quinta-feira, 22 de agosto de 2019

OMODÊUSO

Levei quatro longos meses para ler "Homo Deus", de Yuval Noah Harari. E isto porque o livro já estava lá em casa há quase um ano. E isto porque levei outros dois para comprar, pois me disseram que era "Sapiens' requentado. Não é: na verdade, é um exercício de futurologia fascinante e assustador ao mesmo tempo. Harari diz que o homem está em vias de se tornar um deus - não o Deus onipotente e onisciente das religiões monoteístas, mas uma espécie de deus grego, com poderes limitados e ainda sujeito a paixões. Também fala que somos todos algoritmos, e que o dataísmo - a supremacia do fluxo de dados sobre todo o resto - está emergindo como uma nova fé. É um ótimo livro, que eu demorei para ler porque minha vida está um tumulto e porque troquei o hábito de ler na cama antes de dormir pelo hábito de ficar zapeando o celular na cama antes de dormir. E que o Bozo nem veja a capa. Ele vai achar que estão chamando Jesus de gay.

11 comentários:

  1. Haha também estou há quatro meses lendo esse livro, sendo que normalmente o leria em 1. Acho bom que demore, o tema é denso e pede reflexão. E tenho a mesma impressão final que a sua quando ando com o livro em salas de espera 😂

    ResponderExcluir
  2. Eu infelizmente troquei o hábito de ler na cama antes de dormir pelo o de zapear o celular. Estou a muitos meses com O Nome da Rosa, um livro que sempre quis ler, e não rolou até agora. Adiquiri o Sapiens depois de ler sua resenha sobre o mesmo, mas pelo mesmo motivo ainda não comecei a leitura.
    Eu não era assim. Preciso me corrigir.

    ResponderExcluir
  3. E que o Bozo nem veja a capa. Ele vai achar que estão chamando Jesus de gay. HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  4. tony vc eh ateu/agnostico/cetico? nao tou perguntando por preconceito nao, eh q vc nunca falou assim abertamente aqui no blog - se sim, desculpe nao vi o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei mais o que sou. Fui criado na Igreja Católica, fiz primeira comunhão e crisma, mas não dá para ser católico e gay praticante ao mesmo tempo. E custo a acreditar num Deus que mata criancinhas e provoca desastres. Mas, por outro lado, sinto que existe algo maior e transcendental. Talvez o amor?

      Excluir
  5. Eu gostei mais do Sapiens, mas esse tb é legal. Estou lendo agora as 21 lições para o século 21, também do Harari, e neste livro ele comenta que é gay e está casado.

    O Bozo disse que uma vez o chamaram de misógino, ele não sabia o que era e foi procurar no Google o significado: pessoa que não gosta de mulheres. E ele do alto da sua burrice logo pensou:
    "Pronto, estão falando que eu sou gay!".

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio a internet! O fato que nem todo mundo caiu na falácia das jornadas de junho prova que não somos todos algoritmos ao contrário do que os militares querem não é mesmo, escravidão digital? Esse sempre foi o objetivo das redes de monitoramento. Eu não tenho Facebook você tem? ;)

    ResponderExcluir
  7. Tony, assista auto de resistência no canal curta!

    ResponderExcluir
  8. Agora falta 21 lições para o século 21, né? Em que ele coloca os pés no chão.

    ResponderExcluir