sexta-feira, 8 de novembro de 2019

FILMES QUE COMEÇAM COM RE


Matei a saudade da Mostra assistindo dois filmes na mesma noite. Um deles tem toda a pinta de "filme da Mostra", mas não fazia parte da programação. É o peruano "Retablo", que vai representar seu país no próximo Oscar. Retábulos (em português) são aquelas caixinhas que, originalmente, eram cheias de santos e colocadas em altares, mas depois evoluíram para pequenos museus portáteis. O protagonista de "Retablo" é um garoto de 14 anos, filho de um artesão dessas maravilhas. Um dia os dois pegam carona num furgão, e o rapaz, na caçamba, vê sem querer o pai batendo uma para o motorista. Eles moram numa comunidade tão primitiva que ladrões são açoitados em praça pública; imagine como a homossexualidade é bem recebida. "Retablo" é falado em quechua e um pouquinho lento. Na hora, achei meio chato. Hoje percebo que o filme está crescendo dentro da minha cabeça. Um sinal inequívoco de que valeu a pena.


Não posso dizer o mesmo de "O Relatório" (este, sim, fez parte da Mostra). O pedigree é impecável: direção e roteiro de Scott Z. Burns, que também escreveu "A Lavanderia", e um elenco de primeiríssima linha encabecado pelo feio-bonito Adam Driver. Baseada em fatos reais, a história tem a ver com o Brasil de hoje. Porque o tal do relatório é u calhamaço denunciando as torturas cometidas pelos americanos para extorquir informações de supostos terroristas. Por aqui, não ia faltar minion querendo que esses barbudos (nem todos culpados, veja bem) sofressem mais (por lá também não falta). Mas as instituições dos EUA são bem mais sólidas do que as nossas, e barbaridades medievais não costumam cair bem por lá. Annette Bening pode ser indicada ao Oscar de coadjuvante pelo papel da senadora democrata Dianne Feinstein, mas o filme como um todo parece um episódio aborrecido e mal-iluminado de "House of Cards". E eu nem orecisava ter me apressado: antes do fim do mês, "O Relatório" já estará disponível na Amazon Prime Video.

2 comentários:

  1. #LulaLivre! #LulaLivre! ##LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! #LulaLivre! Depois a gente fala do resto!!!! Faltava alguém para isso: É O COMEÇO DO FIM!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adam Driver é feio-feio mesmo. No máximo simpático.

    ResponderExcluir