.
ATUALIZAÇÃO: Um leitor me alertou que o episódio racista ocorreu na gala de 2018. Ou seja, old news. Eu, que costumo implicar com quem não repara na data das notícias, cometi um erro básico. O caso é chocante, claro, mas não é atual. Para me redimir, posto abaixo uma animação bonitinha preparada pelo mesmo South China Morning Post, um jornal em inglês de Hong Kong, de cujo canal no YouTube eu tirei o vídeo do racismo. 新年快乐 (xinnián kuàilè) para todos nós.
🤣🤣🤣🤣
ResponderExcluirPor isso que não fecho com caralho de ninguém, adivinhem quais são os grupos étnicos que mais sofrem racismo no mundo? Empatia para que, né?
Pois que se foda a humanidade toda! Rsrsrs
Achei ingênuo. O contexto chinês é bem diferente do norte-americano e do brasileiro. Na China os negros não são reprimidos e mortos pelos policiais.
ResponderExcluirConcordo! Fora que os chineses sofrem muito racismo everywhere
ExcluirO Mio Babbino Caro
ResponderExcluirEvidente que é tudo uma grande bosta, porém esse comercial de sabão não é aquele, daquela treta de anos atrás é veiculado por lá ainda hoje?
É o da treta de anos atrás, mas acho que saiu do ar faz tempo. Está aí porque este vídeo é uma montagem.
ExcluirBom, a parte racista não está diferente da do ocidente, mas essa parte aqui é bem diferente "construir neles grandes obras de infraestrutura e endividá-los para sempre", pois a China, ao contrário dos EUA não investe para endividar um outro país e inviabilizar ele economicamente, faz justamente o contrário...
ExcluirNick
"pois a China, ao contrário dos EUA não investe para endividar um outro país e inviabilizar ele economicamente, faz justamente o contrário..."
ExcluirNick decidiu estender as fantasias da adolescência, para sempre. Só tenho pena de quem sustenta e ainda acredita que um dia vai.
Se bem que teve outro comentário passando pano pro "racismo do bem" chinês... Meu Deus!
O combo da pátria educadora (construtivismo + vitimismo do oprimido + clichês de esquerda) destruiu uma geração. Não descarto, inclusive, a possibilidade de lesão cerebral, em muitos caso.
Nick acredita em contos de fada. China é mais capitalista que os EUA. Comunismo é só um nome que eles nem sabem mais o significado.
ExcluirNooooss! Como se o braZil da direita tivesse sido o MÁXIMO!!!!
Excluir50% da população era ANALFABETA na Ditadura (1964).
ExcluirNão tenho nenhum problema de falar que a China é capitalista, só estou dizendo q seu método de financiamento e suas relações internacionais e comerciais são diferentes das dos EUA. Não precisa de lupa pra saber isso. E se a China é capitalista pq vocês de direita deram um golpa em 1964 dizendo que é comunista pq um vice/presidente foi visitar o país?
ExcluirNick
Eu quero saber onde no meu texto eu fui construtivista, vitimista e usei "clichês de esquerda"? Por favor, pontuar os pontos em que fui isso tudo para eu enDIREITAR? Pq na época que eu estudei os livros tinham muitas palavras e páginas, deve ser isso, mas o Mito veio pra resolver esse problema da educação!
ExcluirNick
essa história é do ano novo chinês de 2018.
ResponderExcluirOs EUA ao menos tem música boa!
ResponderExcluirG-