quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O QUE É ESSE COMPANHEIRO?

O casamento entre pessoas do mesmo sexo está legalizado no Brasil desde 2011. Mesmo assim, boa parte da mídia e até gente que se diz progressista resiste a chamar as coisas pelo que elas são. David Miranda e Glenn Greenwald, por exemplo, não são "companheiros": são marido e marido, casados no papel. Chamá-los de outro jeito é um resquício de homofobia: é achar que eles não são um casal exatamente como outro qualquer, com os mesmíssimos direitos. O machismo e o racismo também deixaram fósseis na linguagem, que precisam ser extirpados. By the way, eu nem acho que a lei seja necessária: eu nunca fui casado no papel, e adivinha como me refiro ao meu marido?

20 comentários:

  1. A pessoa acha que isso aqui vai virar uma Islandia nesse pouco tempo....

    ResponderExcluir
  2. Casamento tem efeitos práticos e simbólicos. Vocês deveriam se unir pelas estatísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Me casei, pela mesma razão: aumentar a estatística de casamentos homossexuais.

      Excluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Incrível saber que o Brasil vem vivendo seu zênite politico a partir da historia de um amor homossexual entre um hoje jornalista estrangeiro em férias nas praia da Zona Sul do Rio com um jovem negro das comunidades carioca. Quando a bola com que jogava rola nas areias até próximo ao jornalista e a partir desse momento passam a viver sua historia de amor com casamento, politica e filhos.
    Éros no verão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babbino, adoro o seu texto, sempre recheado de poesia, nem todos os frequentadores daqui entendem, que pena.

      Excluir
    2. Um jovem pardo, você quis dizer...

      Excluir
    3. 02:09 Vá reclamar com David Miranda:"Sou negro...É que você não entende sôbre história, colorismo, família nem sobre minha vida"

      Excluir
  4. “zênite politico a partir da historia de um amor homossexual entre um hoje jornalista estrangeiro em férias nas praia da Zona Sul do Rio com um jovem negro das comunidades carioca”

    KKKKKKKKKKKKKKKKK😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  5. Entendo você tony, e o que você quer dizer, mas eu detesto a palavra marido e prefiro companheiro. O significado da palavra companheiro é lindo.

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro o termo técnico: cônjuge! Também acho que usar companheiro é uma maneira disfarçada de dizer a coisa.

    ResponderExcluir
  7. Só para complementar: Apenas a partir de 14 de maio de 2013 que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga todos os cartórios do país a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Antes nem todos os estados faziam e nos que faziam, nem todos cartórios realizavam.

    ResponderExcluir
  8. Meus pais são casados há 40 anos e sempre se referem um ao outro como meu companheiro e minha companheira. Nunca vi nenhum problema nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus pais são heterossexuais.

      E um pouco cafonas.

      Excluir
    2. 👊 na sua cara, anônimo. Kkkk. Tadinho, Tony

      Excluir
    3. E comunistas! Rsrsrs

      Excluir
  9. Sou casado, e perdi as contas de quantas vezes fui repreendido por bichas solteiras por me referir a meu marido como... meu marido. “Se ele é marido você é mulher?”, eis o trinfante argumento. E pode ser impressão minha, mas sempre vindo com alguma dose de amargor. Oh well.

    ResponderExcluir
  10. Qual o que incomoda mais? É esse o que devemos usar rsss
    G-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, eu sonho em ser assim, mas não consigo hehehe. Tento amenizar.

      Excluir