sábado, 9 de novembro de 2019

ELZA LIVRE

Finalmente vi "Elza", o musical que homenageia nossa maior cantora viva. Vou ser bem chato e começar pelo que eu não gostei. A duração: duas horas e meia sem intervalo. Não precisava. Tem até uma pausa natural, que serviria de ponto para uma breve interrupção. Também tem uns vinte minutos sobrando. Cortes pontuais fariam um bem desgraçado. O visual: OK, nunca há dinheiro, mas o cenário e os figurinos acinzentados deixam o visual monótono, para não dizer pobrinho. É um alívio quando, na segunda metade, as atrizes entram com roupas coloridas. O roteiro: tem que ter uma boa noção da vida de Elza Soares para não se perder, porque os fatos e as canções não seguem uma ordem cronológica. Dito isto, vamos ao que eu AMEI. As atrizes: de onde foi que saiu essa mulherada? Algumas me pareceram familiares, mas não lembro de onde. Todas fabulosas. Sete timbres diferentes (e só o de Larissa Luz evoca o de Elza), intensa presença em cena, carisma, beleza, talento. Algumas marcas da direção: há ótimas soluções com latas d'água, e a cena em que todas cobrem com elas as cabeças, permanecendo em silêncio pelo que parece uma eternidade, é incômoda e poderosa. O repertório: aí é covardia, né? Todos os hits da carreira de Elza estão lá. A banda, também só de mulheres: pãtaqueoparêo. E o fato de eu ter ido justo na noite de ontem, com as pessoas bem mais exaltadas do que de costume. Aplaudiram de pé o penúltimo número, vê se pode? No final, plateia e elenco fizeram arminha com a mão. Mas com o indicador para cima.

6 comentários:

  1. Mas a vida da Elza realmente rende uma p*ta história. Não me canso de ver entrevistas dela.

    ResponderExcluir
  2. Os artistas ja esqueceram todas as sujeiras do Pt gracas as merdas do bolsoloco e Lula ja virou anjinho.

    ResponderExcluir
  3. A cafonice tomou conta...nada mais antiquado que ser militante de qualquer lado. nao tem mais graça nada que possa vira ato politico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único cara que poderia ter evitado de cairmos nesse atoleiro havia sido "solto". Se tivesse ontem na Lapa então teria surtado. Natural que se festeje.
      G-

      Excluir
  4. Bolsonaro é exatamente o que essa elite criminosa queria, acho que o buraco foi tão grande que ficou feio até pra criminosos engravatados fora que o estrago já foi feito peça da morte reforma da previdência sobra muito dinheiro pra pagar dívida pública

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    A vida de Elza Soares é praticamente uma história do Brasil no ultimo século. O que foi seu surgimento na musica brasileira. O que foi a sua vida com o Campeão da Copa do mundo considerando o significado do futebol para brasileiros. O que seus recentes trabalhos tem impactado... a mulher é do fim do mundo.

    ResponderExcluir