domingo, 10 de novembro de 2019

DESMORALESADO

Mais cedo ou mais tarde, todos os líderes populistas cometem o mesmo erro, sejam eles de direita ou de esquerda. Caem na tentação de se eternizar no poder, certos de que o amor que o povo nutre por eles é mais forte que qualquer instituição. Fujimori fez isto no Peru, Chávez fez isto na Venezuela e não duvido nada que a ideia tenha passado pela cabeça de Lula. Na de Evo Morales, isso estava claro desde 2016, quando ele não aceitou o resultado do plebiscito que ele mesmo convocou para alterar a Constituição que ele mesmo defendeu. Por isto, não foi surpresa nenhuma sua tentativa canhestra de fraudar as eleições deste ano. Tivesse Morales concordado com o segundo turno, ainda teria uma chance de legitimar seu quarto mandato consecutivo. Mas ele preferiu interromper a contagem dos votos quando começou a perder. Seguiram-se manifestações, quebra-quebra e até algumas mortes. Hoje, a auditoria que ele foi forçado a contratar revelou que "não podia dar fé" aos resultados - ou seja, houve fraude mesmo. Primeiro Morales anunciou novas eleições; depois, renunciou, sob pressão do Exército. Foi golpe? Depende de qual narrativa você acreditar. Eu acho que o golpe começou quando o caudilho boliviano ignorou as urnas e se candidatou de novo, e continuou pela tentativa de fraude. Mas o que virá em breve é que determinará o que de fato está acontecendo. Se houver eleições limpas e transparentes, então a Bolívia estará salva. Se um estado de exceção se prolongar como no Brasil pós-64, já era. De qualquer maneira, é triste ver toda a esquerda latino-americana lamentando a queda de Evo Morales. Significa que eles também seriam capazes de qualquer coisa para se manter no poder?

56 comentários:

  1. "Significa que eles também seriam capazes de qualquer coisa para se manter no poder?"
    Sim. Mas também significa que não aprenderam nada com os últimos acontecimentos. E que isso só fortalesse o discurso da direita raivosa. E todos saímos perdendo.

    ResponderExcluir
  2. Olha ele errou feio no referendo. Mas se a OEA disse q era pra ter novas eleições e ele aceitou, então foi GOLPE mesmo!
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convocou plebiscito pra poder se candidatar e perdeu.
      - Apelou pro tapetão do judiciário pra se candidatar.
      - Deflagradamente fraudou as eleições.
      - E com a revolta popular, colocou sua militância contra ela as matando.

      E o que ESQUERDISTA FAZ? O que a esquerda faz de melhor no Brasil: passar pano pra populista que quer se perpetuar no poder.

      Excluir
    2. Olha a DeFu voltou, ou pelo menos, foi liberada pelo Tony pra comentar. E a OEA disse q as eleições foram fraudades e não q Evo fraudou as eleições. São coisas diferentes. Podem até ter sido fraudadas pelo exército! E já q quem não gosta do Evo diz com tanto alarde q a OEA disse q as eleições foram fraudadas, q respeitem a decisão da msm OEA de convocar novas eleições e não o GOLPE q o exército deu. GOLPE q tem imagens: A imagem de um fundamentalista cristão com a bíblia sobre a bandeira da Bolívia no Palácio Quemado. Depois q a República de Gileade for implantada, não venha depois dizer q não foram avisados. E não passo pano pro Evo não. Mas se fosse pra escolher uma ditadura prefiro a q tem um indígena no poder do q um fundamentalista religioso!
      Nick
      Nick

      Excluir
    3. Nossa, tadinho do Evinho! Alguém fraudou as eleições a favor dele pra prejudicá-lo!

      Excluir
    4. Manual para entender os protestos na América Latina.
      No Chile: POVO.
      Na Bolívia, na Venezuela e no Brasil: EXTREMA DIREITA ULTRALIBERAL FINANCIADA PELA CIA.

      Excluir
    5. E a esquerda brasileira apoiando Evo Morales, o sujeito que denuncia que há muitos gays no mundo graças ao... consumo de frangos. Para Evo, homens que comem frango "tienen desviaciones en su ser como hombres".
      Ainda bem que homofobia só existe na direita.

      https://www.youtube.com/watch?v=u7aFHItFfkE&feature=emb_title

      Excluir
    6. Acho a leitura feita pelo Pedro Doria, bem interessante.
      Só faltou ter falado mais sobre os neo-pentecostais que estão no cerne de tudo isso.

      https://www.facebook.com/pedro.doria.56/posts/2019914121487920

      Excluir
    7. O cara já estava no terceiro mandato de forma inconstitucional; não aceitou o referendo que o impedia de ir para um quarto mandato e fez malabarismos obrigando o TSE a aceitar a sua quarta candidatura; estava perdendo esta última eleição com 83% das urnas apuradas e obrigou o TSE a cancelar a contagem e reiniciar no dia seguinte para dar a vitória a ele. Porra velho, o cara realmente pediu pra isso acontecer.

