quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

OS ANOS 20 COMEÇAM HOJE

Na virada de 1999 para 2000 foi a mesma coisa. A maioria da humanidade celebrando a chegada do século 21 e de um novo milênio, enquanto um grupo de pentelhos resmungava que isso só aconteceria um ano depois, em 2001. A explicação é óbvia: contamos os anos a partir do nascimento de Jesus, e ele nasceu no ano 1, não no 0. Só que Dionísio Exíguo, o padre que estabeleceu a contagem no século 4, errou nos cálculos. Os Evangelhos dizem claramente que Jesus nasceu durante um recenseamento promovido pelo Império Romano; esse censo aconteceu, segundo registros, no que hoje chamamos de ano 4 a.C. (e tampouco foi em dezembro - os censos não eram feitos durante o inverno). Ou seja, já estamos em 2024 e olhe lá. Além disso, chamamos as décadas pelos números: os ano 70, os 80, e assim por diante. São balizas culturais, que nos ajudam a definir estilos, moda, música, cinema, comportamento. Ou seja: os anos 20 do século 21 começam hoje. Fim.

8 comentários:

  1. Já dá pra fazer festas de flashback com o tema decada de 2010? Kkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não saí dos anos 80...

    ResponderExcluir
  3. ...mesmo com o recenseamento, a década não começaria nesse ano. haha

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que o mundo ocidental segue o calendário Gregoriano e não no calendário de Tony Góes. Fim

    ResponderExcluir
  5. A Terra é plana, a década começa na virada de ano 9 para ano é 0... é o povo querendo ir de encontro ao óbvio.

    ResponderExcluir
  6. O importante é começar a década dando.

    ResponderExcluir
  7. Será que a história se repetirá e as gerações do anos 70-80-90, vão olhar para os anos 20 e pesnar: "Nossa que povo atrasado em todos os aspectos".

    ResponderExcluir
  8. E ainda teve uma penca de anos que simplesmente sumiu ao longo dos séculos pra ir corrigindo falhas no calendário juliano pro gregoriano.

    ResponderExcluir