segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

CULTURA EM VERTIGEM

Em 2016, a Academia de Hollywood contrariou todos os palpiteiros profissionais que previam a vitória do alemão "Toni Erdmann" e deu o Oscar de melhor filme estrangeiro para o iraniano "O Apartamento", muito menos badalado. Foi um gesto político. Uma reação ao então recém-eleito Donald Trump, que tentou decretar que cidadãos de diversos países do Oriente Médio - entre os quais o Irã - simplesmente não pudessem entrar nos Estados Unidos. Achei que este ano os acadêmicos fariam coisa parecida, indicando "A Vida Invisível" para espicaçar o governo Biroliro, o inimigo no. 1 do cinema brasileiro. O filme de Karim Aïnouz não ficou nem entre os pré-classificados, mas hoje nós fomos à forra. É bastante possível que "Democracia em Vertigem" tenha conquistado a indicação ao Oscar de melhor documentário menos por suas qualidades e mais por seu significado. O filme de Petra Costa não é um retrato isento do impeachment de Dilma Rousseff, mas cinema não é jornalismo: não tem a obrigação de ser imparcial. De resto, não creio que tenha chances contra "Indústria Americana", que ainda carrega o selo de qualidade do casal Obama. Mas, vai saber? Uma declaração desastrada do Mijair na véspera da votação, e as nossas chances crescem! Talvez já estejam até maiores depois que Roberto Alvim, o nefasto secretário da Cultura, se manifestou contra "Democracia em Vertigem". Fala mais, Bozo! Fala mais, Comigo-me-desalvim! Nosso primeiro Oscar pode estar não nas mãos, mas nas bocas sujas de vocês.

17 comentários:

  1. Eu acho muito bom se isso acontecer. Porém, será que a Academia de Hollywood se importa com (ou sabe o que) o Brasil??? Acho muito improvável a resposta dessa pergunta ser positiva.

    ResponderExcluir
  2. Você leu o artigo do Pedro Fernando Nery no Estadão?

    ResponderExcluir
  3. Tony, caso ela não leve o Oscar, qual a sua sugestão para outro doc? Ela, como neta de empreiteiro, não há de faltar verba, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petra faz filmes super pessoais. Quem sou eu para sugerir qualquer coisa para ela?

      Excluir
  4. Totalmente de acordo com você de que cineasta não tem que ser imparcial! Quem tem que ser imparcial é juiz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Cineasta faz o que quiser. Sugiro que ela agora faça “A Torre de Pituba - a verdade “. Vamos ver o que vai sair...

      Excluir
    2. Por que VOCÊ não faz?

      Acho uma graça esse tipo de comentário, "sugerindo" o que um artista deve ou não fazer.

      Faz você, bocó.

      Excluir
    3. Não faço porque não sou cineasta, bocó. Por que não posso sugerir, bocó?

      Excluir
    4. Porque não se sugere nada a um artista. Ainda menos algo que, sabidamente, vai totalmente contra as crenças dele.

      Quem não sabe disso é que é bocó.

      Tomou, papudo?

      Excluir
    5. Manda ele ouvir "METÁFORA" do Gil quem sabe aprenda.
      G-&u

      Excluir
  5. O filme conseguiu sua indicação muito mais por seus méritos técnicos (de fato, é um primor) do que pelo sua narrativa, lotada de buracos. A diretora foge de criticar lula - amigo intimo de seus pais - e de analisar a relação direta da própria familia com a corrupção e a luta da elite para manter seu status, o que ela mesma aponta como a culpada pela crise na democracia. Conhecendo bem a história da família, é muito dificil ver e n achar tudo um delirio de menina rica deslumbrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente foi um horror o que aconteceu com a Democracia. Tiraram uma mulher do poder por que assim bem entenderam, dando desculpa que era "combate a corrupção". Que iriam começar com ela e que depois TODOS iriam cair!

      Seria até "justo" se assim tivesse sido. Mas não foi!

      Tiraram ela e PARARAM NELA!!

      Com militar vindo à tona (PROIBIDO - mesmo o cara sendo aposentado não deveria abrir o BICO) falando para "ter cuidado" ao aceitar Lula concorrendo nas ELEIÇÕES.

      Isso tudo demonstra o quão ridículo - mais brega que funk e sertanejo - esse país é!

      UMA "ELITE" DO ATRASO TOTAL.

      Eu mesmo só estou esperando esses maçons escrotos tomarem vergonha na cara e contarem para a população o que tem acontecido por 70 anos. Pararem de mentir na mídia sobre o assunto. E FINALMENTE EDUCAREM DE FATO A POPULAÇÃO!

      Assim os extraterrestres posam e eu vou SUMIR DESSA MERDA PARA SEMPRE!!!

      Excluir
    2. Não quero ir para país cretino que te diz não quando a POLÍCIA mata um vereador brasileiro que tentou conseguir asilo no próprio país.

      Eu acho isso ou uma crueldade medíocre ou pura insanidade.

      Ou os DOIS!!

      QUERO SUMIR DESSA BOSTA DE PLANETA!! "Cristão".

      Excluir