      Excluir
    8. 83 = 8+3 = 11.

      Bichas NUNCA deveriam ser BURRAS.

      (GRAÇAS A DEUS eu não sou um RELES "humano".)

      Excluir
  3. É gópi, gópi, gópi. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nick as pessoas não são submetidas à razão mas sim à paixão.
    G-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos. Vc incluso, Nickelodeon.

      Excluir
    2. Oxé, não foi eu quem escreveu isso!
      Nick

      Excluir
  5. Em 2018, Evo Morales, que já havia cumprido 3 mandatos como presidente e não poderia mais concorrer, convocou um plebiscito solicitando uma alteração constitucional que lhe permitiria lançar-se novamente candidato.

    A população foi às urnas e negou o pedido. Insatisfeito, Evo entrou com uma liminar solicitando à justiça eleitoral que permitisse sua candidatura mesmo em flagrante desrespeito à constituição. O tribunal composto majoritariamente por juízes apontados durante seu governo, aceitou o pedido.

    Durante a apuração , o sistema de contagem em tempo real entrou em pane durante 24 horas e Evo, que antes do evento estava pouco atrás do primeiro colocado e adversário Carlos Mesa, saltou à frente nos votos e foi eleito.

    A população foi às ruas contra o resultado. Os observadores internacionais recomendaram que houvesse um novo pleito. A OEA julgou a eleição fraudada.

    Evo respondeu com impassividade e a violência dos protestos escalou. A situação se tornou delicada e Evo, embora tenha dito que vá chamar novas eleições, incitou seus partidários à violência.

    Hoje a cúpula do exército boliviano resolveu intervir.

    Vendo esse cenário delicado, como o a esquerda resolve se posicionar? Deslegitimando os protestos e validando uma eleição fraudada.

    Fica aqui o meu mais sincero, honesto e vulgar "VÁ À PUTA QUE OS PARIU" ao a esquerda, psol e à excelentíssima deputada Samia Bonfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que a opinião da OEA vale pra dizer q as eleições foram fraudadas (e não q Evo q fraudou, pode ter sido fraudada por n pessoas). Ela chamou de GOLPE o q o exército fez! A opinião dela vale agora ou só quando disse fraude?
      Nick

      Excluir
    2. Nick, não fode. Tudo bem você ser de esquerda e achar que foi golpe na Bolívia. Agora, achar que a fraude por lá pode não ter sido feita pelo próprio Evo?? Acorda para a luz, garoto.

      Excluir
    3. Lá ia eu perder meu tempo com textão quando TG resumiu à perfeição: não fode.

      Excluir
    4. A OAE disse eleições fraudadas, não disse por quem! Me passa a parte do relatório onde a OEA diz q foi fraudada pelo Evo q aí eu não fodo e fico calado!
      Nick

      Excluir
    5. Para, Nick. Para de fazer papel de bobo.

      Excluir
    6. Se o Intercept não tivesse esclarecido a lava-jato e o projeto de poder do Moro, até hj muitos estariam caindo no conto do Moro de salvar o país da corrupção. Como lá não tem Intercept... Apesar de ter áudio ligando governo do Bozo com esse GOLPE! Mas como dizem, errar é humano, mais persistir no erro... Quando os fundamentalistas evangélicos cristãos como o Camacho tiverem no poder não venham dizer "nossa não sabia disso" ou "as instituições democráticas vão conseguir deixar ele menos radical"!
      Nick

      Excluir
    7. Se eu fosse um ferrenho apoiador de Evo, soubesse de informática, soubesse fraudar as urnas a favor do dele e ele não soubesse o q fiz a favor dele: Ele q teria fraudado ou aconteceu uma fraude q não envolve ele? Então já q vc é liberal em tudo deveria saber q "todo mundo é inocente até q se prove o contrário", um princípio liberal básico q os próprios liberais não respeitam!
      Nick

      Excluir
    8. O Nick está descontrolado. Quanto mais a gente disser que não faz o menor sentido alguém ter fraudado as eleições A FAVOR DO EVO mas à revelia do Evo, mais ele vai defender essa estupidez.

