domingo, 11 de agosto de 2019

A GRANDE FEIÚRA


Hoje em dia, Silvio Berlusconi é uma carta fora do baralho. Mas dá para perceber que ele foi o precursor da cafajestada na política, abrindo caminho para Trump, Biroliro e tutti quanti. Essa figura histriônica agora recebe um filme-réquiem assinado por ninguém menos do que Paolo Sorrentino, talvez o melhor cineasta italiano em atividade. O ex-primeiro ministro cai como uma luva no estilo do diretor: suas festas cheias de putas ganharam coreografias magistrais, e o envelhecimento é o leit-motiv de toda a obra de Sorrentino. O Berlusconi que aparece em "Silvio e os Outros" é patético, com um sorriso soldado no rosto, que ainda se acha um grande sedutor aos 70 anos de idade. Toni Sevrillo - o mesmo ator de "A Grande Beleza" - se joga na artificialidade do personagem, que é exatamente o contrário do protagonista do filme que deu o Oscar a Sorrentino: um sujeito que realizou façanhas, mas que perdeu a capacidade de sentir o mundo como ele é. Uma feiúra absoluta. O primeiro terço do filme é praticamente um videoclipe, com baladas daquelas que a gente gosta e visuais deslumbrantes, culminando com um caminhão de lixo desviando de um rato e capotando sobre o Forum romano. Quando Berlusconi entra em cena o ritmo ralenta e há um pouco demais de minúcias da política italiana para os leigos. Mas "Loro" - "eles", no título original - ainda não tem data para estrear no Brasil. Por enquanto, pode ser visto na Festa do Cinema Italiano, em cartaz em várias cidades brasileiras, e é muito divertente. Mas dói o coração lembrar que, depois que Mr. Bunga Bunga se aposentou, vieram Matteo Salvini e os neofascistas da Lega Nord. Porca miseria.

4 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Parece não ter como administrar a ninhada parida pela besta desabrigada da madrugada (nightmare, ou égua da noite) e que tomou o atual universo politico mundo afora. Vamos ter fé e perseverar no bem para ver a hora disso terminar.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha cantado a bola que a lava jato ia nos dar um Berluscone brasileiros como as mãos limpas deu o original para a Itália!
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver o que a Milagrosa e Banguela Direita tem a nos dizer.
      G-

      Excluir
    2. 17:06 Pelo jeito: NADA!!!

      Excluir