segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ÍNDIOS MAFIOSOS


O começo de "Pássaros de Verão" é uma beleza. O filme que representou a Colômbia no último Oscar (e ficou entre os nove semifinalistas) abre com uma espécie de dança do acasalamento, em que uma moça da tribo dos wayuu escolhe seu futuro marido. Essa cultura tradicional logo será abalada por fenômeno contemporâneo: o tráfico de maconha, a que os índios aderem alegremente. O resultado é que alguns enriquecem rapidamente, erguendo mansões na paisagem árida do departamento de La Guajira, no extremo norte colombiano. Outra consequência é o aumento da violência. As mortes se espalham pelos clãs. Esse longa austero confirma o talento de Ciro Guerra, que concorreu ao Oscar com "O Abraço da Serpente" em 2016. E tem alguns pontos de contato com "Bacurau": o cenário de desolação, o tiroteio desenfreado, a crítica social. A diferença é que, aqui, não há mocinhos. Ao virar máfia, os wayuu se tornam seus próprios vilões.

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