      Excluir
    9. A mente humana sempre tenta encontrar mocinhos e bandidos. Se acredita q Evo é um bandido q fraudou as eleições e mereceu ser tirado "democraticamente pelo exército", não posso fazer nada. Fiz meu papel de alertar, como já tinha alertado varias vezes outras coisas q vc e outros me chamaram de anta do cerrado q acabaram se tornando realidade. Depois não adiante reclamar quando o Camacho fanático cristão estiver no poder e a instituições democráticas não conseguirem trazer ele pro centro!
      Nick

      Excluir
    10. Nick, há muito o que criticar nesse imbróglio na Bolívia. Houve golpe militar? Houve golpe "miliciano", como diz o Pedro Doria? Quem vai assumir o poder daqui para a frente? Tudo isso é passível de discussão.

      Mas você está tergiversando, se agarrando a uma imporvável inocência de Evo Morales. O cara desrespeitou o próprio plebiscito que convocou. Deu sobejas provas de que não é nenhum democrata. Mandou a polícia para cima dos manifestantes (e a prórpria polícia acabou se recusando a fazer isto). Em suma: tinha todos os sintomas de um proto-ditador. Não reconhecer isso não é questão de opinião, querido.

      Excluir
    11. Então q se siga a recomendação q a OEA tinha dado e não apoiem o exército "pedindo" q ele renunciasse! Se o liberalismo preza as leis e as instituições,q sigam as recomendações de instituições como a OEA, ele era proto-ditador, mas ainda não era um ditador. Já q vc é um liberal e gosta tanto de alternância no poder, onde estava vc quando a reeleição foi votada no Brasil quando o FHC era presidente e q muitos votos parlamentares foram comprados para votarem sim? Alguém chama o FHC de proto-ditador por ter feito isso?
      Nick
      Nick

      Excluir
    12. Concordo, Nick, a compra de votos pela reeleição é a maior mancha do governo FHC (há outras).

      Eu não tenho nenhum ídolo político. Acho que FHC fez um ótimo governo, mas nem por isto sou seu fã incondicional. Essa é uma posição típica de centristas como eu: enxergamos os defeitos, e não passamos pano. Somos mais realistas que os extremistas de ambos os lados.

      Excluir
    13. E eu sendo de esquerda tbm "não tenho nenhum ídolo político" e "Acho que" Lula "fez um ótimo governo, mas nem por isto sou seu fã incondicional".Só acho q centristas são assim:
      1-Evo tenta burlar as leis para se reeleger ou manter seu partido no poder ----> proto-ditador
      2- Lula e PT compra congresso no mensalão -----> corruptos, vagabundos, safados, etc.
      3- FHC COMPRA congresso para se reeleger ou pro PSDB se manter no poder ----> só uma MANCHA no governo, não chamam de CORRUPÇÃO nem proto-ditador, por fazer a msm coisa q os anteriores.
      4- Centristas tentam igualar Lula a Bolsonaro quando o msm critica a Globo (mas o primeiro nunca ameaçou caçar a concessão pública da emissora).
      5- Falam q a globo é imparcial pois bate no Lula e Bolsonaro, o q é uma mentira, na vaza jato ficaram ao lado do Moro, q por sua vez é fiel ao Bolsonaro.
      Nick

      Excluir
    14. Nick, hoje cedo eu falei "não fode" para você.

      Agora vou dizer o contrário. Vai foder, Nick, você está precisando.

      Excluir
    15. Imagine que Bolsonaro faça um referendo para tentar um terceiro mandato em 2026.
      Imagine que a população rejeite a candidatura e Bolsonaro desrespeite o referendo.
      Imagine então que, não satisfeito, Bolsonaro fraude as urnas na eleição.
      Isso é o que Evo Morales fez na Bolívia.

      Excluir
    16. Lula tem diversas declarações simpáticas a práticas autoritárias da esquerda. Você não menciona Cuba, por exemplo. Fidel Castro, segundo Lula, é “o maior dos latino-americanos”. Quem tem ficha mais suja: Ustra ou Fidel Castro?

      Excluir
    17. Fidel Castro colocava ratos em vaginas de mulher e matava crianças? Se me provar q sim é bem pior q Ustra. Também se achar um vídeo do Ustra discursando contra o racismo, como tem do Fidel: https://www.youtube.com/watch?v=Oaj1taZ1SlY
      Nick

      Excluir
    18. Cuba ganha de US$ 6 a 8 bilhões por ano, mais do que o turismo, a partir de trabalho médico que não tem direitos e é tão escravo dos mestres quanto os trabalhadores da Ásia no Golfo.

      https://www.theguardian.com/global-development/2019/nov/08/cuba-secret-deal-to-monetise-medics-working-in-qatar

      Excluir
    19. Cuba tortura seus presos políticos.

