sábado, 20 de julho de 2019

TERRAPLANISMO MENTAL

Em menos de 24 horas, Mijair Biroliro soltou pelo menos quatro barbaridades sem o menor fundamento. Na tarde de quinta-feira, o Despreparado disse que a Ancine não faria mais filmes como "Bruna Surfistinha" - que ele não viu e nem quer ver. Na manhã de sexta, em um café da manhã com a imprensa estrangeira, o Bozo disse que não existe fome no Brasil, porque não se vê gente esquelética nas ruas (gozado, aqui em volta da minha casa está cheio). Mentiu que Miriam Leitão havia mentido sobre ter sido torturada durante o regime militar e que ela iria para a guerrilha no Araguaia. E ainda desacreditou o diretor do Inpe, porque os dados sobre o desmatamento da Amazônia não corresponderiam à realidade.

Jair Bolsonaro nunca disse que acredita na Teoria da Terra Plana, mas não importa. Ele já deu sobejas provas de que é um terraplanista mental. Assim como os incels que duvidam que o planeta seja esférico, Bostonazi só acredita em seus próprios sentidos. Se não dá para ver a olho nu, do chão, que a Terra é redonda, então ela é plana. Se não tem esqueletos ambulantes no bairro, então não existe fome no Brasil. Se está fazendo frio, então o aquecimento global é balela. Se eu acho que não tem desmatamento, não adianta vir com números e estatísticas. 

Terraplanistas mentais só acreditam em outros terraplanistas mentais. Ignoram a ciência, a imprensa, o senso comum, a realidade. A tia Valcy do grupo da família tem mais credibilidade que um jornalista que ganhou o prêmio Pulitzer. Aliás, deve ser mentira esse prêmio. Alguém já viu um Pulitzer? Por falar nisso, alguém sabe dizer o nome de algum embaixador? O que é que eles fazem? Nenhum faz nada! Diz aí, no que a sua vida melhorou por causa de um embaixador? Em nada!


Esse é o raciocínio de tiozão do churrasco, do qual o Boçalnaro se tornou o prota-estandarte. Se não prejudicou a mim ou à minha família, então foi ótimo. Se inexiste na minha vizinhança, então inexiste no mundo inteiro. Se o jornal diz que aconteceu, então não aconteceu mesmo. O exemplo mais fulgurante é a ditadura: você conhece pessoalmente alguém que foi torturado? Então não teve ditadura!

Não é preciso ser de extrema-direita para sofrer de terraplanismo mental. Na verdade, o segundo antecede a primeira. É a descrença na educação, a preguiça de aprender, a inveja de quem sabe mais que a gente, que facilitou a ascensão de governos autoritários pelo mundo afora. Temos um casinho bem bobo aqui no Brasil, mas representativo desse fenômeno: é o "juntos e shallow now" da Paula Fernandes. Não, não estou dizendo que a cantora seja bolsominion, muito menos seus fãs. Mas Paula não se esforçou para verter a letra da música de Lady Gaga, e achou que uma frase que não faz sentido em língua nenhuma funcionaria como "homenagem" ao original. Ainda proferiu que a língua portuguesa é "pouco melódica", ofendendo nossos grandes letristas e passando recibo de tapada. Pelo menos a reação negativa foi enorme, a ponto de Luan Santana, que gravou "Juntos" com ela, ter sido aconselhado pela gravadora a não participar do clipe.

Esse tipo de reação é cada vez mais necessária. Não dá para normalizar tanta estupidez. Por que é disso que se trata: não é um embate entre direita e esquerda. É civilização versus barbárie. Tanto que muita gente de direita já está se afastando da familícia, que de conservadora não tem nada. Pelo contrário: são corruptos à moda antiga, que mamam há décadas nas tetas do Estado sem traçar políticas públicas consistentes. O apelo deles é que são pessoas "comuns", iguais ao povão que não teve estudo. Mas é diferente não ter estudo do que não querer ter estudo. O terraplanismo mental prega a volta à Antiguidade, povoada de deuses e demônios. Nos quais, aliás, os terraplanistas acreditam piamente, mesmo sem jamais terem visto um de verdade. Não deixa de ser irônico.

24 comentários:

  1. Ok, mas algumas pessoas de direita estão mesmo se afastando dos Bozos?? Ou isso é só wishful thinking?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15:23 Sinto dizer, mas a militância bozônica segue mais forte do que nunca. Fascismo só se cura na bala.

      Excluir
    2. Por coincidência um ex namorado veio me dizer que tava arrependido, que o lance do paraíba o baqueou.

      Excluir
  2. Tony sendo Tony!!!
    Meu ídolo!!!

    ResponderExcluir
  3. Deixa a gente crer na terra plana! Deus fez Adão, Eva, a serpente e a nossa terra em formato de pizza.

    ResponderExcluir
  4. “desses governadores de paraíba” eu nem consigo acreditar. O pior é saber que essa é a visão da maioria mesmo. Quanta ignorância.

    ResponderExcluir
  5. Tony, dessa vez vc arrasou, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Belo texto. Basicamente é o que você falou. Civilização x barbárie. Cabe lembrar que está é a outra face da moeda, haja vista que Lula se orgulhava da própria ignorância e apelava para frases de efeito, preconceitos, evasivas e mentiras. Lembra do video em que ele conta rindo que mentiu sobre o número de crianças de rua no Brasil ou quando falou para um garoto na favela que tênis era esporte de rico, sob risos de todos.? Dá pra ver que a boçalidade não tem viés político . Como diria o mestre Millôr - Na política só tem um lugar para ficar, o do contra. Obrigado, Tony,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, Roma representava a tal da civilização, mas foram francos, vândalos, visigodos, ostrogodos e afins que venceram.

      Arrogância é suicídio.

      Excluir
    2. Que Roma,cara?Civilização é Paris e Londres.
      Cara idiota......

      Excluir
  7. É serio que a gente ainda tem mais três anos e meio com este lixo?

    ResponderExcluir
  8. E AS PANELAS ENFIADA NO KU.

    ResponderExcluir
  9. Vc , como a Alcione hj, arrasou. A gente te Ama!

    ResponderExcluir
  10. Distractions todo mundo sabe que ele é só um fantoche

    ResponderExcluir
  11. Se o Haddad tivesse sido eleito.... hj estaríamos no paraíso! 😢😢😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18h16 Não, não seria o paraíso. Mas provavelmente o governo dele não estaria promovendo a violência, o discurso de ódio, o desmatamento, o empobrecimento das classes mais pobres, nem negando a ciência ou os dados da miséria no país, para citar apenas algumas atrocidades recentes. Mas o problema é justamente gente como você, eternamente sonhando com o paraíso, e que a cada eleição acha que finalmente descobriu o messias. Bom, tá aí o seu messias.

      Excluir
  12. É ruim? É! Mas se a eleição fosse hj, votaria nele. TUDO MENOS PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico ne fofa! Quer espalhar a dor da sua vida miserável ! Vai fundo nessa que o que a gente quer é te ver mais fudida do que já é !!!

      Excluir
    2. Vida miserável???? Não tenho! Tenho dinheiro de TRABALHO. Não sou nada fudida. Vc é. Não estou na mamata em q vcs, esquerdopatas, sempre mamaram, e a fonte secou. Vão trabalhar, vagabas!!!!

      Excluir
    3. Vai estudar, terraplanista mental.

      Excluir
    4. 23:01 to vendo mm "o tanto de dinheiro que a sra tem" hahahahahahahaha
      Vamos fazer o seguinte: segue o conselho do Tony! Vai estudar e daqui umas duas décadas a gente se tromba por ai! Tal okei?

      Excluir