sexta-feira, 19 de julho de 2019

O CÍRCULO DA VIDA


Um grande estúdio de cinema dá à luz um pequeno filme. O rebento é apresentado como o futuro rei das bilheterias, e toda a indústria cinematográfica lhe dá as boas-vindas. O filme cresce, devora alguns concorrentes e reina supremo durante um bom tempo. Depois sai de cartaz, é lançado em DVD, vai para o streaming, a TV a cabo e a TV aberta. Finalmente, é sepultado na memória de todos os que o assistiram. Seus vestígios também servem para alimentar a ambição do estúdio que o gerou. Essa ambição finca raízes, se desenvolve e dá frutos. Devolve o filme ao mundo, agora em nova embalagem, e o ciclo recomeça. Todo mundo o saúda, etc. etc. Eis aí a saga de "O Rei Leão" contada por outro ângulo. Essa nova versão é uma beleza e um prodígio técnico. Além de não ter barriga: as duas horas fluem feito uma manada de gnus correndo pela savana. Mas algumas estranhezas persistem. Uma vem do original em animação: nenhum animal em sã consciência fica feliz com a chegada de mais um predador, néam? Essa forçada de barra fica mais difícil de perdoar agora, com os bichos parecendo de verdade. O look realista também prejudica a emoção: os rostos não transmitem mais emoções como alegria, tristeza ou raiva, fazendo com que as vozes dos atores soem fora de lugar. Mas é inútil discorrer sobre isto, porque "O Rei Leão" já é um blockbuster. Até quem já era grande quando saiu o primeiro (tipo eu) vai gostar.

7 comentários:

  1. Esse Filme é tipo National Geographic com drogas pesadas, animais realistas falando, confabulando... enquanto desenho era interessante pelas metáforas que se perdem no fotorrealismo e como você falou ficam forçadas nesse formato, não terá meu ingresso.

    ResponderExcluir
  2. Timão e Pumba continuam sendo um casal gay que adota um filho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que nunca. Tem até uma piada inédita, que não tinha no original, que não é exatamente, mas transmite aquela familiaridade com a viadagem... Só digo que é uma citação a outro filme da Disney.

      Excluir
  3. Concordo mil por cento o visa está péssimo não vou me dar nem ao trabalho de ver...

    ResponderExcluir
  4. Esse filme revela a AGENDA de engenharia social propagada pela esquerda, que quer transformar todos em VEGANOS...

    ACABOU a moralidade, a liberdade de um churrascão... #B17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já o Mamãe Falei acha que o "Rei Leão" é de direita.

      Excluir
  5. Vai falar do seriado The Witcher?

    ResponderExcluir