      A família pôde ver José Daniel Ferrer e verificar sua grave deterioração devido à tortura: "Ele parece um velho muito doente"
      https://www.abc.es/internacional/abci-familia-pudo-jose-daniel-ferrer-y-comprobar-grave-deterioro-torturas-parece-anciano-enfermo-201911081053_noticia.html

      Excluir
    20. Cuba envia 30.000 médicos para trabalhar no exterior em condições ruins, pois as autoridades retêm salários em um esquema para coletar "a necessária moeda estrangeira", segundo um
      @CubanDefenders relatório. Por que Cuba está no Conselho de Direitos Humanos da ONU?

      O mundo oculto dos médicos que Cuba envia para o exterior
      https://www.bbc.com/news/uk-48214513

      Excluir
    21. https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,fidel-admite-que-governo-perseguiu-gays-em-cuba,603155

      Excluir
    22. "Cuba cancela marcha LGBT em Havana e dá aviso a quem ousar contrariar"
      Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/cuba-cancela-marcha-lgbt-em-havana-e-da-aviso-a-quem-ousar-contrariar/
      Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

      Excluir
    23. O meu critério para saber si foi golpe ou não na Bolívia ou qualquer outro país é :

      Bolsonaro apoia então é golpe e Bolsonaro apoia as forças que tomaram o poder na Bolivia então é golpe

      Excluir
    24. Anônimo Das 19:28 do comentário "https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,fidel-admite-que-governo-perseguiu-gays-em-cuba,603155"
      Os gays eram perseguidos até nas democracias liberais nessa época, que o diga Alan Turing!
      Nick

      Excluir
  6. Manifestação e renúncia do presidente só é bom e legítimo se for contra governo de direita.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos relembrar alguns pontos decisivos que levaram a atual situação: A Constituição Boliviana não permitia 3 mandatos consecutivos, como é aconselhável, mas uma PEC mudou isso mantendo ele no poder; entretanto em 2016 o próprio partido dele fez um referendo para aprovar 4 mandatos consecutivos e o POVO REJEITOU, mas Morales ativou o Tribunal Constitucional (formado por indicados dele) que liberou reeleições sem limite; para piorar, nessa eleição quando mais de 83% das urnas foi analisado ele estava perdendo e indicava que haveria um segundo turno, mas sem nenhuma justificativa o TSE de lá parou a contagem e recomeçou no dia seguinte dando vitória ao Morales. Ou seja, ficou na cara que ele fraudou as eleições.

    Manifestantes foram para as ruas e ele mandou o exército e polícia serem violentos, mas logo ambos (primeiro a polícia) passaram a ficar contra ele. E então as Forças Armadas pressionaram, basicamente ameaçando um golpe, e assim ele renunciou.

    Assim fica claro que Morales quebrou todos os limites democráticos e comprovou que estava num projeto ditatorial como seus aliados Chávez e Maduro. E como todo oligarquismo (ele não era um ditador estrito senso), só pela violência é possível mudar o Governo.

    ResponderExcluir
  8. “Significa que eles também seriam capazes de qualquer coisa para se manter no poder?”

    OI???? OI????

    ResponderExcluir
  9. Mas ele concordou em fazer um segundo turno, Tony. Mas mesmo assim o exército "pediu" que ele renunciasse. O exército não serve para isso. As organizações civis que lidam com eleições e processos democráticos. Jamais o exército.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que democrata! Que ESTADISTA! Rasgou sua própria Constituição, não respeitou o plebiscito que ele mesmo convocou, fraudou o resultado da eleição mas depois até topou fazer um segundo turno!

      Excluir
  10. To até com vergonha de postar qq coisa porque 99% dos meus amigos tá reclamando desse “golpe” como se estivesse em pé de igualdade com o que aconteceu no Brasil.
    Como você bem disse, isso pode ter passado pela cabeça do Lula, mas ele não o fez. Ele escolheu as vias democráticas. Assim como não houve enfrentamento do impeachment fora dos meios legais e democráticos. A esquerda no Brasil ainda acredita nas instituições.
    Agora defender Morales, um proto-Chaves, não dá. Já foi tarde. Maduro só não cai porque ainda tem os militares ao seu lado. Morales também não cairia se tivesse. Perdeu suporte; caiu, mermão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A esquerda no Brasil ainda acredita nas instituições" Sim, mesmas instituições q estão sendo aparelhadas pelo Bozo e a direita esclarecida fica calada!
      Nick

      Excluir
    2. Desde o FHC que se fala em “aparelhamento”, mas pessoas têm memória curta.

