sexta-feira, 5 de julho de 2019

LINHA DE PASSE

Para não pensar em besteira quando eu acordo no meio da noite, costumo fazer joguinhos mentais que eu mesmo invento. Um dos mais populares é listar os personagens de "Game of Thrones" em ordem de importância, alternando homens e mulheres. Mas nesta semana eu fiquei obcecado por outro desafio: traçar uma linha contínua ligando todas as unidades da federação do Brasil, sem nunca passar duas vezes pelo mesmo lugar (lembrando que o Distrito Federal tem uma curta divisa com o município de Cabeceira Grande, no norte de Minas Gerais). As pontas dessa linha têm que ser, obrigatoriamente, o Amapá e o Rio Grande do Sul: esses dois estados só são limítrofes a um único outro. Pois bem. Torci essa linha de tudo quanto é jeito, fui na diagonal, no zigue-zague, no periquito-maracanã, e nada. O máximo que eu consegui foi deixar o DF de fora. Hoje finalmente eu consultei um mapa e, 30 segundos depois, lá estava a linha ininterrupta, rindo da minha cara. Tão óbvia, tão ululante. Alguém aí se habilita?

10 comentários:

  1. RS - SC - PR - SP - RJ - ES - BA - SE - AL - PE - PB - RN - CE - PI - MA - TO - GO - DF - MG - MS - MT - RO - AC - AM - RR - PA - AP.

    ResponderExcluir
  2. RS-SC-PR-SP-RJ-ES-MG-DF-GO-BA-SE-AL-PE-PB-RN-CE-PI-MA-TO-MT-RO-AC-AM-RR-PA-AP

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Não tenho condições emocionais para tal aventura rsss

    ResponderExcluir
  4. Tony,
    Por que tem que começar no Amapá, sendo que o extremo norte brasileiro é o Monte Caburaí, em Roraima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está explicado no texto do post: porque AP e RS são os dois únicos estados que fazem divisa com um único outro estado (PA e SC, respectivamente).

      A ideia da linha não é ir de um extremo ao outro. Poderia ir de Minas a Goiás, se conseguisse passar por todas as unidades no caminho.

      Excluir
  5. RS-SC-PR-MS-SP-RJ-ES-MG-DF-GO-BA-SE-AL-PE-PB-RN-CE-PI-MA-TO-MT-RO-AC-AM-RR-PA-AP
    (eu sou o que tinha esquecido o MS)

    ResponderExcluir
  6. VA OT OM AR NO CU
    Acertei ne!

    ResponderExcluir