domingo, 28 de julho de 2019

SENHORA LIBERDADE

Se Ruth de Souza fosse branca, teria a mesma fama e o prestígio de Fernanda Montenegro. Porque o talento era equivalente, sem falar na coragem. Ruth abriu portas numa época em que elas estavam ainda mais fechadas do que hoje e se firmou como uma atriz de projeção internacional já na década de 1950. Chegou quarentona à televisão, mas não foi só por isto que não fez nenhuma protagonista de novela. Os tempos eram outros e, durante décadas, ela foi relegada a personagens coadjuvantes. Mas Ruth jamais recusou um papel de escrava ou de empregada a priori: o que lhe importava era o tamanho das falas e a importância na trama. Pelo menos, trabalhou até morrer. Sua última cena para o cinema foi rodada há apenas duas semanas. Agora, quem sabe, ela seja conhecida pelas novas gerações e reconhecida por aquilo que foi sempre foi: uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, ponto.

6 comentários:

  1. Sim, e nestes personagens coadjuvantes, quando ela aparecia, a cena ficava maior, era curioso ter um cena de audiência judicial, por exemplo, e lá aparecia ela como juíza rsrs, com sua voz e elegância.

    Uma vez, li em uma entrevista dela em que falava que uma de sua atrizes favoritas era a Katharine Hepburn, pois bem, se não fosse o racismo ela poderia ter sido nossa Katharine, elas são originadas da mesma obra-prima!

    E Tony, vc é fodão, cara!!!

    Abraço!
    Do seu leitor negro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retificação: “...são originadas da mesma matéria-prima.”

      Excluir
  2. Deusa Ruth de Souza, Sempre e Para Sempre...homenagem de um seu fã e admirador Eterno.

    ResponderExcluir
  3. Legal você fazer um post sobre ela. Pouca gente parece lembrar, mas ela foi super importante mesmo. Lembro dela na TV desde sempre. Que descanse em paz.

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    O celeiro de grandes nomes que foi o "Teatro Experimental do Negro" com Abdias Nascimento à frente ainda repercute e Ruth de Souza foi uma de suas grandes estrelas senão a maior.

    ResponderExcluir