      Excluir
    3. Mas é aparelhada desde FHC msm, o próprio Moro e lava jato tinham PSDB como algo melhor q Bozo, mas viram q a direita q ia ganhara era a bolsonarista e não pensaram duas vezes em se tornar bolsonaristas!
      Nick

      Excluir
  11. Não gostei do que fizeram com a prefeita, mas é resultado de um governo semi ditatorial, igual é com o Putin
    A esquerda intelectualizada tanto prega não violência mas os regimes de esquerda são os mais violentos da história pós sociedade industrial, como Elke dizia, 10 Hitleres nao dá 1 Stalin, a esquerda consegues pegar um país rico como a Venezuela ou Argentina e põe o país em declínio econômico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Então Stalin deveria ter ficado quieto e o exército da URSS não deveria ter sido o primeiro a descobrir os campos de concentração e encurralar Hitler?
      2-Hitler dizendo q homossexuais, ciganos, negros, judeus, ou seja, os impuros/pessoas não arianas merecem ir pro campo de concentração por causa dessas características é o msm q Stalin ter mandado pro Gulag opositores políticos por discordância política e não por característica q ele achava inferior (aliás ele mandava pq sabia q alguns opositores, até do próprio partido, eram superiores a ele intelectualmente). Ou seja um regime q mandava gente pro extermínio por serem considerados inferiores é melhor q um q mandava pra campos de trabalho forçado opositores q ele achava q eram fortes de mais para deixar solto ( mas o Gulag não tinha política de extermínio).
      3- E se formos estudar os EUA exemplo de democracia e liberalismo, veremos o tantos de vida de índios e negros foram tiradas e ninguém chama o modelo americano de péssimo. Já que o Tony comenta sobre TV, ele poderia falar da série Watchmen da HBO. No segundo episódio tem uma questão linda sobre o q é democracia e se os EUA são uma democracia!
      Nick

      Excluir
    2. Eu vi o primeiro episódio de "Watchmen" e achei confuso e chato. Não pretendo ver outros.

      Excluir
    3. É complicado msm e vc não gosta de heróis, mais vou tentar fazer vc mudar de opinião. Aquele ataque q acontece em Tulsa, aconteceu de verdade e é um episódio "esquecido" da história americana q voltou a chamar a atenção com a polarização e o ressurgimento do supremacismo branco. Aquela região atacada era próspera e negra e por isso chamada de Wall Street Negra. A série quando vem pro futuro traz uma realidade diferente, onde os EUA ganharam a guerra do Vietnã e onde outro ator ganhou as eleições: Robert Redford. Na nossa realidade o ator q ganhou foi Regan e ele foi conservador, nas série quem ganhou foi Robert Redford (ele existe, é ator, e tem visão progressista) uma pessoa com visão progressista e q decreta a lei "Victims of Racial Violence Act" para reparar os negros pelo q aconteceu em Tulsa em 1921. E isso acirra a polarização política/racial na realidade paralela da série. No segundo vemos um alemão dizendo aos soldados negros, por meio de um panfleto jogado por avião em um campo de batalha da I Guerra Mundial, q os negros q estão lutando pela democracia na europa não tem democracia em sua própria casa, os EUA, q os trata como pessoas de segunda classe. Achei interessante por causa do paralelo com a polarização atual!
      Nick

      Excluir
  12. "Primeiro a descobrir os campos de concentração e encurralar Hitler?" - O que eram os gulags? https://www.youtube.com/watch?v=UNbp2xX-_yI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- https://www.youtube.com/watch?v=0b3UC_h3Vbw (A Segunda Guerra em Cores, Episódio 08, O Rolo Compressor Soviético): a partir do min 39:31 - "No entanto, nada podia ter preparado o Exército Vermelho para o que estava prestes a descobrir. No dia 23 de julho de 1944, as forças soviéticas chegaram à pequena vila polaca de Majdanek, perto de Lublin. Foi aí que encontraram as primeiras provas da solução final de Hitler."
      2- Depois da queda da URSS, agora podemos estudar a história sem o red scare do período q tentava/tenta demonizar o comunismo e consequentemente a URSS e Stálin.
      3- Nessa série britânica dá para perceber qual o exército q tinha em suas fileiras muitas mulheres: o exército da URSS.
      4- Dá para perceber a felicidade da população de Lenigrado, parte do território da URSS q foi cercada pelos alemães, quando os exército vermelho expulsou os alemães !
      Nick

      Excluir