quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O ESTADO SOU EU

"Patrimonialismo" não é uma palavra muito frequente no nosso vocabulário cotidiano. Mas quase todos os presidentes brasileiros foram patrimonialistas: agiram como se o Estado fosse propriedade privada deles. Quem lembra dos arbustos vermelhos no Palácio da Alvorada sob Lula, podados em formato de estrela? Esse abuso de autoridade foi redefinido com sucesso no desgoverno do Despreparado. O exemplo mais óbvio é a indicação do 03 para a embaixada nos EUA, digna de emirado árabe ou ditadura africana. Agora o Bozo condiciona a aceitação da ajuda monetária do G7 para combater as queimadas na Amazônia a um pedido de desculpas do Macron. Para começar, não foi só a França quem ofereceu esse dinheiro, e ele não é só para nós: seria repartido entre os nove países amazônicos. No entanto, mesmo que fosse um presente francês exclusivo para o Brasil, Biroliro não pode agir como se a grana fosse não para a preservação do meio ambiente, mas para o bolso dele. Ou vai ver que vai?

8 comentários:

  1. Tony, no que tu acha que vai dar esse lance da indicação do Zero-Three para a embaixada depois dos últimos acontecimentos envolvendo a imagem do Brasil perante o mundo? Será que o Zero-Pai ainda vai insistir nisso? Será que que ainda há chance de aprovação do nome do "garoto" e o risco de mais um constrangimento internacional?

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Uma comparaçãozinha básica no melhor estilo JN entre Bolsonaro e Lula (nada tão distinto) e em seguida a lucidez necessária para esses tempos sombrios, provocados pelas similaridades criadas (nada tão distintas).

    ResponderExcluir
  3. Tony,
    Ainda chocada com a morte de Fernanda Young, não acredito, não acredito, bolas, só me apetece dizer que isso aí tá tudo fodido. Tudo.
    Disse.
    Beijinhos e abraço,
    Susana

    ResponderExcluir
  4. Esse valor é dinheiro de pinga perto da quantia disponibilizada pelo governo para o fundo partidário, engraxando as mãos e os bicos de quem vai provavelmente liberar o 03 para a embaixada e a Carluxa para o ministério! Que as queimadas cheguem literalmente até Brasilia ou até o rabo do bozo e seus filhotes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da Vaza-Jato essa "eleição" de 2018 deveria ser ANULADA.

      Mas como estamos no país das PASSIVONAS...

      (MARICONAS como as travestis referem à elas...)

      Excluir
    2. Carluxo vai assumir um Ministério? Rsrsrsrs
      Ah vai ser divertido, vai?

      Excluir
  5. Outro presidente já teria sido impeachmado por crime de responsabilidade ao abrir mão de verba da qual o país necessita.

    ResponderExcluir
  6. Para mim a estrela-vermelha não é um bom exemplo de patrimonialismo - pela sua cândida singeleza. Patrimonialismo é botar dinheiro no bolso, com as desculpas mais esfarrapadas, auxílio-paletó, auxílio-moradia, auxílio-educação para juízes (uma casta), além da corrupção desenfreada. Patrimonialismo é receber dinheiro público, mesmo sendo jornalista da Globo e supostamente neutro. Uma praga bem brasileira.

    ResponderExcluir