domingo, 15 de dezembro de 2019

VEJO UMA IGREJA, UM SINAL DE GLÓRIA

Tiradentes é gloriosa. É, das cidades coloniais brasieiras que eu conheço, de longe a melhor preservada. Me parece também que é a melhor administrada: limpíssima, organizada, sem luminosos BRAHMA CHOPP quebrando a ilusão de que estamos no passado. Tem tantas lojas de queijo e delícias mineiras que eu quebrei o orçamento, para não dizer a balança. Quero voltar para cá na época do festival gastronômico e engordar uns 300 quilos. Mas dá para queimar tudo subindo ladeira (que, ainda assim, são mais suaves que as de Ouro Preto). Tive tempo de conhecer apenas duas igrejas, a Matriz de Santo Antônio - a segunda com mais ouro do Brasil, depois da de São Francisco em Salvador - e a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Como nunca tinha estado nelas antes, tenho direito a seis desejos, três por cada uma. Um deles é voltar para Tiradentes.

9 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Que post delicioso a começar pela citação a Lô Borges...então eu perdi esses desejos todos ao longo do tempo rsss

    ResponderExcluir
  2. Tony, espero que tenha provado o tutu à mineira do Bar do Celso no Largo das Forras. Isso sim é que é aproveitar da culinária de Tiradentes. É de comer gemendo. Se não, anote para a próxima visita. Tiradentes é linda!

    ResponderExcluir
  3. Tiradentes é uma delícia....volte, vá no Museu de Sant'Ana, em Bichinho...

    ResponderExcluir
  4. mr_kerouak@gmail.com15 de dezembro de 2019 19:35

    Minas tem algumas pérolas, Tiradentes é uma delas.
    Outro lugar muito bonito, mas pouco conhecido, é o Santuário do Caraça, um antigo seminário numa serra linda, com direito a lobos guará visitando os padres à noite.
    Como diz o Caetano, Minas é o lugar onde "o oculto do mistério se escondeu".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caetano veloso é um nojo, eu tive o desprazer de encontra-lo algumas vezes, porem ele é genial com as palavras.

      Excluir
  5. E a Maria Fumaça? Pegou?

    ResponderExcluir
  6. imagem que achei na net

    https://justpaste.it/messias

    ResponderExcluir
  7. Tiradentes é uma cidade histórica sem o cosmopolitismo, cultura, mar e ilhas de Paraty... . tem pretensões emergentes, mas ainda é meio caipira. Vou todos os anos, meus avós paternos são da vizinha São João del Rey.

    ResponderExcluir